(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 - Whatsapp: (11) 97352-2675 digital@edialog.com.br
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie)
Loading...

A Internet é hoje uma mídia que consegue aliar com perfeição as características dos outros meios, agregando em um mesmo espaço áudio, vídeo e imagem. Por isso, a Internet está tão presente nos mais variados segmentos do nosso dia a dia.

Por meio da Internet é possível efetuar negócios, vender e comprar produtos, buscar informação e entretenimento e até mesmo saber como programar e dominar técnicas de construção e edição de sites.

No que diz respeito a educação a situação não é diferente e atualmente é possível utilizar a rede como uma excelente ferramenta para isso.

Nesse contexto, a utilização de sites com propósitos educacionais é uma boa maneira para beneficiar a educação, estimular alunos e melhorar a dinâmica das aulas, auxiliando os professores a transmitirem os conteúdos.

As vantagens oferecidas por um site educativo

Os benefícios que o uso de sites com conteúdo educacional traz para a sociedade são bem definidos. Uma dessas vantagens pode ser considerada a eliminação das barreiras geográficas quando o assunto é chegar até aos alunos.
A prática do ensino à distância, nesse caso, é uma prova contundente do quanto a informatização e a interatividade promovidas pela web se constituem como elementos importantes para a educação.

Além disso, a Internet é capaz de proporcionar novas abordagens para promover o ensino, estimulando as pesquisas, a realização de trabalhos que envolvem diferentes mídias (áudio e vídeo) e a interação cada vez mais abrangente entre alunos e professores.

É interessante também salientar que a web é uma ferramenta que pode ser encaixada nos mais variados níveis educacionais, incluindo desde as séries iniciais do ensino fundamental até o ambiente do ensino universitário.
As características de um bom site educativo

Na hora de planejar um site destinado para o âmbito da educação é necessário levar em consideração o propósito dele, tendo em mente se ele será voltado para crianças, adolescentes ou para um público adulto.
Vale também destacar que um site educacional deve estimular o ambiente de interatividade, promovendo debates e diálogos. Ou seja, um bom site educativo deve ser um ambiente democrático com ampla participação, tanto de alunos quanto de professores.

Sendo assim, o que faz um site agregar mais qualidade para o processo educacional são dois conceitos que contam com grande relevância dentro do universo do ensino atual. São eles:

A convergência ente as mídias

Atualmente a web ganha destaque no cotidiano justamente por conseguir unir elementos diversificados de meios. Ou seja, um site pode contar com vídeos, arquivos de áudio, fotos, textos e infográficos.

É válido, nesse sentido, que um site destinado para a educação tenha condições de explorar toda essa diversidade de abordagens. Dessa maneira ele pode tornar o processo de aprendizado mais interessante e estimulante.

Por meio de vídeos em um site, por exemplo, uma aula de física pode parecer mais interessante para os alunos, conferindo para eles uma noção mais ampla dos conteúdos dados pelo professor.
Além disso, em época de vários canais de vídeos destinados para os mais variados assuntos, a geração atual conta com adolescentes e crianças que assimilam muito bem essa linguagem do audiovisual.

imagem-blog-como-criar-um-site-educativo-de-qualidade.jpg

O processo de interatividade

O objetivo de qualquer site é facilitar a interatividade, o mesmo vale para aqueles com um perfil educacional. Nesse caso, o processo interativo de um site consiste em contar com espaços onde alunos podem sanar as suas dúvidas e expor opiniões e ideias.
É válido inclusive que essa interatividade consista também em espaços onde professores coloquem as tarefas a serem realizadas pelos alunos, transformando assim o processo de educação em algo mais moderno.

Nesse caso, vários conteúdos, tais como textos referentes a uma aula de biologia ou, por exemplo, a análise de alguma obra da literatura brasileira, podem ser colocados à disposição dos alunos nesse site.

Essa utilização do site permite com que o aluno se integre e se interesse ainda mais pelo que é ensinado. Levando ainda em consideração que a Internet conta com hiperlinks, há ainda um estímulo para o estudante se aprofundar e pesquisar ainda mais a respeito dos conteúdos.

Ainda sobre a interatividade, é possível, por meio de um bom site, criar uma rede de estudos com alunos de outras escolas e de outras cidades, visto que uma das vantagens da Internet é romper limites geográficos e facilitar a comunicação entre as pessoas.

A criação de um site educativo de qualidade

O processo de criação de um site com o intuito educativo deve iniciar com um processo de planejamento bem elaborado. Com isso, é possível antecipar como será a estrutura do site, a localização dos seus links e o seu aspecto visual.

A qualidade do site vai depender de alguns fatores que são fundamentais, como, por exemplo:

O apelo estético

Para um site ser atrativo tanto para alunos quanto para os professores, ele deve ter um layout agradável, com links devidamente organizados e elementos visuais distribuídos de forma harmoniosa.

É importante nesse aspecto pensar bem nos tipos e nos tamanhos das fontes utilizadas, bem como na questão das cores. Enfim, a identidade visual da instituição de educação referente ao site também deve estar de acordo com ele.

A usabilidade

Um bom site educativo deve ser criado levando em consideração o aspecto da sua usabilidade, possibilitando uma navegação ágil, intuitiva e com conteúdos fáceis de serem encontrados.
A plataforma certa

Atualmente a plataforma mais recomendada para quem almeja manter um blog ou um site é o WordPress. Ele é dinâmico, conta com vários plugins e é fácil de interagir com ele.

Além disso, ele também apresenta temas de visuais variados, o tornando uma plataforma bastante versátil para vários segmentos, inclusive o da educação.

Design responsivo

Com o grande apelo que hoje em dia os dispositivos móveis oferecem entre as pessoas das mais variadas idades e perfis, é essencial que um site tenha design responsivo. Com isso, ele pode ser visualizado perfeitamente nesses dispositivos.

Não se esqueça da hospedagem de sites

A hospedagem de sites é um quesito importante para um site. Por isso, é fundamental pensar muito bem por qual empresa você vai optar para contar com esse serviço. Uma boa hospedagem de sites assegura proteção e um bom funcionamento para o projeto web.

Conclusão

Se a educação é um dos pilares para a criação de uma sociedade norteada por valores justos e igualitários, a Internet é uma ferramenta que está aí para colaborar com esse processo.

Por fim, se gostou desse post não se esqueça de compartilhá-lo com sua rede de contatos. É importante mostrar que tecnologia e educação andam de mãos dadas.