Ir para o conteúdo
  • (11) 2391-2275 / (21) 2391-7727 / (32) 3026-2640 / (48)3197-4810
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
      Soluções
      • Gestão de Tráfego Pago

        Conheça nosso serviço especializado em Ads

      • Agência de Inbound Marketing

        Entenda o serviço completo de Inbound

      • Automação de Marketing

        Criamos toda estratégia e conteúdo para softwares como RD Station e Hubspot.

      • Automação de WhatsApp

        Criamos fluxos e implantamos chatbots via Whatsapp para sua empresa

      • Inbound para SaaS

        Também atuamos com Inbound especializado em SaaS

      • Gestão de Redes Sociais

        Da estratégia, ao conteúdo, passando pelo design e SAC.

      • Implantação de CRM para Inbound

        Implantamos sistemas e fluxos comerciais

      • SEO - Otimização para busca

        Seu site no topo da busca do Google, sem pagar por Ads

      • HubSpot Marketing e CRM

        Implantação de Sistemas Hubspot

      • RD Station

        Implantação de Sistemas RD Station

  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato

10 dicas para fazer um bom texto para blog

Content Marketing
Publicado em fevereiro 27, 2025
  • Home
  • Content Marketing
  • 10 dicas para fazer um bom texto para blog
Índice
[ez-toc]
10 dicas para fazer um bom texto para blog

Escrever um texto para blog exige treino, como qualquer outra habilidade.

O talento escolhe algumas poucas pessoas e, geralmente, faz com que as outras não acreditem que possam escrever bem também.

No entanto, não há segredo. A chave é ler e escrever bastante, fazendo disso um hábito.

Apesar de seguir algumas regrinhas diferentes, escrever na internet também exige prática. No caso dos blogs, é fundamental observar algumas dicas para fazer com que seu texto se sobressaia.

Confira aqui 10 dicas para fazer um bom texto de blog!

– Leia também: Para que serve um blog? Qual sua importância no marketing digital?

1. Defina a linguagem

Quem é seu público? Como falar com ele? A primeira dica para um bom texto de blog é entender sua persona, ou seja, aquela pessoa que vai consumir os seus conteúdos.

Se o seu público é mais jovem, adote uma linguagem informal e utilize referências da internet, música e cinema atuais.

A internet permite mais liberdade na comunicação, mas é essencial manter as regras do português. Ler com frequência também ajuda a aprimorar a escrita!

– Leia também: Confira 5 exemplos de personas e entenda como criar a sua

2. Escolha um título chamativo

Já leu textos do G1 ou outros portais de listas e entretenimento? Esse tipo de título que eles utilizam chama a atenção dos leitores e faz com que eles cliquem.

Instigue a curiosidade do seu público, faça listas, enumere coisas, faça perguntas ou guias úteis. Também tenha uma organização clara no seu texto e comece com um início poderoso que prenda a atenção do leitor.

3. Otimize seus textos para SEO

O SEO é uma prática essencial para que seu conteúdo tenha mais chances de aparecer nos primeiros resultados de busca do Google.

Ele segue critérios atualizados frequentemente, então é importante se manter informado sobre boas práticas, como o uso adequado de palavras-chave e a otimização da experiência do usuário.

Vamos supor que você queira falar sobre chocolate. Você deve pensar em um tema pelo qual as pessoas busquem no Google. Muitas pessoas devem procurar, por exemplo, palavras como “chocolate meio amargo faz bem pra saúde?”.

Cabe a você captar essa demanda de perguntas ou buscas e tratar delas em seus textos. Escolha palavras-chave estratégicas e o Google pode melhorar seu posicionamento. O SEO é um dos melhores amigos dos textos para blog!

– Leia também: 13 ferramentas de SEO para analisar e otimizar sites

4. Use diferentes mídias para enriquecer seu conteúdo

Áudios, imagens, vídeos, gifs… o texto de internet precisa ser vivo.

Voltemos ao exemplo acima. Como você vai falar de chocolate sem despejar fotos ou vídeos interessantes sobre o tema? Qual a graça em se falar de chocolate e só se deparar com texto na internet?

Cuidado com os direitos autorais, no entanto, sempre cite fontes ou use bancos de imagens gratuitos como Unsplash, Pexels e Pixabay.

– Leia também: Vídeo Marketing: o que é, quais as suas vantagens e dicas de como fazer

5. Mantenha o texto objetivo

Fazer um bom texto de blog exige que você seja sucinto e direto. Poucas pessoas têm paciência para ler textos longos na internet, por isso, a estrutura do conteúdo faz toda a diferença.

