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Publicado em outubro 13, 2015

Como usar o e-mail marketing no seu negócio?

O e-mail é uma arma poderosa, que alcança taxas de cliques de 10 a 50 vezes maiores que as outras mídias sociais.  Há diferentes tipos de e-mail para cumprir objetivos de negócio distintos e a frequência de cada um deles deve variar. Para ter resultados com e-mails você precisa passar credibilidade e ter um conteúdo relevante para quem vai receber suas comunicações.

-Tenha um endereço de e-mail com o nome da sua empresa

O primeiro passo para enviar e-mails corporativos é ter um e-mail para a sua empresa. Isso passa profissionalismo e credibilidade para seus clientes. Você precisa ter um domínio próprio e depois contratar um bom software (como o RD Station e o MailChimp) para organizar, automatizar e enviar seus emails para um grande número de pessoas.

-Crie um conteúdo atrativo

Para fazer um bom e-mail marketing é necessário começar pelo título. O título deve ser instigante e interessante, se o leitor falhar em abrir seu e-mail, de nada adiantará ter um conteúdo maravilhoso que nunca será lido.  Pense em títulos pequenos e imperdíveis de se abrir. Além disso, personalize seu e-mail com o nome da pessoa, isso torna a comunicação mais próxima. Não esqueça de assinar com o seu nome, isso também deixa tudo mais pessoal, é como se o dono da empresa te desse uma dica de negócio.

– Otimize sua newsletter para Mobile

Estudos mostram que 38% das pessoas abrem emails no seu aparelho móvel. A dica aqui é procurar um bom software de e-mail que seja responsivo. Ou seja, o e-mail entregue por ele irá se adaptar dependendo do tamanho da largura desse aparelho. Antes de enviar o seu e-mail é possível testar o envio e ver como as configurações ficaram tanto no computador quanto no celular.

-Seja útil e ofereça recompensa

Ninguém que perder tempo lendo e-mails que não serão úteis ou que só querem vender coisas para as pessoas.  Dê dicas para as pessoas que você utiliza no dia a dia, fale sobre ferramentas, sites e aplicativos que facilitam a sua vida e que pode facilitar a de outras pessoas também. Além disso, você pode se planejar e enviar e-mails de outros tipos, é importante ter uma tabela onde você divida temas e datas para enviar os conteúdos, assim sua base não fica desgastada.  Você pode oferecer eBooks, Webinários, Vídeos, Infográficos ou Planilhas.

-Use vários links

Quanto mais links no e-mail, maior as chances deles serem clicados. Lembre o leitor em vários pontos do benefício que ele terá ao clicar no seu link.  Porém, você deve evitar o uso de imagens no e-mail. Alguns dos serviços de e-mail pedem o leitor para confirmar o uso de imagens em e-mails, sendo uma barreira entre seu conteúdo e o leitor. Se o seu e-mail tiver várias imagens, ele não aparecerá corretamente, diminuindo a taxa de cliques.

   Modelo de e-mails

– Newsletter: Um dos formatos de e-mail marketing mais comuns, a newsletter geralmente é composta por indicações de artigos e novidades da empresa e é uma ótima maneira de fomentar o relacionamento de uma forma “leve”. Reforça a marca e também impulsiona leitores para outros canais da empresa, como o Facebook e Instagram. Ela pode ser enviada uma vez por mês se trouxer uma junção de novidades da empresa, caso queira enviar semanalmente seja mais breve e direto, sugerindo apenas um post ou artigo.

-Emails promocionais: São focados em uma única ação que a empresa deseja que os usuários façam. Pode ser baixar um novo eBook, assistir a um vídeo, conhecer um novo produto ou mesmo realizar compras. Como têm foco único na conversão, tendem a ser mais efetivos. A segmentação da lista em diferentes momentos de compra e interesses é essencial para obter bons resultados e não depreciar a base. A frequência de envio pode variar bastante, mas é interessante que os emails mais “vendedores” sejam um pouco menos frequentes. As estatísticas é que devem guiar a decisão. Com isso, crie um calendário de envio de emails para sua empresa e procure seguir mês a mês.

Para ler outros texto do blog:

-4 formas de engajar usando hashtags 

-Qual a importância de um influenciador para a sua marca?

– 4 ferramentas para simplificar suas vendas online