Ir para o conteúdo
  • (11) 2391-2275 / (21) 2391-7727 / (32) 3026-2640 / (48)3197-4810
  • empresa
  • serviços

    Gestão de Inbound
    Marketing

    Saiba mais

    Nossos serviços

    • Gestão de Inbound Marketing

      Automação, Landing Pages e Estratégia de Inbound.

    • Gestão de Tráfego Pago

      Conheça nosso serviço especializado em Ads

    • Inbound para SaaS

      Também atuamos com Inbound especializado em SaaS

    • SEO - Otimização para busca e para AI

      Seu site no topo da busca do Google, sem pagar por Ads

    • Gestão de Redes Sociais

      Da estratégia, ao conteúdo, passando pelo design e SAC.

    • Experts em RD Station

      Implantação e Gestão de Sistemas RD Station

  • cases de sucesso
  • materiais
  • blog
  • contato

    Fale com a gente!

    Contato

    Faça parte do time/equipe

    Vagas disponíveis

    Comercial e administrativo

    digital@edialog.com.br

    Telefones

    (11) 2391-2275
    (21) 2391-7727
    (32) 3026-2640
    (48) 3197-4810

    pssiu…

    A E-Dialog é uma agência 100% remota mas, caso necessário, com atendimento presencial em MG, SP, RJ e SC.

  • orçamento
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
      Soluções
      • Gestão de Tráfego Pago

        Conheça nosso serviço especializado em Ads

      • Agência de Inbound Marketing

        Entenda o serviço completo de Inbound

      • Automação de Marketing

        Criamos toda estratégia e conteúdo para softwares como RD Station e Hubspot.

      • Automação de WhatsApp

        Criamos fluxos e implantamos chatbots via Whatsapp para sua empresa

      • Inbound para SaaS

        Também atuamos com Inbound especializado em SaaS

      • Gestão de Redes Sociais

        Da estratégia, ao conteúdo, passando pelo design e SAC.

      • Implantação de CRM para Inbound

        Implantamos sistemas e fluxos comerciais

      • SEO - Otimização para busca

        Seu site no topo da busca do Google, sem pagar por Ads

      • HubSpot Marketing e CRM

        Implantação de Sistemas Hubspot

      • RD Station

        Implantação de Sistemas RD Station

  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato

Utilizar um CRM gratuito vale a pena? Entenda seus benefícios e limitações

Digital Marketing, Marketing Digital
Publicado em setembro 29, 2021
  • Home
  • Marketing Digital
  • Utilizar um CRM gratuito vale a pena? Entenda seus benefícios e limitações
Índice
[ez-toc]
Utilizar um CRM gratuito vale a pena? Entenda seus benefícios e limitações

Hoje, é fundamental ter maior controle dos processos de venda dentro das empresas. Mas, sem recursos, isso pode ser difícil. Por isso, vale a pena utilizar um CRM gratuito? Neste blog, exploramos os prós e contras da escolha e avaliamos a melhor estratégia para empresas com poucos recursos.

Até o final do artigo você terá acesso as seguintes informações:

  • Benefícios e ferramentas comuns em CRM gratuitos
  • Limitações de um CRM gratuito
  • Vale a pena utilizar um CRM gratuito?

Benefícios e ferramentas comuns em CRM gratuitos

Abaixo, iremos explicar as diferenças entre um CRM gratuito e um CRM em plano básico, mas, por princípio, os softwares de gestão de contatos com clientes gratuitos possuem:

1. Gerenciamento de contatos

O gerenciamento de contatos, ou gerenciamento de leads, é o processo de organização dos potenciais consumidores e clientes reais para melhorar sua comunicação e extrair o melhor de cada interação. 

O CRM normalmente lida com os potenciais clientes que já passaram pelo processo de qualificação e nutrição de leads, saindo de um MQL (marketing qualified lead) para um SQL (sales qualified lead). 

Um CRM gratuito normalmente limita o tamanho da base de contatos. Então, é bom para quem está começando e ainda está desenvolvendo a base de leads. 

Por outro lado, empresas que já possuem uma grande base de clientes e potenciais consumidores precisam pensar na melhor forma de fazer a migração sem exceder o limite disponível.

Utilizar um CRM gratuito vale a pena? Entenda seus benefícios e limitações

2. Gerenciamento do funil de vendas

O funil de vendas é o que permite avaliar qual a posição do lead até o fechamento da venda. Normalmente, isso ocorre através de um mapeamento e estudo de comportamento do consumidor. 

No Inbound Marketing, um bom marcador para qualificação de um lead no funil de vendas é o número de informações entregues de livre vontade para a sua empresa nos formulários. Quanto mais informações, maior o interesse no valor gerado pela sua marca e, consequentemente, mais confiança na empresa. 

Esse volume de dados sobre usuários também ajuda a definir quem serão os clientes potenciais mirados pela equipe de vendas. 

Caso sua empresa tenha como objetivo vender mais para gerentes regionais de grandes distribuidoras de alimentos, não faz sentido gastar tempo e recursos falando com gerentes municipais de distribuidoras de bebidas, por exemplo. 

