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Marketing Digital
Publicado em novembro 8, 2022

Landing page de alta conversão: 8 passos e exemplos para criar a sua

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João Scaldini
João Scaldini
Estudante de Jornalismo, apaixonado por escrita, fotografia e leitura. LinkedIn: @joaoscaldini

Uma landing page de alta conversão ajuda os profissionais de marketing a colher melhores resultados para as empresas. Na prática, isso se traduz em mais leads, oportunidades e vendas. Confira com a gente este artigo que preparamos sobre o tema e tenha acesso às seguintes informações:

Importância da landing page no marketing digital

A landing page é o caminho de entrada para a maioria dos leads de um negócio. Com a ajuda de uma plataforma como RD Station Marketing ou HubSpot Marketing, as LPs ajudam a marcar o caminho de chegada dos usuários e, através delas, qual a automação de e-mail que devem seguir.

Landing pages, ao contrário de sites, são fáceis de editar, rápidas de montar e muito dinâmicas no design, com comunicação focada exclusivamente em um único tópico.

Por serem tão direcionadas, garantem que quem quer que as acesse saiba exatamente porque estão ali e o que devem fazer em seguida.

Uma boa landing page tem taxa de conversão acima dos 15%, landing pages excelentes acima dos 30%, já baixas conversões ficam abaixo dos 5%.

Elementos fundamentais na estrutura de uma landing page de alta conversão

Não adianta botar um único título na sua landing page e um formulário ao lado esperando resultados excepcionais. Isso vai funcionar apenas para LPs cujo conteúdo é capaz de ranquear no Google e com alto valor de atratividade (eBooks, checklists e planilhas com alta procura).

Para os outros casos, as landing pages devem possuir uma comunicação mais ampla para: mostrar porque as pessoas estão ali, mostrar o que ganham com a conversão, dar motivos para continuarem a relação com sua empresa.

Sem uma boa proposta única de valor, uso inteligente de gatilhos mentais, imagens otimizadas e um layout responsivo e agradável, suas taxas de conversão nunca serão tão boas quanto poderiam.

Divida a landing page em seções e trabalhe cada seção com uma comunicação complementar à mensagem central (de que a pessoa deve converter ali) oferecendo razões distintas para isso.

A cada novo tópico, a pessoa deve se aprofundar nos argumentos apresentados. Abaixo, damos 8 dicas para construir landing pages de alta conversão.

Como criar uma landing page de alta conversão em 8 passos

Os passos para chegar em uma landing page de alta conversão estão listados abaixo com base nas informações mais recentes disponíveis. Confira:

1. Foque na proposta única de valor

A Proposta Única de Valor é a frase que resume o objetivo da LP. Ela deve ser direta, clara e apresentar seu diferencial. Na prática, isso precisa incluir:

  • O que você oferece;
  • Por que oferece;
  • Qual a diferença do que oferece para o que a concorrência oferece.

Exemplos de Proposta Única de Valor são:

  1. Acesse este checklist e aprenda a construir uma campanha de marketing em 5 horas;
  2. Baixe o eBook e aprenda a editar seu site em 3 dias sem saber programar;
  3. Peça uma demonstração da ferramenta e veja ainda hoje como aumentar suas vendas.

Uma boa Proposta Única deve estar logo ao lado de um CTA que direcione para a conversão ou formulário.

2. Mostre a transformação

Como a pessoa que converter na sua página será transformada? É necessário destacar esse ponto para mostrar que a sua landing page tem um poder real de mudança.

Leve a pessoa do ponto A ao ponto B com uma pequena jornada. Faça-a entender em poucas frases como ela resolverá uma dor com a informação ou material oferecido.

