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Ferramentas do Instagram: conheça as principais e otimize o perfil da sua empresa

Mídia Social
Publicado em fevereiro 26, 2025
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  • Ferramentas do Instagram: conheça as principais e otimize o perfil da sua empresa
Índice
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Ferramentas do Instagram: conheça as principais e otimize o perfil da sua empresa

As ferramentas do Instagram continuam evoluindo. As novidades na rede social e mudanças na identidade visual fizeram a rede social se tornar ainda mais popular, despertando ainda mais o interesse das empresas.

O artigo de hoje vai te mostrar quais ferramentas do Instagram podem ajudar sua empresa a se conectar com seus clientes. Além disso, vamos ver ferramentas externas amplamente utilizadas para potencializar sua presença na plataforma.

12 ferramentas do Instagram essenciais para sua estratégia online

1. Instagram for Business

O Instagram for Business é uma ferramenta que ajuda a mensurar os resultados gerados com os posts feitos na conta das empresas no Instagram.

Esse recurso ajuda a melhorar os conteúdos que você produz para a sua empresa e conhecer mais dos seus seguidores e suas preferências.

Essa ferramenta do Instagram tem três funcionalidades:

  • Business Profiles, que facilita o contato dos clientes com a sua marca através do botão de contato ao lado do botão “seguir”;
  • Insights, que mensura o desempenho da sua conta na rede social;
  • Promoções, onde você consegue criar anúncios e acompanhar o resultado das suas campanhas, otimizando as ferramentas do Instagram que a sua empresa utiliza.

– Saiba mais em: Instagram para empresas: por que e como usar a rede para divulgar seu negócio?

2. Stories

O Stories é uma das ferramentas mais importantes da plataforma. Ele foi lançado em 2016, inspirado no Snapchat, e funciona quase que da mesma forma. As pessoas fazem fotos e vídeos curtos que ficam disponíveis por 24 horas e depois desaparecem.

Esse recurso é ideal para quem quer criar um diário de bordo da empresa, divulgando as principais atividades ao longo do dia, para divulgar uma ação ou evento que será realizado.

3. Reels

O Reels é uma das ferramentas mais populares do Instagram atualmente. Ele permite criar vídeos curtos e dinâmicos, semelhantes ao TikTok, com efeitos, trilhas sonoras e edições criativas.

Com os Reels você pode explorar tendências, storytelling e conteúdos educativos da sua empresa de forma rápida e envolvente. Esse formato atualmente é favorecido, sendo uma uma excelente estratégia para aumentar o alcance orgânico e atrair novos seguidores no Instagram.

– Saiba mais em: Reels para empresas: saiba como utilizar a funcionalidade

4. Lives

As transmissões ao vivo no Instagram são uma excelente ferramenta para conectar-se com seu público de forma autêntica e interativa.

Diferente dos outros formatos da plataforma, as Lives permitem conversas em tempo real, aumentando o engajamento e fortalecendo o relacionamento com clientes e seguidores.

Utilize esse recurso para lançamentos de produtos e serviços, sessões de perguntas e respostas, entrevistas com especialistas, bastidores da empresa, entre outros.

5. Filtros e Hashtags

Muita gente não conhece o poder de um bom filtro no Instagram. Criar uma padronização das fotos é uma forma estratégica de imprimir a sua personalidade nas redes sociais e gerar uma identificação com o público que segue o seu perfil.

Além disso, um filtro pode melhorar muito a qualidade de uma foto que você posta no Instagram, dando um tratamento mais profissional para as imagens. Essa é uma das ferramentas do Instagram mais simples e eficazes, e é fácil de usar!

Já o objetivo da hashtag é ampliar o alcance e facilitar a descoberta de conteúdos. O intuito dessa ferramenta é criar uma rede de pessoas conectadas pelos mesmos interesses.

