Ir para o conteúdo
  • (11) 2391-2275 / (21) 2391-7727 / (32) 3026-2640 / (48)3197-4810
  • empresa
  • serviços

    Gestão de Inbound
    Marketing

    Saiba mais

    Nossos serviços

    • Gestão de Inbound Marketing

      Automação, Landing Pages e Estratégia de Inbound.

    • Gestão de Tráfego Pago

      Conheça nosso serviço especializado em Ads

    • Inbound para SaaS

      Também atuamos com Inbound especializado em SaaS

    • SEO - Otimização para busca e para AI

      Seu site no topo da busca do Google, sem pagar por Ads

    • Gestão de Redes Sociais

      Da estratégia, ao conteúdo, passando pelo design e SAC.

    • Experts em RD Station

      Implantação e Gestão de Sistemas RD Station

  • cases de sucesso
  • materiais
  • blog
  • contato

    Fale com a gente!

    Contato

    Faça parte do time/equipe

    Vagas disponíveis

    Comercial e administrativo

    digital@edialog.com.br

    Telefones

    (11) 2391-2275
    (21) 2391-7727
    (32) 3026-2640
    (48) 3197-4810

    pssiu…

    A E-Dialog é uma agência 100% remota mas, caso necessário, com atendimento presencial em MG, SP, RJ e SC.

  • orçamento
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
      Soluções
      • Gestão de Tráfego Pago

        Conheça nosso serviço especializado em Ads

      • Agência de Inbound Marketing

        Entenda o serviço completo de Inbound

      • Automação de Marketing

        Criamos toda estratégia e conteúdo para softwares como RD Station e Hubspot.

      • Automação de WhatsApp

        Criamos fluxos e implantamos chatbots via Whatsapp para sua empresa

      • Inbound para SaaS

        Também atuamos com Inbound especializado em SaaS

      • Gestão de Redes Sociais

        Da estratégia, ao conteúdo, passando pelo design e SAC.

      • Implantação de CRM para Inbound

        Implantamos sistemas e fluxos comerciais

      • SEO - Otimização para busca

        Seu site no topo da busca do Google, sem pagar por Ads

      • HubSpot Marketing e CRM

        Implantação de Sistemas Hubspot

      • RD Station

        Implantação de Sistemas RD Station

  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato

API do WhatsApp Business: o que é, como funciona e vantagens do uso

WhatsApp
Publicado em dezembro 30, 2020
  • Home
  • WhatsApp
  • API do WhatsApp Business: o que é, como funciona e vantagens do uso
Índice
[ez-toc]

Se você é empreendedor ou trabalha para uma empresa, com certeza já percebeu que muitas conversas e até negociações que antes eram resolvidas por reuniões ou trocas de e-mail, hoje já são decididas em um breve “Me envia no WhatsApp?”. Nesse sentido, a própria ferramenta veio se modernizando ao longo dos anos e, em agosto de 2018, para ajudar empresas de todos os portes, lançaram o API do WhatsApp Business – ou WhatsApp Business Solution.

De acordo com uma pesquisa do SEBRAE, 72% dos empreendedores usam o api do whatsapp business. Uma vez que a ferramenta é utilizada por 5 milhões de usuários no mundo – sendo o Brasil o segundo maior mercado -, o app tende a ganhar ainda mais espaço, aproximando a marca de seu público e contribuindo para melhorar a experiência do cliente.

Por isso, neste artigo vamos falar um pouco do que é o api do whatsapp business, como funciona e as suas principais vantagens.

O que é o api do WhatsApp Business?

O api do WhatsApp Business é uma função voltada para pequenas, médias e grandes empresas, criado para facilitar a comunicação com clientes, de forma otimizada, segura e confiável.

Além disso, permite a integração com chatbots e pode ser acessado por vários atendentes usando o mesmo número.

Afinal, como funciona o api do WhatsApp Business?

Como você já viu, o api do whatsapp business é capaz de conquistar uma comunicação mais efetiva com os consumidores de uma marca.

Dessa forma, os usuários podem se comunicar pelo chat como se estivessem conversando com uma pessoa real.

A fim de favorecer ainda mais essa interação, o api do whatsapp business conta com recursos adicionais para diferenciá-lo de um registro individual.

