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Alguma vez na vida você já deve ter ouvido falar mesmo que indiretamente do marketing de atração, conhecido também como Inbound Marketing. Em um momento em que o comprador está quase que totalmente online, é necessário não só estar na internet, mas atrair esse usuário e torná-lo um comprador. Sobram ferramentas e falta conhecimento para por em prática. Por isso, preparamos hoje um guia com 8 ferramentas para utilizar e aplicar o marketing de atração no seu negócio. Confira!

Ferramentas para aplicar o marketing de atração

1) Blog: A primeira essencial ferramenta de marketing de atração. Um blog é uma ótima forma de atrair mais visitantes para o seu site. Para que você traga para sua página as pessoas certas, é preciso investir em conteúdos educacionais que falem com seu público e resolvam suas dúvidas. Esses conteúdos precisam ser exclusivos e também otimizados para mecanismos de buscas. Existem várias plataformas para criar e gerenciar um blog, como o WordPress, por exemplo.

Imagem do blog da E-Dialog, representando uma das ferramentas de marketing de atração

2) Mídias Sociais (parte 1): A melhor forma de humanizar a sua marca é ter uma página em uma rede social, compartilhar conteúdos relevantes e interagir com o seu público. Afinal, é aqui que os seus compradores ideais passam boa parte do seu tempo. Para atraí-los é preciso estar onde eles estão. Hoje existem diversas redes sociais de sucesso, como o Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e TikTok, por exemplo.

3) Call-To-Action: São botões e links que estimulam o usuário a fazer alguma coisa como realizar um download ou participar de um Webinar. Eles são primordiais no marketing de atração. É preciso gerar esses estímulos para gerar leads e convertê-los em potenciais clientes.

4) Formulários: São ótimos para obter informações sobre os visitantes de seu site e transformá-los em leads. Para isso, otimize o processo o máximo possível. Deve ser fácil fazer o processo e gerar uma troca. Preencher um formulário para ter acesso a um conteúdo exclusivo, por exemplo, é uma boa estratégia. E essa é uma tarefa mais fácil do que você imagina. Confira no nosso artigo “dicas pra montar uma landing page” mais informações sobre formulários.

Imagem do formulário da E-Dialog, representando uma das ferramentas de marketing de atração

5) E-mail Marketing (parte 1): O bom e velho e-mail pode te ajudar na tarefa de fechar um negócio. Principalmente se o cliente ainda não está disposto a comprar. Elabore conteúdo relevante para construir a confiança do lead e colaborar para o seu processo de decisão da compra.

6) Relatórios: Toda ação online precisa ser mensurada para saber o quão efetiva ela foi e quais devem ser os próximos passos. Por isso, invista em revisar suas ações e entender o que pode melhorar. Depois desse estudo, alinhe o que for preciso com a equipe de vendas e marketing da sua empresa e garanta um time integrado. Na E-Dialog, usamos o Reportei, empresa especializada em relatórios de marketing digital e redes sociais.

7) E-mail Marketing e Automação (parte 2): Depois da venda fechada, é importante manter um bom relacionamento com seu cliente. É hora de encantá-lo para garantir uma fidelização. Por isso, invista em conteúdo de alta qualidade, introduzindo sugestões de novos recursos e produtos que pode ajuda-lo. O MailChimp é uma boa opção para quem quer fazer isso de forma prática e objetiva. Quer melhorar o seu e-mail marketing? Leia o nosso artigo sobre como usar o e-mail marketing no seu negócio!

8) Mídias Sociais (parte 2): Elas estão de volta porque agora a missão é outra. Depois de uma compra, é comum que surjam dúvidas sobre o produto, necessidade de assistência técnica ou avaliação da compra. Nesse momento é importante ouvir o que o consumidor tem a dizer e se relacionar.

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