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Publicado em março 12, 2024

10 ações para o Dia do Consumidor: Ideias testadas e aprovadas pela E-Dialog

O Dia do Consumidor representa uma oportunidade valiosa para impulsionar as interações digitais e alavancar resultados. Neste artigo, vamos explorar estratégias digitais focadas em ações para o Dia do Consumidor, compartilhando práticas eficazes que já usamos na E-Dialog e que já trouxeram bons resultados para nossos clientes por meio das nossas estratégias de Inbound Marketing.

O que é o Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março, é dedicado a reconhecer e valorizar os consumidores. Esta data surgiu como uma resposta à necessidade de destacar a importância dos clientes no cenário comercial. 

Inicialmente proposto como uma forma de movimentar vendas em períodos sazonais, as ações para o Dia do Consumidor transformaram-se em um marco para o comércio, a indústria e outros setores, impulsionando vendas e a construção de relacionamentos entre marcas e consumidores. 

Essa data representa, mais do que uma oportunidade de compras, um momento para as empresas demonstrarem compromisso com a satisfação do cliente e aprimorarem suas estratégias para atender às expectativas crescentes.

ações para o dia do consumidor
Esperado pelos consumidores para aproveitar promoções, o Dia do Consumidor pode ir além e estreitar o relacionamento entre cliente e marca.
Foto: Mary Markevich/Freepik

Por que aproveitar as ações para o Dia do Consumidor?

A relevância do Dia do Consumidor pode ir além de uma simples movimentação no comércio e representar uma oportunidade estratégica para impulsionar a presença digital de sua marca. 

E os benefícios de investir em ações para a data se estende a diversos setores. O impacto positivo do dia 15 de março vai além das vendas, ajudando a consolidar relacionamentos com os consumidores. 

De acordo com o levantamento realizado pela Nuvemshop, os e-commerces de pequenas e médias empresas faturaram 31% a mais com vendas e ações promocionais no período em 2023. 

De 12 a 15 de março, os lojistas online alcançaram R$ 37,4 milhões em faturamento, enquanto em 2022, o faturamento chegou a R$ 28,5 milhões nos quatro dias. 

Somente no dia 15, os empreendedores movimentaram R$ 11,7 milhões com vendas online, valor 19% superior ao de 2022.

A divulgação das lojas e produtos em redes sociais apoiou as vendas no e-commerce. Em 2023, apenas no Dia do Consumidor, 26,5% dos pedidos online totais foram gerados a partir das redes sociais das PMEs. Destas vendas, 9 em cada 10 foram geradas a partir do Instagram.

Aproveitar as estratégias certas nesta data pode, de fato, trazer maior faturamento, impulsionar suas métricas comerciais, mas também fortalecer a imagem da sua marca em diferentes setores.

Como elaborar ações eficazes para o Dia do Consumidor

Planejar ações para o Dia do Consumidor vai muito além de simples promoções e descontos. Embora essas estratégias sejam cruciais para atrair clientes, é fundamental compreender que, por si só, não são suficientes para diferenciar a sua marca em um mercado competitivo. 

Neste contexto, destacamos a importância de incorporar elementos distintos da sua marca. Vamos explorar como essa abordagem estratégica pode ser aplicada, utilizando exemplos práticos de alguns setores.

calendário de marketing estratégico 2024

Para as empresas de software as a service (SaaS), as ações para o Dia do Consumidor são uma oportunidade de destacar os serviços de maneira inovadora. Em vez de simples descontos, considere oferecer períodos estendidos de testes gratuitos para novos usuários ou até mesmo acesso privilegiado a recursos premium por um tempo limitado. 

Essas ações não apenas proporcionam valor imediato aos clientes, mas também reforçam a posição da sua marca como líder inovadora no setor de software.

Outro setor que atuamos aqui na E-Dialog é o industrial, e a diferenciação muitas vezes ocorre por meio da qualidade e confiabilidade dos produtos. 

Para o Dia do Consumidor, é possível oferecer, por exemplo, garantias estendidas, serviços de manutenção exclusivos para as compras durante a data, ou até mesmo experiências personalizadas, como treinamentos para a equipe. 

Essas ações proporcionam benefícios tangíveis aos clientes e reforçam a reputação da marca como referência em qualidade e comprometimento com a satisfação do consumidor.

10 estratégias para vender mais no Dia do Consumidor

Não existe uma fórmula mágica para aumentar as vendas, mas é possível traçar estratégias eficazes que diferenciam a marca e impulsionam resultados. 

