Você sabe o que é IGTV? Em comemoração a um bilhão de usuários do Instagram, a rede social anunciou o lançamento da IGTV em uma conferência realizada em São Francisco. Entenda a seguir o que é a nova ferramenta e como criar seu canal para aproveitar essa novidade dentro do Instagram:
O que é IGTV
Basicamente, a IGTV é a funcionalidade que permite usuários a compartilharem seus vídeos em um canal dentro da própria plataforma do Instagram. Os vídeos seguem as seguintes características:
- Vídeos de até 1 hora de duração (anteriormente o Instagram só permitia no máximo 1 minuto) Observação: as contas grandes e verificadas podem carregar vídeos de até 60 minutos, mas devem ser carregados de um computador. Contas não verificadas podem utilizar vídeos de até 10 minutos;
- O formato dos vídeos continuam verticais (reforçando a característica mobile e o modo mais usual de visualizar publicações do Instagram, assim como os stories);
- Existe um aplicativo autônomo para a IGTV, mas também é possível ser visualizado dentro do Instagram;
- Ao acessar o ícone da IGTV os vídeos começam a rodar automaticamente, não é necessário pesquisar os canais. Os vídeos a serem mostrados para você seguem duas lógicas básicas: sugestão de vídeos dos perfis que você segue e mais interage e os vídeos populares que o algoritmo julga que você tem mais chance de ter interesse, baseado nos perfis que você acessa.
- A busca dos vídeos também existe: você pode deslizar para cima para descobrir mais – alterne entre “Para você”, “Seguindo”, “Popular” e “Continuar assistindo”;
- Possibilidade de avançar e voltar o tempo do vídeo;
- É possível gostar, comentar e enviar vídeos para amigos no Direct.
Tutorial: como criar a IGTV
Qualquer pessoa pode criar conteúdo – você pode enviar seus próprios vídeos IGTV no aplicativo ou na Web para iniciar seu próprio canal. Siga o passo a passo a seguir para criação:
- Toque em
no canto superior direito do feed do seu perfil no Instagram (Figura 1)
- Toque em
> Criar canal e siga as instruções na tela. (Figura 2)
- Irá aparecer a sequência de telas das Figuras 3,4 e 5) avance
- Clique no ícone do seu avatar e irá aparecer a tela da Figura 6 – ao clicar na parte de “Carregar vídeos” você será direcionado para seus vídeos no celular e a partir daí poderá selecionar quais vídeos deseja.
- A visualização final dos vídeos também poderá ser acessada através do ícone da IGTV, ao lado dos destaques no seu perfil (Figura 7)

Figura 1

Figura 2

Figura 3 Figura 4

Figura 5 Figura 6

Figura 7
Mais dúvidas? Acesse aqui a Central de Ajuda do Instagram para a IGTV
O que vem por aí
Na publicação do CEO do Instagram, Kevin Systrom, ele explicou que: “O Instagram sempre foi um lugar para se conectar com as pessoas que o inspiram, educam e entretêm todos os dias. Com sua ajuda, a IGTV inicia um novo capítulo de vídeo no Instagram. Esperamos que te aproxime das pessoas e das coisas que você ama.”
Ainda é muito cedo para fechar exatamente o que é IGTV e todas as possibilidades e consequências que ela trará para o mercado. O que visualizamos é que esse novo capítulo também indica mais um direcionamento do Instagram em concorrer mais fortemente no mercado de vídeos, que tem seu maior expoente o YouTube, da Google. No Instagram, intuitivamente o usuário começa a ficar mais tempo na rede social consumindo todo tipo de conteúdo: foto, stories e agora vídeos – tudo em um só lugar. Resta saber como os criadores de conteúdo irão se comportar e quais as próximas estratégias para anunciantes dentro da IGTV.
Dicas de estratégias para criadores de conteúdo na Instagram TV
O Instagram lançou hoje (update dia 28/06/2018) o Instagram Creators Handbook, um guia com recomendações diversas, entre elas, recomendações de ferramentas de produção e edição de vídeos, em suas 48 páginas. Acesse aqui.
Resumimos um pouco do conteúdo encontrado no guia a seguir, com os aplicativos indicados:
Ferramentas para ajudar na captura de vídeos
Filmic Pro (disponível para Android e iOS) ajuda a regular ISO, velocidade do obturador e é possível usar zoom cinematográfico, entre outros.
ProCam (disponível para iOS) permite escolher diferentes resoluções e também possui o zoom cinematográfico, entre outros.
Ultracorder (disponível para Android) o app permite que escolha a resolução, taxa de quadros, taxa de bits e amostragem de áudio. Também permite gravar time lapses de maneira fácil.
Ferramentas para edição de vídeos
Videolap (disponível para iOS) – são diversos tipos de editores. Existe uma opção de tela verde, que funciona como um Chroma, removendo o fundo ou o primeiro plano em determinados clipes.
InShot (disponível para Android e iOS) bem versátil, esse app permite o criador de conteúdo selecionar um tamanho de tela compatível com o da IGTV, na proporção de 9:16. Além disso, é possível adicionar filtros, adesivos e até música para as suas edições.
Carve (disponível para iOS) diversos filtros e visuais personalizáveis que você pode adicionar em um único toque para o seu conteúdo em vídeo.
Spark (disponível para iOS) capture, organize e crie um vídeo em um único fluxo.
90s (disponível para iOS) o visual do VHS é adicionado instantaneamente com os filtros desse app.
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