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Quando você inicia suas ações de marketing digital a primeira coisa que deve ter em mente é: qual o meu objetivo? Para onde eu quero ir? Fazer redes sociais para uma marca é muito diferente de como usamos para entretenimento pessoal. É preciso criatividade e, mais do que isso, dedicar-se a novidade e as estratégias para que o universo digital realmente agregue valor a marca. Por isso, logo no início, é muito importante elaborar o plano de marketing digital. Você sabe o que isso? Veja abaixo o que é, sua importância e os primeiros passos para começar o seu.

O que é um plano de marketing digital?

O plano de marketing digital é um guia das ações da empresa e seu posicionamento no ambiente online. A partir dele é possível identificar pontos fortes e fracos da marca, seus diferenciais, e sobretudo, seus objetivos. Afinal, é a partir dos objetivos da marca que são traçadas estratégias para se chegar lá. Para isso, o documento reúne dados e informações organizados estrategicamente para nortear a equipe e criar parâmetros para avaliar o desempenho do negócio.

Esse plano, para ser bem estruturado, envolve muito estudo de mercado e da própria empresa. Mas, vale lembrar que o planejamento não pode ser engessado. Tudo muda a todo momento, então é preciso ter em mente que recalcular a rota muitas vezes é necessário para manter a empresa competitiva. Isso vale para os serviços e produtos, abordagens e atendimento e, sobretudo, para o marketing digital.

Qual a sua importância?

O plano de marketing digital é uma fonte de conhecimento sobre a sua empresa, sobre o mercado e sobre o próprio posicionamento em relação à competitividade do segmento.

Além disso, esse documento estratégico, tem a importante função de identificar seu público-alvo e, a partir dele, delinear a persona ou as personas da empresa. Assim, a criação de conteúdo fica muito mais personalizada, estratégica e assertiva, quando os profissionais envolvidos sabem exatamente para quem estão falando.

Primeiros passos para um plano de marketing digital

Confira agora quais são as primeiras ações que você deve se dedicar para criar um bom plano de marketing digital:

1- Pesquisas:

A primeira coisa a ser feita são as pesquisas. A Análise SWOT, ou em bom português, FOFA: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, vai te ajudar com isso. A partir desse recurso de planejamento estratégico, você terá uma visão interna e também de concorrência de mercado.

Leia também: Como criar metas de marketing na minha empresa?

2- Conheça seus clientes:

Agora é a hora de conhecer seus potenciais clientes, então, faça um estudo de público-alvo. O melhor a ser feito aqui também é uma pesquisa com participação das pessoas para deixar o seu plano de comunicação realmente incrível. Além de saber as dores, necessidades e desejos do seu público, atente-se para entender a sua jornada de compra. Depois disso, crie a sua persona, que é o cliente ideal fictício do seu negócio. Assim, a criação do seu conteúdo poderá ser bem mais específica e estratégica.

Veja como criar sua persona

Mas, vale lembrar novamente que tudo está em constante mudança, inclusive os gostos e necessidades dos potenciais consumidores. Então, revisite suas definições de público-alvo e persona sempre que necessário para melhorá-las e, consequentemente, trabalhar de forma mais assertiva no seu marketing.

Entenda a jornada de compra do consumidor 

3- Vá para a Internet:

É importante também conhecer o ambiente no qual está inserido ou pretende se inserir. Veja como a concorrência se posiciona online e como é a interação do seu público-alvo. Além disso, avalie quais plataformas podem ser interessantes para você consolidar a sua marca no ambiente digital.

4- Agora sim: defina suas estratégias

Depois de analisar, avaliar, pesquisar e delinear, é a hora de definir, em termos práticos, a sua estratégia de marketing digital. São muitas opções nesse ramo que você pode escolher e, até mesmo, mesclar mais de uma. Veja aqui os principais tipos com cases de sucesso que você pode se inspirar. Escolhidas suas estratégias e redes sociais que vai atuar, é hora de fazer o cronograma e começar a produzir conteúdo!

#Extra

Depois de pegar o ritmo de produção é necessário avaliar os resultados das suas ações. Essa avaliação pode ser mensal ou, até mesmo, semanal, dependendo da sua estratégia. Mas, lembre-se, o plano de marketing digital é um guia, mas fazer comunicação não é como uma receita de bolo. Então, é imprescindível acompanhar e testar o que realmente funciona para falar com o seu público. Além disso, seja criativo, autêntico e busque novidades sempre, assim vai se destacar no seu mercado de atuação.

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