Essa tag ajuda a identificar o seu conteúdo e criar campanhas de interação e engajamento sem muito mistério. Por exemplo: “Poste uma foto com #MinhaMarca e concorra a um brinde especial.” Além de gerar fluxo na sua conta, você garante conteúdo de repost e interação direta com os seus seguidores.

– Leia também: Como usar hashtags e quais hashtags usar Instagram

6. Close Friends (Melhores Amigos)

O recurso Close Friends (Melhores Amigos) do Instagram permite que as empresas e criadores de conteúdo segmentem suas publicações nos Stories, tornando-as visíveis apenas para um grupo selecionado de seguidores.

Essa funcionalidade é ideal para criar um sentimento de exclusividade, fortalecer o relacionamento com o público e gerar engajamento qualificado.

7. Instagram Guides (Guias do Instagram)

Os Guias do Instagram são uma ferramenta que permite criar coleções de posts organizadas por temas específicos. Eles funcionam como pequenos blogs dentro da plataforma, reunindo conteúdos em um único lugar para facilitar a navegação e o consumo de informações pelos seguidores.

Essa ferramenta do Instagram é especialmente útil para empresas, influenciadores e marcas que desejam criar conteúdos educativos, listas de recomendações ou agrupar postagens sobre um mesmo assunto.

– Leia também: SEO para Instagram: o que é e dicas da E-Dialog para impulsionar seu perfil

8. Canais de Transmissão

Essa é uma ferramenta recente, que permite que criadores e marcas enviem mensagens em massa para seus seguidores, como se fosse um grupo de anúncios.

É útil para lançamentos, avisos importantes e conteúdo exclusivo.

9. Instagram Notes (Notas do Instagram)

O Instagram Notes (Notas do Instagram) é um recurso que permite compartilhar mensagens curtas de até 60 caracteres na aba de mensagens diretas (DMs). Essas notas aparecem na parte superior da caixa de entrada dos seguidores e permanecem visíveis por 24 horas.

Embora seja um recurso simples, ele pode ser uma excelente ferramenta para empresas e criadores de conteúdo se comunicarem de forma rápida e casual com seu público, incentivando interações diretas.

10. Instagram Collabs

O Instagram Collabs é uma funcionalidade que permite que duas contas compartilhem um único post ou Reels, fazendo com que ele apareça nos perfis de ambos os usuários e alcance as audiências de cada um.

Essa ferramenta é perfeita para parcerias entre marcas, influenciadores e criadores de conteúdo, pois duplica a visibilidade e o engajamento sem precisar postar duas vezes.

11. Instagram Shopping

O Instagram Shopping é um recurso que permite que empresas criem uma vitrine digital interativa dentro da plataforma.

Com essa funcionalidade, marcas podem marcar produtos em publicações, Reels, Stories e até na aba “Loja” do Instagram, facilitando o processo de compra diretamente pelo app.

Essa ferramenta reduz etapas no funil de vendas, tornando mais rápido e intuitivo para os clientes conhecerem, explorarem e adquirirem produtos sem precisar sair do Instagram.

– Leia também: Como vender pelo Instagram? Dicas e tutorial de como criar uma loja no Instagram Shopping

12. Instagram Ads

Assim como o Facebook, uma das ferramentas do Instagram é o Instagram Ads, que funciona como uma plataforma para fazer e gerenciar os anúncios feitos para a rede social.

É possível criar campanhas tanto para públicos B2B quanto B2C, segmentando o público que terá acesso ao conteúdo que será patrocinado e pode interagir com ele.

Fique atento porque essa ferramenta tem algumas especificidades que podem comprometer o seu trabalho, mas, em geral, gera bons resultados.

O Instagram Ads hoje faz parte do Gerenciador de Anúncios do Meta Business Suite, oferecendo mais opções avançadas de segmentação e acompanhamento de métricas.

– Saiba mais em: Como anunciar no Instagram Ads? Tutorial completo para anúncios na plataforma

Ferramentas externas para potencializar sua presença no Instagram

Confira agora as melhores ferramentas externas para Instagram, desde ferramentas para edição de artes e vídeos até análise de concorrência e relatórios de desempenho.

