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Fazer uma transmissão ao vivo deixou de ser um recurso exclusivo de canais de televisão que contavam com uma super produção e infraestrutura. Do seu próprio escritório, da sua sala, ou do seu quarto você pode fazer uma live em diversas plataformas. E deve! Já que esse tipo de produção de conteúdo gera muito engajamento e pode incrementar a sua estratégia de marketing digital. Mas, são várias redes sociais e plataformas de oferecem esse recurso e pode ser difícil escolher a melhor para você. Por isso, explicamos os quais são as funcionalidades disponíveis em cada uma para fazer sua live. 

YouTube

Transmissão ao vivo

Com certeza o YouTube é a plataforma com mais possibilidades para fazer a sua transmissão ao vivo. Os pontos positivos de usar o site são variados. Mas, o negativo é o que tem um peso maior, sobretudo levando-se em consideração o objetivo de uma live. Que é ter aproximação e gerar interação com os usuários. Isso porque o YouTube não dá nenhum tipo de destaque para os conteúdos ao vivo, é preciso que você mesmo faça toda a divulgação. Enquanto isso, nas redes sociais as lives são priorizadas nos feeds, como será falado mais adiante. 

No entanto, para os que desejam fazer transmissões de eventos, o YouTube permite até 12 horas de ao vivo. Além disso, possibilita a monetização da transmissão e a adição de links em tempo real para o público acessar. Ainda conta com ferramentas para agendamento da transmissão e avançada coleta de dados, como a localização dos usuários. 

Instagram

O Instagram já tem a vantagem de ser uma rede social muito popular, aliada ao fato de que as lives ficam acessíveis pelos stories, que é a sessão mais utilizada pelos usuários diariamente

A rede social ainda possibilita fazer a divisão de telas durante a live. Dessa forma, duas pessoas que estão em locais distintos podem falar durante a transmissão. 

Tem curiosidade sobre as curtidas do Instagram que sumiram? Leia sobre o assunto aqui.

As desvantagens de usar este recurso no Instagram é que a transmissão ao vivo só pode ser assistida através de smartphone. Além disso, a sua coleta de dados é limitada (só contabiliza quantas e quais pessoas assistiram). Outro ponto negativo é que a live pode ter duração máxima de 1 hora e não existe a possibilidade de salvá-la diretamente no perfil. Ou seja, é preciso baixar para o smartphone, caso deseje postar no feed posteriormente. 

Facebook 

Já a live feita pelo Facebook é ideal para fazer a transmissão de palestras, eventos ou aulas. Com a possibilidade de tirar dúvidas e responder perguntas dos usuários que estão assistindo a transmissão. Além da interação, comum as outras plataformas, a rede social possibilita fazer a segmentação de audiência. Ou seja, direciona a live para um nicho específico dos seus seguidores. 

Outra vantagem da transmissão nesta rede social é o envio de notificação para os seguidores de que o ao vivo vai começar. E ainda, o alcance orgânico desse tipo de conteúdo é priorizado pela plataforma, com isso é possível impactar mais usuários. 

Para as estratégias de marketing, o Facebook possibilita a análise de dados com informações sobre o pico da audiência, alcance, engajamento, tempo médio que o vídeo foi assistido, entre outras coisas. 

Depois de acabada, a gravação fica disponível na  página para que outros usuários tenham acesso a ela. Por último, outra grande vantagem é a possibilidade de realizar uma transmissão ao vivo tanto pelo celular, quanto pelo computador. 

Twitter

O Twitter é a rede social do agora. Por isso, a live combina bastante com ela. O recurso na plataforma é feito pelo Periscope, e pode ser veiculada também em outros locais. As lives podem ser achadas de forma fácil por meio de hashtags. E, assim como as outras redes sociais, possibilita a interação dos usuários em tempo real. O ponto que o Twitter não tem a seu favor é a coleta e análise de dados, que ainda são bastante limitadas. 

Relevância das transmissões ao vivo

São muitos os recursos trazidos pelas plataformas para fazer as lives. Mas, por que fazê-las? O que dizer no ao vivo? Enquanto estratégia de marketing digital, as lives podem ser o conteúdo para fazer a divulgação de um webinar, cursos, informações de interesse dos seus seguidores e até mesmo para produzir um material descontraído, como mostrar a rotina da sua organização.

Sim, existem outras formas de divulgar todas essas informações. Mas, o ao vivo aproxima, com ele você consegue interação, empatia e humaniza o seu negócio! 

E se esse argumento ainda não te convenceu, saiba que os usuários passam 3 vezes mais tempo assistindo transmissões ao vivo no Facebook, em relação a outros tipos de vídeo. Além disso, geram 10 vezes mais comentários que um vídeo normal. Esses dados são do próprio Facebook.  

Agora, para escolher a melhor plataforma para fazer suas lives vai depender dos seus objetivos. Quem já tem um canal no YouTube consolidado, por exemplo, pode ser interessante produzir as lives por lá, ou os que têm grande público no Twitter, podem optar por essa plataforma. Você pode escolher a rede social que agregue mais fatores relevantes para  sua estratégia, também em termos de análise de informações. 

Mas, se deseja mais dados para embasar a sua escolha, o Livestream, junto com a New York Magazine, fizeram uma pesquisa e chegaram a esses números: 

Transmissão ao vivo

O público consumidor de vídeos nas redes sociais cresce a cada dia. Por que não aproveitar esse campo de forma estratégica para a sua marca? 

Letícia Fernandes

Texto escrito por Letícia Fernandes, Produtora de Conteúdo na E-Dialog

Estudante de Jornalismo da UFJF. É apaixonada por viagens, livros, filmes de romance e cachorro quente!