Então, entre os principais recursos do app, encontramos: perfil comercial, etiquetas de contato, configuração para mensagem de saudação e ausência, respostas rápidas e estatísticas.

Todavia, é importante que as empresas fiquem atentas ao cumprimento das políticas comerciais especificadas pelo próprio WhatsApp.

O início das conversas parte do usuário, que também tem autonomia para se excluir da lista de contatos ou bloquear uma empresa que esteja sendo inconveniente.

Veja mais em Como vender pelo Whatsapp? e assista ao vídeo abaixo com a participação do Diretor da E-Dialog, Renan Caixeiro:


Vantagens do uso

Atendimento automatizado com chatbots

Sem dúvida, uma das grandes vantagens de ter a ajuda de um assistente virtual para atendimento dos clientes é reduzir o tempo de espera das respostas, o que proporciona uma experiência positiva para o usuário.

Além disso, com chatbots também é possível realizar vários atendimentos simultâneos e já direcionar de antemão as solicitações do cliente para um atendente humano.

E, claro, a equipe fica bem mais livre para se concentrar em outras atividades.  

Vários atendentes no mesmo número

Outro benefício do uso do api whatsapp business é permitir que todos os operadores sejam capazes de rastrear os contatos, enviar e receber mensagens e transferir conversas para outros membros da equipe.

Integração do WhatsApp com outros canais

Mais um recurso do api do whatsapp business é possibilitar a integração com funcionalidades oferecidas por aplicativos integrados.

Assim, você pode reunir os atendimentos via e-mail, Facebook Messenger e Telegram, por exemplo, em um único lugar.

Selo de conta oficial e verificada

Com o WhatsApp Business Solution – e somente a partir dele -, é possível obter um selo de autenticação do WhatsApp. 

Ou seja, o WhatsApp então verifica que a conta registrada pertence a uma marca real, exibindo um ícone verde de check no perfil.

Sendo assim, esse selo ajuda a sua empresa a passar ainda mais credibilidade aos clientes.

Leia também: TikTok para empresas: como usar a rede para divulgar seu negócio?

 

Gostou do artigo e quer aprender mais a respeito de outros conceitos e ferramentas do Marketing Digital? Acesse agora mesmo o blog da E-Dialog e fique por dentro sobre as principais novidades do mercado!


Texto escrito por Julia Ugelli, Analista de Marketing Digital na E-Dialog

Estudante de Jornalismo, apaixonada por escrita, fotografia e ukulele.

 

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
Compartilhe
Posts relacionados
  • O que é RD Station? Conheça suas soluções, funcionalidades, planos e preços
  • Automação de Marketing Multicanal: conectando e-mail, redes sociais e anúncios
  • O que é conteúdo evergreen? Importância, exemplos e como aplicamos a estratégia nos nossos clientes
  • Conteúdo para pipeline: como o marketing pode acelerar vendas com conteúdo inteligente
  • O que é UGC? Entenda como usar o User Generated Content (Conteúdo Gerado pelo Usuário) para vender mais

Receba uma
Análise Gratuita

Que tal receber análise gratuita de uma Agência de Inbound Marketing experiente e com diferentes cases de sucesso? Nossos consultores vão indicar quais são os melhores canais online para sua empresa decolar.

Solicitar análise

Soluções

  • Automação de Marketing
  • Automação de WhatsApp
  • Agência de Inbound Marketing
  • Inbound para SaaS
  • Consultoria e Gestão de Google Ads
  • Gestão de Tráfego Pago
  • Consultoria e Gestão de Facebook Ads
  • Gestão de Redes Sociais
  • Implantação de CRM
  • SEO - Otimização para busca
  • HubSpot Marketing e CRM
  • Agência RD Station

Recursos

  • Central de Cases
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Vire o Jogo
  • Análise Gratuita
  • Hubspot para Startups

Recursos legais

  • Política de Privacidade

Sobre a E-Dialog

  • Quem somos
  • Clientes
  • Depoimentos
  • Vagas e Cultura
Contato
Copyright © 2025 E-Dialog. Todos os direitos reservados.
Rua Cândido Tostes, 24, Sala 402, Juiz de Fora, Minas Gerais. CNPJ: 12.393.306/0001-34
Facebook Twitter Youtube
pt_BR
pt_BR es_ES