fbpx

Logo que a rede social começou a se popularizar no Brasil a E-Dialog disponibilizou um artigo completo contando mais sobre como anunciar no TikTok e a história da nova rede social. Lá no início do ano já havíamos adiantado que essa moda iria pegar. Se você está lendo agora este artigo saiba que é hora de correr atrás do prejuízo e começar a usar o TikTok na sua estratégia de Marketing Digital. Por isso, preparamos este guia para te ajudar a entender como usar o TikTok para empresas. Vamos Lá! 

Relevância do TikTok 

Em meio a pandemia o TikTok caiu nas graças do público em todo o mundo! No primeiro trimestre de 2020, o app bateu recordes de downloads, tanto na Apple Store quanto no Google Play, chegando a casa dos 78 milhões de dólares em abril, quando passou, o já consolidado, Youtube. Os dados são da Sensor Tower e Forbes. 

Você está se perguntando se esses números são o suficiente para o aplicativo entrar na sua estratégia de Marketing Digital? Então, olha só: 

O TikTok tem altas taxas de engajamento. Veja no gráfico abaixo as estatísticas do CloutMeter de março de 2020:

TikTok para empresas: dados de engajamento

Vale lembrar ainda que, os conteúdos do TikTok atingem públicos em outras redes sociais, já que podem ser compartilhados no Instagram, Twitter, Facebook, etc. 

  • No Brasil já são cerca de 7 milhões de usuários (GlobalWebIndex). 
  • Além disso, o app é uma novidade que te garante o que outros aplicativos tanto tem reduzido, o alcance. Então, aproveite o orgânico do aplicativo para se fazer conhecido entre o público consumidor. Veja a seguir como utilizar o TikTok para empresas! 

Mas, TikTok não é coisa de criança?          

O aplicativo foi se popularizando sobretudo entre os mais jovens (adolescentes), já que tem um viés divertido. No entanto, principalmente a partir da quarentena, é possível encontrar um público maior entre 16 e 30 anos no app. 

Isso significa que, se a sua empresa trabalha com soluções voltadas para essa faixa etária, precisa se inserir no TikTok, já que nele há uma alta concentração de pessoas com o perfil que você deseja atingir e taxas incríveis de alcance e engajamento. 

TikTok para empresas: cases de sucesso

Abaixo dois cases de sucesso de empresas no TikTok:

Chipotle Mexican Food

A marca fez sucesso durante o Super Bowl 2020, com uma parceria para lançar a música Yummy do Justin Bieber. O desafio era para os usuários do app criarem seus vídeos com a canção. A ação atingiu 95 milhões de pessoas. 

Antes disso, a rede de fastfood, Chipotle Mexican Food, tornou-se um grande case de sucesso do TikTok para empresas com a sua campanha #GuacDanceChallenge. Nela, a marca incentivava os consumidores a dançar uma música que fizesse menção ao abacate.  

Com a ação a empresa conseguiu mais de 250 mil vídeos com a hashtag, em seis dias, e vendeu 800 mil porções de guacamole no Dia Nacional do Abacate.

Guaraná Antártica 

O brasileiríssimo Guaraná Antártica já desponta como um perfil famosinho no TikTok, hoje com mais de 90 mil seguidores. Por lá, o perfil da bebida se dedica a publicar conteúdos engraçados, principalmente os de parceria com influenciadores. 

TikTok para empresas: case Guaraná Antártica

TikTok para empresas: boas práticas e estratégias

Confira algumas boas práticas e estratégias para sua empresa no TikTok: 

Experimente

O aplicativo é novidade, então, o que vale mesmo para estabelecer a comunicação com o público é testar. Comece acompanhando o conteúdo de pessoas que já fazem sucesso por lá, entenda a plataforma e suas potencialidades, e depois vá testando para entender o que cai bem entre o seu público e o que não dá certo. 

Lembre-se das hashtags 

A melhor forma de chegar aos usuários é utilizando hashtags relacionadas com o seu segmento de atuação. E, claro, não se esqueça de criar a sua própria. 

Desafios 

Uma das estratégias que tem dado muito certo no aplicativo são os desafios. As marcas lançam uma proposta ousada e divertida e os usuários que toparem a brincadeira fazem uso da hashtag criada. Essa ideia foi usada pela cantora Anitta no lançamento de um novo CD e logo virou case de sucesso. 

Seja autêntico 

Não adianta chegar no TikTok com a mentalidade dos outros aplicativos ou, pior, querendo replicar as fórmulas e formatos que já usa neles. 

Explore as potencialidades dessa nova ferramenta. Para isso, é preciso dedicar tempo e abusar da criatividade. Conteúdos autênticos, aliados a boas taxas de alcance e engajamento vão transformar o seu “tempo gasto” em um investimento precioso. 

Não se esqueça também que as suas produções podem ser compartilhadas em outras redes sociais (aí sim vale a pena!). Assim, se você acha que essa pode ser uma estratégia bacana ainda pode movimentar o feed das outras redes sociais ou os stories do Instagram. 

Marketing de influência

Em outras ocasiões já falamos sobre a importância e relevância do marketing de influência. No TikTok, sem sombra de dúvidas, essa é a grande sacada para empresas. Fazer parcerias e mostrar pessoas é a principal forma de cativar usuários na rede. 

Agora que você já sabe como usar o TikTok para empresas, é o momento de colocar a criatividade em prática aliada a boas estratégias de Marketing Digital.

Para ficar sempre por dentro das novidades do marketing, conheça o Blog da E-Dialog

Letícia Fernandes, Produtora de Conteúdo na E-Dialog

Texto escrito por Letícia Fernandes, Analista de Marketing Digital na E-Dialog

Jornalista, apaixonada por viagens, livros, filmes de romance e cachorro-quente!