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Google Ad Grants: qué es, cómo funciona y consejos para anuncios eficaces

Anuncios Google
Publicado em marzo 19, 2025
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Índice
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Google Ad Grants: qué es, cómo funciona y consejos para anuncios eficaces

O Google Ad Grants oferece às organizações sem fins lucrativos a oportunidade de promover suas causas no Google Ads. Neste guia, explicamos como o programa funciona, os requisitos para participar e dicas para otimizar suas campanhas. Confira!

O que é o Google Ad Grants e como ele funciona?

O Google Ad Grants é um programa criado para apoiar organizações sem fins lucrativos ao redor do mundo. Criado por Sergey Brin e Larry Page em 2003, já financiou milhares de instituições e tem ganhado força no Brasil.

Apesar do foco em ONGs, OSCIPs podem participar. No Brasil empresas juniores (EJs) também são beneficiadas pelo programa.​

O Google Ad Grants oferece um valor mensal de 10 mil dólares para as instituições. Esse valor permite que elas alcancem um público maior, promovendo suas causas e projetos com visibilidade e impacto, sem custos adicionais para a organização.

Uma vez aprovada no processo (que é bastante simples), a conta no Google Ad Grants é liberada para a instituição e as possibilidades são imensas. O Google Ads é uma das mais poderosas ferramentas de marketing no mundo e os 10 mil dólares são um orçamento de nível de grandes empresas.

Como minha ONG/OSCIP/EJ pode entrar no Google Ad Grants?

O primeiro passo é realizar a inscrição no site do Programa: Inscrição no Google Ad Grants. O Google exige alguns requisitos para inscrição, como:

  • Ser uma organização sem fins lucrativos: A organização deve ser registrada como uma ONG, OSCIP, ou outra organização sem fins lucrativos. No Brasil, empresas juniores (EJs) também podem ser beneficiadas;
  • Estar registrada em uma plataforma de validação de organizações: A organização deve ser registrada no TechSoup ou outra plataforma de validação de organizações sem fins lucrativos, dependendo da região;
  • Ter um site funcional e relevante: O Google exige que a organização tenha um site funcional, com conteúdo relevante e atualizado sobre sua missão, serviços e ações;
  • Comprometer-se com políticas de não discriminação: A organização deve declarar que não faz discriminações ilegais em suas práticas de contratação e gestão de funcionários, e que não discrimina com base na orientação sexual ou identidade de gênero;
  • Uso adequado dos fundos: Os créditos fornecidos pelo Google devem ser usados exclusivamente para promover a missão da organização, e não para influenciar indevidamente autoridades governamentais ou obter vantagens impróprias;
  • Não ser uma organização de educação superior ou saúde: Organizações que são exclusivamente universidades, escolas ou hospitais não são elegíveis para o programa.

O que fazer depois de ser aceito no Google Grants?

Uma vez aprovada a conta no Google Grants, você pode acessar o Google Ads e iniciar a criação de uma conta de anúncios.

A seguir vamos mostrar algumas dicas de como usar o Google Ads para ONG/OSCIP/EJ.

Dicas de como usar o Google Ads para ONG/OSCIP/EJ

1. Escolha palavras-chave relevantes e específicas

  • Para essas instituições, é importante focar em palavras-chave que se relacionem diretamente à sua missão. Utilize termos relacionados aos serviços oferecidos, além de termos mais voltados a causas sociais. Certifique-se de incluir variações de palavras-chave para alcançar o público mais amplo possível.
  • Utilize o planejador de palavras-chave do Google Ads para encontrar palavras com bom volume de pesquisa, mas com uma concorrência mais baixa.

2. Defina um orçamento ajustável, sem ultrapassar o limite de $10.000

  • O Google Ad Grants oferece $10.000 por mês, mas é importante ter um controle preciso sobre os gastos. O Google recomenda que você mantenha seu orçamento de forma equilibrada, para garantir que ele seja suficiente para as campanhas ao longo do mês;
  • Evite gastar todo o orçamento muito rapidamente, diversificando as campanhas e monitorando o desempenho para ajustes.

3. Ajuste as campanhas conforme o desempenho

  • Acompanhe de perto os resultados e faça ajustes contínuos, como aumentar o lance em palavras-chave que estão gerando mais conversões e reduzir ou pausar as campanhas com baixo desempenho;
  • Utilize relatórios e métricas para analisar dados como taxa de cliques (CTR) e taxa de conversões, ajustando campanhas com base nesses dados.

Utilize anúncios de texto simples e objetivos claros

  • Quando criar anúncios, seja claro e direto. Mostre ao público o impacto da sua instituição e como eles podem se envolver. Em vez de usar chamadas genéricas, destaque ações específicas que o usuário pode tomar (doação, voluntariado, etc.).

Segmente seu público corretamente

  • Utilize segmentação geográfica para exibir seus anúncios em regiões onde você precisa de mais apoio ou tem uma presença ativa;
  • Defina a segmentação por dispositivo, para que seus anúncios sejam apresentados em dispositivos móveis ou desktops, conforme o comportamento do seu público.

Verifique e aproveite os recursos adicionais do Google Ads:

  • Inclua extensões de anúncio, como extensões de chamada, de local ou de link de site, para fornecer mais informações e melhorar a taxa de cliques;
  • Use campanhas de remarketing para atingir pessoas que já demonstraram interesse na sua organização, mas não concluíram a ação desejada, como uma doação ou inscrição.

Para mais dicas de anúncios no Google Ad Grants, confira os nossos artigos:

  1. Como fazer meu site aparecer no Google?: O artigo explica como otimizar um site para melhorar seu ranqueamento no Google, incluindo Google Ads;
  2. Como anunciar no Google?: O artigo detalha como criar campanhas no Google Ads, desde a criação da conta até o gerenciamento de anúncios;
  3. Quanto custa anunciar no Google Ads?: O artigo mostra os custos envolvidos em campanhas no Google Ads;
  4. ¿Cuánto invertir en Google Ads para obtener resultados?: O artigo fornece orientações sobre quanto investir em Google Ads para obter resultados eficazes, levando em consideração o orçamento disponível.

Cuente con E-Dialog

O Google Ad Grants libera um potencial enorme de marketing para a instituição participante. A partir dele, já vimos casos de ONGs e outras instituições que aumentaram exponencialmente as doações e começaram a captar de outras formas como produtos/serviços relacionados a atividade da organização.

Se você se enquadra nas características demandadas pelo Google, não perca a oportunidade! E se você procura uma agência especialista em gestión del tráfico de pago e gestão de Google Ads para suas campanhas, entre em contato com a Diálogo electrónico para um orçamento!

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Socio director de E-Dialog, es licenciado en Periodismo y posgraduado en Comunicación Corporativa, ambos por la UFJF. Dirige Reportei, un SaaS para informes y cuadros de mando, presenta Projeto SaaS, un podcast que comparte experiencias del universo del software como servicio, y es socio de Aquela Caixa, una comunidad para profesionales creativos. Aficionado al Vasco, su objetivo es comprar el Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
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