Ainda que os dois leads possam estar na base, se há um direcionamento estratégico para novas vendas, o CRM colabora nessa etapa de decisão.

Limitações de um CRM gratuito

As plataformas e empresas de CRM normalmente fornecem planos de assinatura dos softwares. Isso significa que os planos gratuitos costumam ser testes de usabilidade, portas de entrada, para o produto principal.

No caso de empreendedores ou microempreendedores lidando com pouca quantidade de leads e potenciais clientes, um plano gratuito pode ser o ideal e atender bem às necessidades. Contudo, para empresas maiores, alguns desafios costumam surgir.

1. Dificuldade na escala

Todo o ponto de uma boa estratégia de Inbound Marketing (e consequentemente da utilização de um CRM) vem do crescimento escalável facilitado.

Mas esse crescimento pode ser impedido por um CRM gratuito com limite no número de usuários na base, ou número máximo de membros da equipe dentro da plataforma. 

Ou seja, sem pagar, pode ser que você precise “puxar o freio de mão” com o carro em movimento – algo apenas desanimador no melhor dos casos, e um potencial prejuízo nos piores casos, em que os CRMs cobram pelo excesso de leads ou equipe.

2. Integrações limitadas

Para lidar com os contatos vindos de diferentes fontes de conversão, os CRMs precisam integrar com plataformas distintas, de outras empresas e, muitas vezes, de outros países.

Um aspecto realmente importante nesse sentido é de que a própria transparência sobre como a integração é realizada pode afetar sua organização.

3. Automações de venda simplificadas

Esse é um ponto realmente interessante dos CRMs: eles podem entrar em contato com os leads e realizar uma série de ações pré-programadas para tentar conseguir uma interação direta com um lead qualificado: e-mails, mensagens em telefone, redes sociais etc. (desde que permitidas pelo usuário no momento inicial, como na falamos no artigo “LGPD no Marketing Digital“).

Contudo, um CRM gratuito muitas vezes tem limitações nessas automações de venda, e não costuma contar com auxílio de um gerente de sucesso do cliente para configurar corretamente essas automações. 

Assim como todas as práticas no Inbound Marketing, as automações no CRM são o que permitem a escalabilidade.

4. Menos opções de customização

Da mesma forma, os CRMs gratuitos, sejam os totalmente gratuitos disponíveis ou os que possuem planos gratuitos, costumam contar com menos opções de customizações (que normalmente adicionam flexibilidade e agilidade aos processos).

Essas customizações costumam tratar de funis de venda e automações desenvolvidas especificamente para determinados setores ou serviços.

Então, vale a pena um CRM gratuito?

Como falamos acima, o CRM gratuito faz mais sentido para quem está começando a construir uma base de leads agora, para microempreendedores sem grande volume de vendas e para empresas sem recurso atualmente para investir em uma solução mais robusta.

Contudo, a melhor maneira de determinar o CRM certo para sua empresa é através de uma análise de especialistas com anos de experiência no mercado para garantir a implementação correta do seu gerenciamento de clientes.

Quer saber como fazer isso? Entre em contato e fale hoje mesmo com a equipe da E-Dialog. A E-Dialog é uma agência de Inbound Marketing com inúmeros cases de sucesso em implementação de CRM para Inbound Sales e reconhecimento das principais autoridades no segmento.

Leia também: Hubspot ou RD Station: qual ferramenta de CRM devo escolher?

Hubspot CRM: entenda como funciona o software e quais as suas potencialidades

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
Compartilhe
Posts relacionados
  • RD Station CRM: o que é, principais funcionalidades, planos e preços
  • O que é RD Station? Conheça suas soluções, funcionalidades, planos e preços
  • Automação de Marketing Multicanal: conectando e-mail, redes sociais e anúncios
  • O que é conteúdo evergreen? Importância, exemplos e como aplicamos a estratégia nos nossos clientes
  • Conteúdo para pipeline: como o marketing pode acelerar vendas com conteúdo inteligente

Receba uma
Análise Gratuita

Que tal receber análise gratuita de uma Agência de Inbound Marketing experiente e com diferentes cases de sucesso? Nossos consultores vão indicar quais são os melhores canais online para sua empresa decolar.

Solicitar análise

Soluções

  • Automação de Marketing
  • Automação de WhatsApp
  • Agência de Inbound Marketing
  • Inbound para SaaS
  • Consultoria e Gestão de Google Ads
  • Gestão de Tráfego Pago
  • Consultoria e Gestão de Facebook Ads
  • Gestão de Redes Sociais
  • Implantação de CRM
  • SEO - Otimização para busca
  • HubSpot Marketing e CRM
  • Agência RD Station

Recursos

  • Central de Cases
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Vire o Jogo
  • Análise Gratuita
  • Hubspot para Startups

Recursos legais

  • Política de Privacidade

Sobre a E-Dialog

  • Quem somos
  • Clientes
  • Depoimentos
  • Vagas e Cultura
Contato
Copyright © 2025 E-Dialog. Todos os direitos reservados.
Rua Cândido Tostes, 24, Sala 402, Juiz de Fora, Minas Gerais. CNPJ: 12.393.306/0001-34
Facebook Twitter Youtube
pt_BR
pt_BR es_ES