fbpx

O que é o Certificado de segurança?

O Certificado de Segurança, como nome indica, é uma forma de garantir que o seu website é seguro. Ele funciona por meio de codificação das informações por criptografia. Com a aquisição do Certificado Digital SSL (Secure Socket Layer) você transmite credibilidade para o seus clientes e ainda tem a certeza de que suas informações não serão invadidas e clonadas por hackers. 

Em linhas gerais, o SSL serve como uma segurança padrão no mundo online. Um site que tem esse certificado é identificado pelo cadeado no canto superior esquerdo da URL e pelo “S” no HTTPS. Os e commerce necessariamente precisam contratar essa proteção, visto que lidam com dados cadastrais e bancários de seus clientes. Mas, é recomendado que toda empresa ou entidade que tenha um site faça uso dessa ferramenta. Confira o porquê nos próximos tópicos. 

Como funciona a criptografia?

Você deve estar se perguntando como esse sistema de segurança funciona. A criptografia cria uma codificação para todos os dados e informações confidenciais contidas em um site. Por exemplo: se você usa o seu Internet Banking e digita uma senha de acesso online a criptografia embaralha todos esses dados. Assim, um hacker que tente invadir o sistema não conseguirá decifrá-lo.

Qual a sua importância?

A função principal do SSL é, claro, a segurança de informações, mas ele tem impacto em outros aspectos do seu site:

Rankeamento no Google

O buscador do Google tem uma série de critérios para hierarquizar os conteúdos que apresentam para os usuários. As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são desenvolvidas justamente para criar uma arquitetura favorável aos algorítimos do Google. Mas, o certificado de segurança também tem grande influencia nesse rankeamento. Isso porque, priorizando a experiência do usuário, o buscador dá preferência para indicar sites seguros para navegação. Além disso, o Google alerta ao usuário quando o site clicado não é seguro, antes mesmo de abrir o link do site, como mostra a imagem abaixo.

Certificado de Segurança

Receba uma análise gratuita do SEO do seu site aqui

Credibilidade

Você enquanto usuário compraria em um e commerce sem certificado de segurança? Ou fecharia negócio com uma empresa na qual o site não apresentação essa proteção básica? Ao responder essas perguntas já da para perceber o quanto o certificado de segurança é fundamental para construir credibilidade. Vale destacar que, no ambiente online tudo o que temos é isso: credibilidade. Para consumir produtos, serviços, ou informações os usuários buscam autoridade, sejam elas pessoas ou marcas. Então, para construir sua voz no mercado, precisa investir em um SSL para o seu site.

Opções de SSL

São três os principais tipos de Certificado de Segurança existentes. Confira:

Certificado de Segurança para validação de domínio

Esse tipo de SSL é o mais simples, usado apenas para proteção e validação do domínio do site. Por ser mais básico, seu preço também é mais acessível. Inclusive, alguns serviços de hospedagem o oferecem gratuitamente. É indicado para pequenos sites e blogs pessoais.

Para Validação da Organização

Os sites de empresas e e commerce de pequeno porte podem optar por esse certificado de segurança. Além da segurança em web, é uma forma de atestar a idoneidade e a existência da empresa, já que também verifica as informações da corporação.

SSL de Validação Estendida

A versão mais completa de certificado de segurança é o de validação estendida. Antes da emissão do certificado é feita uma avaliação profunda do website e da empresa. É indicado para grandes corporações e lojas virtuais.  Os bancos e instituições financeiras utilizam esse tipo de SSL.

Domínios

Ao contratar uma certificadora de segurança, outro ponto de atenção são as quantidades de domínios e subdomínios que podem ser protegidos por um mesmo SSL. Isso porque existem pacotes de certificado de segurança de diferentes coberturas: domínio único, multidomínios (com capacidade limitada) e curinga, também chamado de WildCard (abarca múltiplos domínios e subdomínios de um mesmo site).

Vale destacar que o certificado de segurança é um investimento de baixo custo e fácil instalação e que só tem vantagens para as empresas que investem nessa ferramenta. Agora que você viu a importância do SSL, já pode começar a procurar a empresa ideal para fazer o seu. 

Gostou do artigo? Leia mais sobre gestão de redes sociais, consultoria Google Ads, Inbound Marketing e outros assuntos de marketing digital no blog da E-Dialog.

Letícia Fernandes

Texto escrito por Letícia Fernandes, Analista de Marketing Digital na E-Dialog

Jornalista, apaixonada por viagens, livros, filmes de romance e cachorro quente!