(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 - Whatsapp: (11) 97352-2675 digital@edialog.com.br
1 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 5 (1 votos, média: 5,00 de 5, avaliações)
Loading...

Você sabe o que é IGTV? Em comemoração a um bilhão de usuários do Instagram, a rede social anunciou o lançamento da IGTV em uma conferência realizada em São Francisco. Entenda a seguir o que é a nova ferramenta e como criar seu canal para aproveitar essa novidade dentro do Instagram:

O que é IGTV

O que é IGTV

Basicamente, a IGTV é a funcionalidade que permite usuários a compartilharem seus vídeos em um canal dentro da própria plataforma do Instagram. Os vídeos seguem as seguintes características:

  • Vídeos de até 1 hora de duração (anteriormente o Instagram só permitia no máximo 1 minuto) Observação: as contas grandes e verificadas podem carregar vídeos de até 60 minutos, mas devem ser carregados de um computador. Contas não verificadas podem utilizar vídeos de até 10 minutos;
  • O formato dos vídeos continuam verticais (reforçando a característica mobile e o modo mais usual de visualizar publicações do Instagram, assim como os stories);
  • Existe um aplicativo autônomo para a IGTV, mas também é possível ser visualizado dentro do Instagram;
  • Ao acessar o ícone da IGTV os vídeos começam a rodar automaticamente, não é necessário pesquisar os canais. Os vídeos a serem mostrados para você seguem duas lógicas básicas: sugestão de vídeos dos perfis que você segue e mais interage e os vídeos populares que o algoritmo julga que você tem mais chance de ter interesse, baseado nos perfis que você acessa.
  • A busca dos vídeos também existe: você pode deslizar para cima para descobrir mais – alterne entre “Para você”, “Seguindo”, “Popular” e “Continuar assistindo”;
  • Possibilidade de  avançar e voltar o tempo do vídeo;
  • É possível gostar, comentar e enviar vídeos para amigos no Direct.

 

Tutorial: como criar a IGTV

Qualquer pessoa pode criar conteúdo – você pode enviar seus próprios vídeos IGTV no aplicativo ou na Web para iniciar seu próprio canal. Siga o passo a passo a seguir para criação:

  1. Toque em no canto superior direito do feed do seu perfil no Instagram (Figura 1)
  2. Toque em > Criar canal e siga as instruções na tela. (Figura 2)
  3. Irá aparecer a sequência de telas das Figuras 3,4 e 5) avance
  4. Clique no ícone do seu avatar e irá aparecer a tela da Figura 6 – ao clicar na parte de “Carregar vídeos” você será direcionado para seus vídeos no celular e a partir daí poderá selecionar quais vídeos deseja.
  5. A visualização final dos vídeos também poderá ser acessada através do ícone da IGTV, ao lado dos destaques no seu perfil (Figura 7)
tutorial itv

Figura 1

como criar IGTV no instagram

Figura 2

como criar igtv no instagram

Figura 3                                                                       Figura 4

IGTV vídeos instagram

Figura 5                                                                      Figura 6

IGTV

Figura 7

Mais dúvidas? Acesse aqui a Central de Ajuda do Instagram para a IGTV 

O que vem por aí

Na publicação do CEO do Instagram, Kevin Systrom, ele explicou que: “O Instagram sempre foi um lugar para se conectar com as pessoas que o inspiram, educam e entretêm todos os dias. Com sua ajuda, a IGTV inicia um novo capítulo de vídeo no Instagram. Esperamos que te aproxime das pessoas e das coisas que você ama.”

Ainda é muito cedo para fechar exatamente o que é IGTV e todas as possibilidades e consequências que ela trará para o mercado. O que visualizamos é que esse novo capítulo também indica mais um direcionamento do Instagram em concorrer mais fortemente no mercado de vídeos, que tem seu maior expoente o YouTube, da Google. No Instagram, intuitivamente o usuário começa a ficar mais tempo na rede social consumindo todo tipo de conteúdo: foto, stories e agora vídeos – tudo em um só lugar. Resta saber como os criadores de conteúdo irão se comportar e quais as próximas estratégias para anunciantes dentro da IGTV.

Dicas de estratégias para criadores de conteúdo na Instagram TV

O Instagram lançou hoje (update dia 28/06/2018) o Instagram Creators Handbook, um guia com recomendações diversas, entre elas, recomendações de ferramentas de produção e edição de vídeos, em suas 48 páginas. Acesse aqui. 

Resumimos um pouco do conteúdo encontrado no guia a seguir, com os aplicativos indicados:

Ferramentas para ajudar na captura de vídeos

Filmic Pro (disponível para Android e iOS) ajuda a regular ISO, velocidade do obturador e é possível usar zoom cinematográfico, entre outros.

ProCam (disponível para iOS) permite escolher diferentes resoluções e também possui o zoom cinematográfico, entre outros.

Ultracorder (disponível para Android) o app permite que escolha a resolução, taxa de quadros, taxa de bits e amostragem de áudio. Também permite gravar time lapses de maneira fácil.

Ferramentas para edição de vídeos

Videolap (disponível para iOS) – são diversos tipos de editores. Existe uma opção de tela verde, que funciona como um Chroma, removendo o fundo ou o primeiro plano em determinados clipes.

InShot (disponível para Android e iOS) bem versátil, esse app permite o criador de conteúdo selecionar um tamanho de tela compatível com o da IGTV, na proporção de 9:16. Além disso, é possível adicionar filtros, adesivos e até música para as suas edições.

Carve (disponível para iOS) diversos filtros e visuais personalizáveis que você pode adicionar em um único toque para o seu conteúdo em vídeo.

Spark (disponível para iOS) capture, organize e crie um vídeo em um único fluxo.

90s (disponível para iOS) o visual do VHS é adicionado instantaneamente com os filtros desse app.

Para saber mais sobre gerenciamento de Instagram e gestão de redes sociais, fique de olho no nosso blog!