1. Ferramentas para criação de artes e edição de vídeos

A qualidade de fotos e vídeos no Instagram é essencial para atrair e engajar o público.

Ferramentas como Canva, Adobe Express e VistaCreate permitem criar posts, Stories e Reels com templates e elementos prontos e personalizados.

Para edição de vídeos, CapCut, InShot e VN Video Editor são ótimas opções para adicionar efeitos, cortes e transições profissionais.

– Leia também: Vídeo Marketing: o que é, quais as suas vantagens e dicas de como fazer

2. Ferramentas para agendamento de postagens

Para manter um calendário de conteúdo no Instagram, o uso de ferramentas de agendamento é essencial.

Ferramentas para Instagram como Meta Business Suite, Later e Hootsuite permitem programar postagens no feed, Stories e Reels, garantindo que os conteúdos sejam publicados no momento ideal para engajamento.

3. Ferramentas para monitoramento de hashtags

Algumas plataformas permitem encontrar e monitorar as hashtags mais eficazes. RiteTag, Hashtagify e Keyhole são ferramentas que analisam tendências de hashtags, sugerem as mais relevantes para seu nicho e monitoram o desempenho de hashtags específicas.

4. Ferramentas para gestão de comentários e SAC

Gerenciar mensagens e comentários no Instagram é desafiador, principalmente para marcas com grande volume de interações.

Ferramentas como Jumper.ai, NapoleonCat e Swello permitem responder automaticamente a perguntas frequentes, centralizar interações e melhorar o atendimento ao cliente.

5. Ferramentas para links na bio personalizado

Como o Instagram permite apenas um link na bio, o uso de ferramentas como Linktree, Lnk.Bio e Campsite permite criar páginas personalizadas que redirecionam os seguidores a diferentes conteúdos, como loja online, blog e landing pages.

– Leia também: Bio para Instagram: como criar uma atrativa?

6. Ferramentas para análise de concorrência

Saber o que seus concorrentes estão fazendo pode ajudar a ajustar sua estratégia.

Ferramentas como Socialbakers, Sprinklr e Noxinfluencer permitem acompanhar o crescimento de perfis concorrentes, analisar engajamento e identificar tendências de mercado.

7. Ferramentas para encontrar e gerenciar influenciadores

Se sua empresa trabalha com marketing de influência, ferramentas como Upfluence, HypeAuditor e Influencity ajudam a encontrar influenciadores relevantes, analisar métricas de engajamento e gerenciar campanhas de parcerias.

8. Ferramentas para análise de performance e criação de relatórios

Para entender o que realmente funciona na sua estratégia, é fundamental acompanhar métricas detalhadas do Instagram.

Ferramentas como Iconosquare, Sprout Social, Metricool e Reportei ajudam a analisar o desempenho de publicações, engajamento da audiência e crescimento do perfil.

O Reportei ainda permite gerar relatórios automatizados e personalizados, apresentando métricas essenciais como crescimento de seguidores, alcance, engajamento e desempenho de campanhas.

– Leia também: Relatório de Instagram: por que fazer, dados importantes e principais ferramentas

Conte com a E-Dialog!

É possível usar diversas ferramentas do Instagram para impulsionar sua marca e engajar seu público de forma estratégica. Desde recursos nativos, como Reels, Lives e Shopping, até ferramentas externas para automação e análise.

Se você quer potencializar sua estratégia no Instagram sem perder tempo, a E-Dialog pode te ajudar!

Nossa equipe de especialistas em Inbound Marketing e gestão de redes sociais cria conteúdos estratégicos, gerencia interações e acompanha métricas para garantir mais alcance e conversões para sua marca.

Fale com a gente e leve seu Instagram para o próximo nível!

– Leia também: Marketing digital para Instagram: 6 dicas para melhorar sua presença na rede





Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
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