fbpx
(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 digital@edialog.com.br
Agência de Mídias Sociais e Marketing Digital | E-Dialog
  • Serviços
    • Agência HubSpot
    • Inbound Marketing
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • Otimização de Sites
    • Gestão de Redes Sociais
    • Gestão Google Ads
  • Sobre
    • Depoimentos
    • Conheça a E-Dialog
    • Clientes
    • Central de Cases
    • Vagas e Cultura
  • Recursos
    • Vire o Jogo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Contato
Escolha uma Página

TikTok para empresas: como usar a rede para divulgar seu negócio?

por Letícia Fernandes | 0 Comentários

Logo que a rede social começou a se popularizar no Brasil a E-Dialog disponibilizou um artigo completo contando mais sobre como anunciar no TikTok e a história da nova rede social. Lá no início do ano já havíamos adiantado que essa moda iria pegar. Se você está lendo agora este artigo saiba que é hora de correr atrás do prejuízo e começar a usar o TikTok na sua estratégia de Marketing Digital. Por isso, preparamos este guia para te ajudar a entender como usar o TikTok para empresas. Vamos Lá! 

Relevância do TikTok 

Em meio a pandemia o TikTok caiu nas graças do público em todo o mundo! No primeiro trimestre de 2020, o app bateu recordes de downloads, tanto na Apple Store quanto no Google Play, chegando a casa dos 78 milhões de dólares em abril, quando passou, o já consolidado, Youtube. Os dados são da Sensor Tower e Forbes. 

Você está se perguntando se esses números são o suficiente para o aplicativo entrar na sua estratégia de Marketing Digital? Então, olha só: 

O TikTok tem altas taxas de engajamento. Veja no gráfico abaixo as estatísticas do CloutMeter de março de 2020:

TikTok para empresas: dados de engajamento

Vale lembrar ainda que, os conteúdos do TikTok atingem públicos em outras redes sociais, já que podem ser compartilhados no Instagram, Twitter, Facebook, etc. 

  • No Brasil já são cerca de 7 milhões de usuários (GlobalWebIndex). 
  • Além disso, o app é uma novidade que te garante o que outros aplicativos tanto tem reduzido, o alcance. Então, aproveite o orgânico do aplicativo para se fazer conhecido entre o público consumidor. Veja a seguir como utilizar o TikTok para empresas! 

Mas, TikTok não é coisa de criança?          

O aplicativo foi se popularizando sobretudo entre os mais jovens (adolescentes), já que tem um viés divertido. No entanto, principalmente a partir da quarentena, é possível encontrar um público maior entre 16 e 30 anos no app. 

Isso significa que, se a sua empresa trabalha com soluções voltadas para essa faixa etária, precisa se inserir no TikTok, já que nele há uma alta concentração de pessoas com o perfil que você deseja atingir e taxas incríveis de alcance e engajamento. 

TikTok para empresas: cases de sucesso

Abaixo dois cases de sucesso de empresas no TikTok:

Chipotle Mexican Food

A marca fez sucesso durante o Super Bowl 2020, com uma parceria para lançar a música Yummy do Justin Bieber. O desafio era para os usuários do app criarem seus vídeos com a canção. A ação atingiu 95 milhões de pessoas. 

Antes disso, a rede de fastfood, Chipotle Mexican Food, tornou-se um grande case de sucesso do TikTok para empresas com a sua campanha #GuacDanceChallenge. Nela, a marca incentivava os consumidores a dançar uma música que fizesse menção ao abacate.  

Com a ação a empresa conseguiu mais de 250 mil vídeos com a hashtag, em seis dias, e vendeu 800 mil porções de guacamole no Dia Nacional do Abacate.

Guaraná Antártica 

O brasileiríssimo Guaraná Antártica já desponta como um perfil famosinho no TikTok, hoje com mais de 90 mil seguidores. Por lá, o perfil da bebida se dedica a publicar conteúdos engraçados, principalmente os de parceria com influenciadores. 

TikTok para empresas: case Guaraná Antártica

TikTok para empresas: boas práticas e estratégias

Confira algumas boas práticas e estratégias para sua empresa no TikTok: 

Experimente

O aplicativo é novidade, então, o que vale mesmo para estabelecer a comunicação com o público é testar. Comece acompanhando o conteúdo de pessoas que já fazem sucesso por lá, entenda a plataforma e suas potencialidades, e depois vá testando para entender o que cai bem entre o seu público e o que não dá certo. 

Lembre-se das hashtags 

A melhor forma de chegar aos usuários é utilizando hashtags relacionadas com o seu segmento de atuação. E, claro, não se esqueça de criar a sua própria. 

Desafios 

Uma das estratégias que tem dado muito certo no aplicativo são os desafios. As marcas lançam uma proposta ousada e divertida e os usuários que toparem a brincadeira fazem uso da hashtag criada. Essa ideia foi usada pela cantora Anitta no lançamento de um novo CD e logo virou case de sucesso. 

Seja autêntico 

Não adianta chegar no TikTok com a mentalidade dos outros aplicativos ou, pior, querendo replicar as fórmulas e formatos que já usa neles. 

Explore as potencialidades dessa nova ferramenta. Para isso, é preciso dedicar tempo e abusar da criatividade. Conteúdos autênticos, aliados a boas taxas de alcance e engajamento vão transformar o seu “tempo gasto” em um investimento precioso. 

Não se esqueça também que as suas produções podem ser compartilhadas em outras redes sociais (aí sim vale a pena!). Assim, se você acha que essa pode ser uma estratégia bacana ainda pode movimentar o feed das outras redes sociais ou os stories do Instagram. 

Marketing de influência

Em outras ocasiões já falamos sobre a importância e relevância do marketing de influência. No TikTok, sem sombra de dúvidas, essa é a grande sacada para empresas. Fazer parcerias e mostrar pessoas é a principal forma de cativar usuários na rede. 

Agora que você já sabe como usar o TikTok para empresas, é o momento de colocar a criatividade em prática aliada a boas estratégias de Marketing Digital.

Para ficar sempre por dentro das novidades do marketing, conheça o Blog da E-Dialog! 

Letícia Fernandes, Produtora de Conteúdo na E-Dialog

Texto escrito por Letícia Fernandes, Analista de Marketing Digital na E-Dialog

Jornalista, apaixonada por viagens, livros, filmes de romance e cachorro-quente!

Pesquisa

Inscreva-se
em nossa newsletter

Novidades e tendências do Marketing Digital
em primeira mão

Marketing Digital

E-Dialog Comunicação Digital.
(11) 2391-2275
(21) 2391-7727
(32) 3026-2640
Whatsapp: (11) 99139-5260
digital@edialog.com.br

Mapa do Site

Do blog

5 mais 1 adwords Case Inbound Case Redes Sociais Casos de sucesso E-Commerce E-Dialog Hangouts Empresarial Escola Digital Especial Facebook Google Google Ads HubSpot Inbound Marketing Infográficos Instagram Internet Links da semana Listas Marketing 2.0 Marketing Digital Mobile Mídia Social Novas Redes Opinião Soluções talentos tutorial Twitter Vire o jogo Vlog WhatsApp
  • Facebook
  • Instagram
  • RSS
© 2010 E-Dialog