Por exemplo:

  • “Ao ter em mãos nosso checklist, você vai saber como estruturar suas pautas de redes sociais, quais as ferramentas deve usar para criar as postagens e como agendar as publicações. Não deixe mais suas redes vazias e sem informações. Seus clientes estão esperando você começar a se comunicar com eles.”;
  • “Com o nosso eBook, você aprende a usar e editar os principais gerenciadores de sites no mercado, descobre quais são os plugins essenciais e entende como funciona o básico das edições online (incluindo um pouco de HTML).”;
  • “Depois de pedir a demonstração gratuita, nossa equipe vai entrar em contato para agendar o melhor horário possível para te mostrar como nossa ferramenta ajuda a vender mais. Descubra quais são as funcionalidades essenciais para seus vendedores e não perca mais clientes por falta de tempo ou recursos.”.

Ao comparar a dor com a solução prometida, você posiciona a landing page e o material/conteúdo/conversão como o caminho até lá. Isso é o ideal para uma landing page de alta conversão!

3. Adicione prova social

Os seres humanos são sociais por natureza. Isso significa que, em maior ou menor grau, tomamos nossas decisões com base no que as outras pessoas irão pensar.

Para quem trabalha com varejo, por exemplo, o alto número de vendas mostra popularidade e aprovação do mercado.

No caso de B2B, com maior racionalidade nas compras, a prova social é uma forma de validar a satisfação com serviço através de outras pessoas – e uma excelente dica é usar depoimentos de clientes reais.

Use contadores e dados do seu negócio para destacar como o seu produto ou serviço tem validação no mercado e uma alta aprovação por quem usa.

A prova social pode vir tanto relacionada ao que a landing page oferece quanto ao que sua empresa é no final (afinal, as pessoas atribuirão o mesmo valor dado ao negócio para sua oferta na LP).

Leia também: Marketing de Comunidade: entenda o que é e como utilizar a estratégia

4. Otimize imagens e foque no layout

Landing Pages de alta conversão devem ser otimizadas para dispositivos mobile. A grande maioria dos usuários já usam smartphones para navegar na internet e isso inclui clicar em links que redirecionam para LPs.

Por isso, as imagens devem estar bem otimizadas para carregar rapidamente em qualquer dispositivo e aparecer da maneira correta para todo mundo.

Uma dica essencial é não inserir texto diretamente nas imagens, já que isso pode sumir com diagramações de versões distintas.

Outro ponto importante é o layout. Os elementos aparecem numa ordem e num formato diferente dependendo do uso em um desktop, laptop, tablet ou smartphone. Verifique cada um deles antes de colocar sua LP no ar.

E sempre fique de olho nos dados de acesso. Caso o público venha majoritariamente de um canal, vale a pena otimizar apenas para eles.

landing page de alta conversão
Atenção aos elementos que você põe na sua LP: quantidade nunca vai superar qualidade. Alinhe a comunicação apenas para o que é essencial.

5. Fortaleça seu argumento de autoridade

Similar à prova social, o argumento de autoridade é outro gatilho mental muito útil para landing pages de alta conversão. Dessa vez, contudo, ao invés de focar na aprovação do público, você foca em prêmios, cases de sucesso, certificados e especialistas que validam sua empresa.

O argumento de autoridade entende que, quando uma pessoa usa de sua posição para validar um produto ou serviço, ela atribui as mesmas qualidades ao que está indicando.

Essa é uma das bases, inclusive, do grande número de publicidades com artistas, celebridades, atletas e influencers. As marcas aproveitam a aprovação de uma pessoa ou organização para receberem o mesmo olhar.

É óbvio que não vai adiantar pagar a uma celebridade de life style para falar sobre sua consultoria jurídica, por isso, tenha maior foco em premiações de organizações e entidades importantes na sua área de atuação, falas de especialistas e profissionais da área relacionados ao seu negócio (ex.: “nove entre dez dentistas”) e dados oficiais (quando forem relevantes).

O argumento de autoridade é especialmente valioso para empresas que trabalham com B2B, já que tem um peso mais “formal”.

6. Use gatilho mental de Urgência e Escassez quando possível

Humanos são naturalmente procrastinadores. Na prática isso significa que as pessoas que entram na sua landing page não irão tomar uma ação a menos que sejam estimuladas a isso.

Nesse caso existem dois gatilhos mentais fundamentais para serem trabalhados na sua landing page de alta conversão: urgência e escassez. 

