(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 - Whatsapp: (11) 97352-2675 digital@edialog.com.br
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie)
Loading...

O Google Maps é o serviço de busca que permite que usuários encontrem o seu negócio de forma rápida a partir do mapa. Além da localização, telefone e horário de funcionamento, essa ferramenta contribui para que o seu comércio seja encontrado por potenciais clientes a partir de preferências e localização do usuário. Agora, veja como aparecer no Google Maps e utilizá-lo em sua estratégia de comunicação. 

Importância 

Quando um usuário pesquisa por um nicho de atuação em um bairro ou cidade, o Google irá mostrar os comércios mais próximos. Isso é feito a partir da localização do cliente, das avaliações de outros usuários e das preferências já demonstradas por essa pessoa em buscas anteriores. Dessa forma, o resultado pode privilegiar o seu negócio na busca a partir do seu endereço.  

Seis motivos para estar no Google Maps: 

  • Um terço das pesquisas para dispositivos móveis tem relação com a localização.
  • As pesquisas de localização crescem 50% mais rápido que as relacionadas a smartphones. 
  • Mais de um bilhão de pessoas usam o Google Maps.
  • As pesquisas nos buscadores do Google orientam os consumidores para 1,5 bilhão de destinos todos os anos.
  • Cerca de 84% dos consumidores realizam pesquisas locais.
  • Três em cada quatro pessoas que pesquisam algo próximo usando o smartphone acabam visitando uma loja em um dia. Além disso, 28% dessas pesquisas tem como resultado uma compra.

Como aparecer no Google Maps

Google Meu Negócio 

Para criar a localização da sua empresa no Maps é preciso criar uma conta no Google Meu Negócio. Essa é uma ferramenta gratuita que permite gerenciar as informações da empresa no Google e interagir com os clientes. Através dele é possível contar a história da marca, esclarecer dúvidas e receber avaliações.  

Se a sua empresa é pequena e ainda não conta com um site estruturado, a ferramenta também oferece um domínio de site gratuito, em que se pode fazer postagens e acrescentar informações de interesse dos seus clientes. 

Veja como aparecer no Google Maps

Como posso aparecer no Google Maps

  • Faça login com uma conta do Google: é importante guardar o acesso dessa conta. Já que, é a partir deste endereço eletrônico que todas as modificações e acessos são concedidos. 
  • Preencha o formulário: depois de confirmar por email o pedido de criação do Google Meu Negócio você precisa preencher os formulários. Devem constar os dados que deseja exibir para os usuários e potenciais clientes. É importante destacar que, as empresas que têm as informações verificadas na plataforma são consideradas duas vezes mais confiáveis pelos consumidores.  
  • Confirme o cadastro: o último passo para que a sua empresa conste no Maps é a confirmação do cadastro. Como uma forma de garantir a idoneidade do endereço fornecido, o Google envia gratuitamente uma carta ao endereço para fazer a confirmação. Depois de inserir o código de verificação que consta nela, sua marca passa a aparecer no mapa do Google.

E Google Meu Negócio para E-commerce? 

O E-commerce não precisa ter um endereço físico para fazer sucesso na Internet. No entanto, é interessante fazer o Google Meu Negócio porque ele contribui para a indexação dos dados comerciais no buscador. Vale lembrar que, além do Google Maps, a ferramenta também é integrada ao Google Ads. Ou seja, a partir do cadastro torna-se possível fazer anúncios da sua marca para o público alvo, em locais estratégicos e no momento adequado. 

Avaliações

Outro aspecto interessante é a possibilidade de avaliação de consumidores do seu estabelecimento no Google. Assim, logo abaixo do seu endereço vem uma avaliação (que varia de uma a cinco estrelas) e espaço para que as pessoas escrevam as impressões que tiveram do estabelecimento. 

Dessa forma, outros potenciais clientes ou consumidores podem se encantar com o seu negócio a partir das impressões de outras pessoas. Ou, até mesmo desistir de ir a ele, dependendo de como estiverem as avaliações. Mas, não se assuste, para melhorar e atender as expectativas dos clientes as pesquisas de satisfação são essenciais, encare a do Google com uma feita espontaneamente, em que você poderá avaliar se está no caminho certo e quais são ponto de melhorias. 

É importante ainda ter a preocupação de sempre responder a esses feedbacks, mostre que a sua marca se importa com a opinião de seus clientes e que os pontos de melhorias serão levados em consideração. Ou, agradeça cordialmente aos elogios para sempre incentivar essa interação entre público e o seu negócio. 

Conteúdo 

E, o que deve ser colocado de informação? Basicamente todos os detalhes. Como telefone, horário de funcionamento, endereço, logo da marca e algumas fotos. 

Vale lembrar que os horários de funcionamento devem ser atualizados constantemente. Sobretudo, em feriados locais e finais de semana. Quanto mais completas forem as informações, melhor. Se coloque no lugar do usuário que procura informações sobre empresas no Google, quanto mais claro forem os dados, maior a chance dele entrar em contato, além de passar credibilidade. 

Caso tenha um site, é imprescindível que seu link seja anexado ao Maps. Dessa forma. as pessoas têm a possibilidade de explorar mais sobre o seu comércio. Caso não tenha, como já dito, pode explorar esse recurso fornecido gratuitamente pelo Google Meu Negócio. É interessante contar a história da marca e fazer algumas postagens. Estas podem ser como as de rede social. Assim demonstra que está em constante atualização e cativa a atenção do público. 

A partir de todas essas dicas você já sabe como aparecer no Google Maps, agora é hora de praticar! 

Fonte de dados: Word Stream.

Letícia Fernandes

Texto escrito por Letícia Fernandes, Produtora de Conteúdo na E-Dialog

Estudante de Jornalismo da UFJF. É apaixonada por viagens, livros, filmes de romance e cachorro quente!