Neste contexto, vamos compartilhar dez estratégias testadas e comprovadas, utilizadas para os clientes aqui da agência. Elas são eficazes não só como ações para o dia do consumidor, mas se destacam em diversas datas, demonstrando sua versatilidade para diferentes setores. 

No entanto, vale ressaltar: é importante adaptar essas estratégias ao cenário e às necessidades específicas da sua empresa, tomando decisões baseadas em análises de dados. E, sempre que possível, integrá-las para ter um resultado 360.

Então, vamos entender como você pode potencializar suas vendas e fortalecer a posição da sua marca no mercado?!

1. Segmente as campanhas

A segmentação é a base sólida para construir estratégias eficazes para o Dia do Consumidor. Para isso é indispensável definir a persona e entender o perfil do cliente, para garantir que as ações estejam alinhadas com suas necessidades e expectativas. 

Por exemplo, em uma concessionária, os clientes buscam por carros zero e as preferências variam entre SUVs e sedans, mas também podem optar por seminovos. A diferenciação na abordagem para cada grupo é essencial, demonstrando como estratégias segmentadas podem impactar positivamente diferentes segmentos de clientes.

Quando fizemos essa segmentação para a Delta Fiat, melhoramos a taxa de abertura em e-mails, afinal, eles se tornaram mais assertivos de acordo com os interesses de compra

Da mesma forma, a segmentação aumentou a qualificação dos leads, além de tornar possível mapear a origem das vendas e entender quais canais têm maior potencial.

2. Personalize a experiência do cliente

A personalização, aliada à segmentação, também tem papel vital na criação de uma experiência diferenciada para o cliente. Essa estratégia destaca a marca no mercado e também contribui para conquistar e fidelizar clientes

No entanto, a verdadeira eficácia da personalização só é alcançada quando se tem compreensão do perfil do cliente. 

A jornada de personalização pode envolver adaptação de produtos, serviços, conteúdos e abordagens específicas, incluindo um acompanhamento personalizado. 

Neste episódio do podcast Projeto SaaS, Rodrigo Nunes, CTO do Reportei, SaaS de relatórios digitais de dashboards cliente da E-Dialog, conta o processo de criação de um novo plano a partir da experiência do cliente.

Plano do Reportei com personalização para atendimento prioritário. Foto: Instagram/Reportei.

Basicamente, os planos Premium e Pro oferecem as mesmas funcionalidades, porém, este com o diferencial de atendimento e suporte personalizado. Dessa forma, os clientes estavam dispostos a assiná-lo, baseado no maior foco deste plano na usabilidade da plataforma.

É um investimento para se adequar às expectativas do cliente, mas também criar laços duradouros que permaneçam além de ações para o dia do consumidor.

3. Produza conteúdo relevante

Outra estratégia que ajuda a construir um relacionamento mais próximo com clientes no Dia do Consumidor é a produção de conteúdos relevantes. E, mais uma vez, complementando as estratégias anteriores, segmentar e personalizar auxiliam neste processo. 

Uma boa estratégia de conteúdo envolve criar peças específicas para a data, como artigos de blog, como este que estou escrevendo, e-mails e fluxos de marketing, além de posts para as redes sociais. 

Se você precisa qualificar mais os leads, vale também trabalhar com materiais ricos, como infográficos, ebooks e webinars, informando sobre produtos e serviços que queira destacar. 

Para um cliente do ramo logístico, conseguimos aumentar 63,5% das vendas por meio de fluxos de nutrição. Aliás, essa estratégia de nutrição de leads teve co-participação no orçamento de todas as vendas, otimizando o processo para a equipe comercial.

4. Use fluxos de e-mail personalizados

Por falar em e-mails marketing e fluxos de nutrição, essa também é uma estratégia que usamos bastante por aqui e podemos provar os resultados. Há quem diga que “o e-mail marketing foi de arrasta para cima”, mas toda estratégia bem aplicada tem seus frutos.

A Maxiline, por exemplo, é um cliente de e-commerce B2C que se beneficiou das estratégias de e-mail em curto prazo: com ações integradas, tivemos 137% de aumento no faturamento em um período de 3 meses.  

Neste outro artigo temos várias das nossas estratégias compartilhadas, com exemplos e cases, e boas práticas para e-mails marketing que vão ajudar você. Vale a pena conferir!

➡ Se quer saber mais sobre como trabalhamos no projeto da Maxiline, continue a leitura aqui.

5. Aproveite para captar leads

As landing pages potencializam as vendas e transformam visitantes em clientes. Os objetivos específicos podem variar, desde aumentar as vendas e capturar leads, até fidelizar clientes ou fortalecer a marca. Mas é inegável: é uma ferramenta para o crescimento das vendas. 