O gatilho de urgência trabalha com a necessidade imediata de conversão. E isso vem com importância por algumas razões.

Primeiro porque, como dissemos anteriormente, a maior parte dos acessos à sua LP será pago. Logo, todo usuário que não converte é “dinheiro perdido”. Segundo porque mesmo que a pessoa esteja interessada, caso não converta na hora pode acabar esquecendo e engajando com um concorrente seu.

Por isso, o gatilho de urgência serve para lembrar do que a pessoa perde a cada minuto sem o que a LP oferece (dinheiro, clientes, leads, oportunidades, saúde, informação etc.) e dá uma razão para tomada de ação imediata: um benefício extra até o fim do mês, um brinde até o fim da semana etc.

Já o gatilho de escassez funciona de acordo com uma lógica de limitação em estoque e exclusividade. Se a sua loja só tem mais 10 camisetas disponíveis, as pessoas interessadas irão correr para garantir as últimas.

Isso não funciona tão bem para produtos digitais, em que não há uma limitação real de distribuição (tome como exemplo webinars, que não têm limite real de público).

Portanto, nesses casos, o ideal é oferecer um bônus exclusivo para os primeiros cadastrados (um desconto em produto, um brinde pós-evento, algum material extra) que justifique essa escassez. Ao invés de “últimos em estoque” você precisará usar “apenas os 10 primeiros”.

É fundamental que tanto o gatilho de urgência quanto o de escassez sejam usados com base em fatores de tempo e recursos reais para dar credibilidade à sua mensagem.

7. Trabalhe bem os CTAs

O CTA, call to action ou chamada para ação, é onde os usuários irão clicar para converter na sua LP. Por isso, devem ter mensagem clara e direta, como: “Acesse Agora”, “Inscreva-se Já”, “Baixe Agora”, “Comece Hoje”, “Fale conosco”. Os verbos devem estar prioritariamente no imperativo.

Quanto à posição dos CTAs no texto, insira um logo no topo, aparecendo na primeira tela (sem que o usuário precise rolar para ler), e sequencialmente a cada duas ou três seções da sua Landing Page. As cores devem se destacar do fundo para que os usuários entendam que é para clicar ali.

8. Teste diferentes versões

Nada no marketing deve ser tomado como certo e permanente, isso inclui as landing pages e até mesmo as dicas neste artigo. Portanto, testes com variações são fundamentais para validar qualquer teoria. Profissionais de growth hacking aplicam isso regularmente.

O ideal é que seja testada 1 variável por vez, oferecendo uma análise mais precisa do que está oferecendo melhores resultados de conversão.

Profissionais de marketing e em especial os analistas de growth hacking trabalham com vários testes sequenciais, sempre aprimorando a partir dos resultados das últimas hipóteses. Uma landing page de alta conversão certamente será testada e refinada ao longo de meses.

Leia também: Teste A/B: Aprenda a fazer e aumente sua taxa de conversão

Porque investir em landing page de alta conversão

Imagine que seu site atual recebe 1000 usuários por mês com anúncios, mas tem conversão de 3%. Isso significa que apenas 30 usuários convertem em leads depois de clicarem no seu anúncio, os outros 970 são custos associados.

Agora imagine que, ao criar uma landing page, sua conversão suba para 10%, agora, 100 usuários convertem com base no mesmo valor. Esse salto de 70 novos leads usando o mesmo investimento e mudando apenas a página onde “pousam” (daí o landing no nome) pode impactar positivamente nos investimentos em marketing das empresas.

Saber trabalhar uma landing page de alta conversão não é fácil, por isso, muitas empresas terceirizam o marketing para agências, garantindo profissionais especializados trabalhando em suas estratégias.

A E-Dialog é uma agência de inbound marketing que está no mercado há mais de 10 anos e já trouxe resultados para empresas de diferentes setores, incluindo indústrias, SaaS, e-commerce, varejo e muito mais. Acesse nosso site e veja como podemos alavancar seu negócio.

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