No entanto, a personalização dessa ferramenta é fundamental para proporcionar uma boa experiência ao usuário. Isso inclui um design atraente, informações claras e objetivas, juntamente com formulários estratégicos para a coleta de dados.

O título é a primeira impressão que os visitantes têm na landing page, então, deve ser claro e impactante, capaz de capturar a atenção e despertar interesse imediato. 

Você também pode destacar ofertas e incluir depoimentos de clientes satisfeitos e cases de sucesso. Ou seja, criar uma atmosfera persuasiva, conduzindo os visitantes pela jornada de conversão.

Leia mais: 12 exemplos de landing page para inspirar sua estratégia digital

como aumentar a conversão de leads

6. Potencialize resultados com estratégias multicanais

Invista em diferentes plataformas para ter mais visibilidade e aumentar suas chances de venda. Afinal, não adianta planejar boas estratégias e seus clientes não saberem delas a tempo do Dia do Consumidor. 

Seja no e-commerce, marketplace, lojas físicas ou aplicativos, prepare comunicações como banners, pop-ups ou notificações para garantir que o seu cliente esteja informado. 

E aqui vale um aviso importante: comunicação integrada nada tem a ver com poluição visual. É sempre bom dosar o envio de mensagens ou a quantidade de banners em uma página para não causar incômodo ao consumidor.

7. Reforce as ações nas redes sociais

Falamos anteriormente da pesquisa da NuvemShop sobre o Dia do Consumidor em 2023, e vale reforçar aqui: 9 entre 10 pedidos feitos em e-commerces tiveram origem no Instagram. Portanto, investir em redes sociais para a data é fundamental. 

Identifique em quais plataformas está o seu público de interesse e trabalhe em publicações criativas. Interaja com os seguidores por meio de caixinhas de perguntas ou enquetes e, claro, monitore os resultados para entender o impacto dessas ações.  

8. Invista em tráfego pago

Anúncios são essenciais para qualquer empreendimento no ambiente digital se você quer potencializar seus resultados em relação à concorrência. E a mídia paga oferece a vantagem da segmentação precisa, permitindo direcionar os anúncios com base em critérios como localização, faixa etária e interesses. 

Ou seja, com anúncios é possível promover suas promoções e iniciativas de forma direcionada, resultando na otimização de recursos, mas também no aumento significativo dos resultados.

9. Automatize os processos de marketing e vendas

A automação de processos é eficaz para impulsionar as vendas durante o Dia do Consumidor, proporcionando benefícios abrangentes ao negócio. 

Uma das vantagens é a diminuição de erros e a padronização no ciclo de vendas, o que traz mais eficiência e produtividade à equipe comercial. A automação auxilia nas oportunidades de vendas, fortalece o relacionamento com os clientes e, consequentemente, melhora os ganhos.

Diversas ferramentas CRM estão disponíveis no mercado, como RD Station e HubSpot. Essas soluções automatizam diversas tarefas, como o acompanhamento do processo de venda, envio de e-mails e geração de relatórios, simplificando a jornada de marketing e vendas de forma integral.

10. Fidelize com o pós-vendas

Investir em pós-venda evidencia um compromisso com a satisfação do cliente, estabelecendo um relacionamento de confiança. 

Dessa maneira as chances de fidelização e recomendação aumentam, mas também maximiza o impacto das estratégias de marketing implementadas.

E-mails agradecendo pela compra, um pedido de avaliação sobre a experiência com a marca ou oferecer promoções exclusivas, por exemplo, são práticas possíveis. Além disso, a abordagem proativa diante de problemas, como devoluções, trocas ou suporte reforça o compromisso da empresa em assegurar a satisfação do cliente. 

Em complemento, a estratégia de remarketing pode ser uma abordagem eficaz para reengajar clientes, apresentando ofertas personalizadas e incentivando novas interações.

Conte com uma equipe de especialistas para vender mais

O Dia do Consumidor, portanto, é uma oportunidade de fortalecer a marca, melhorar vendas, aumentar o faturamento, estreitar o relacionamento com clientes e fidelizá-los. O “segredo” é planejar, focar na experiência do cliente e colocar em prática as estratégias que listamos aqui.

Conte também com a E-Dialog! Somos uma agência especializada em Inbound Marketing, no mercado há mais de 12 anos, e com diversos prêmios, certificações e cases de sucesso. Nossa equipe de especialistas é dedicada a resultados e pode ajudar a sua empresa a alcançar os melhores. Comece pela nossa análise gratuita e entenda como podemos ajudar.