Utilize bullet points, listas, parágrafos curtos e outros elementos que tornem a leitura mais fluida e escaneável.

Subtítulos bem definidos, negrito para destacar informações importantes e espaçamento adequado também ajudam a manter o leitor engajado.

Além disso, evite blocos de texto extensos. Sempre que possível, divida as informações em seções menores para facilitar a absorção do conteúdo.

Quanto mais organizado e visualmente agradável for o texto, maior será a chance de prender a atenção do público até o final.

– Leia também: Marketing de conteúdo: o que é, qual sua importância e como implementar

6. Mantenha o leitor no seu blog

Com o tempo, você terá mais conteúdo e poderá seduzir o leitor para mantê-lo mais tempo no seu blog.

Isso fará com que ele leia mais sobre o assunto e tenha mais contato com seu produto/serviço. Essa é a grande finalidade de um blog para uma empresa.

Em seus textos, sempre redirecione o leitor para dentro do próprio site. Coloque links de textos que você já publicou para que ele não vá para outros lugares e te esqueça.

Uma dica: se for colocar vídeos do YouTube ou outras plataformas, não coloque o link. Dessa forma, o internauta sai da sua página. Incorpore os vídeos para que eles sejam exibidos diretamente no seu post.

7. Seja original

Básico, mas sempre bom lembrar que seu conteúdo deve ser original.

Basear o texto em outro é normal, mas não copie linha por linha.

Cite fontes, inspirações. Dê crédito ao trabalho dos outros!

8. Aproveite assuntos em alta

De nada adianta fazer um bom texto de blog se ninguém estiver lendo.

Além das estratégias citadas, tente sempre linkar seu post a um assunto que esteja em voga.

Celebridades, filmes, séries, eventos importantes, tendências do mercado… tudo isso vai ajudar seu texto a ser mais instigante e relevante para os leitores.

9. Revise antes de publicar

Mesmo que seu texto esteja bem estruturado, erros gramaticais, frases confusas ou repetições podem comprometer a credibilidade do seu blog.

Sempre revise o conteúdo antes de publicá-lo. Utilize ferramentas de correção, como o Grammarly (para inglês) ou o LanguageTool (para português), e, se possível, peça para outra pessoa ler o texto.

Uma revisão cuidadosa melhora a clareza e a profissionalismo da escrita.

10. Incentive a interação

Um bom texto de blog não deve ser apenas informativo, mas também interativo.

No final de cada post, incentive os leitores a deixarem comentários, compartilharem suas opiniões ou fazerem perguntas. Chame para a ação! Você pode sugerir que eles assinem sua newsletter, sigam suas redes sociais ou baixem um material gratuito relacionado ao tema.

Essa interação não só fortalece o relacionamento com seu público, mas também melhora o engajamento do blog, ajudando no ranqueamento no Google.

– Saiba mais em: Como criar um blog e atrair uma audiência fiel? Confira nosso passo a passo

Profissionalize seus textos para blog!

Escrever um bom texto de blog vai além de simplesmente juntar palavras em uma página. É preciso estratégia, criatividade e técnica para prender a atenção do leitor e garantir que seu conteúdo seja encontrado. Aplicando essas 10 dicas, você terá textos mais atraentes, organizados e eficazes para engajar seu público.

Mas sabemos que criar conteúdos de qualidade exige tempo e dedicação. Se você deseja potencializar os resultados do seu blog e atrair mais leads para o seu negócio, contar com especialistas faz a diferença.

A E-Dialog é uma agência de Inbound Marketing especializada em produção de conteúdo estratégico para blogs corporativos e redes sociais. Nossa equipe utiliza as melhores práticas de SEO, redação e marketing digital para criar textos que informam, engajam e convertem.

Quer transformar o seu blog em uma ferramenta poderosa para sua empresa? Entre em contato conosco!

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
Compartilhe
Posts relacionados
  • WhatsApp no RD Station (Whatstation): por que usar e como implementar com a E-Dialog
  • Agência AI First: o que isso significa na prática e como usamos a tecnologia para gerar resultados
  • 8 serviços de marketing digital da E-Dialog que vão impulsionar seus resultados
  • Quanto custa para anunciar no Instagram Ads? Entenda os valores
  • Vaga aberta: Consultor(a) de Novos Negócios CLT

Receba uma
Análise Gratuita

Que tal receber análise gratuita de uma Agência de Inbound Marketing experiente e com diferentes cases de sucesso? Nossos consultores vão indicar quais são os melhores canais online para sua empresa decolar.
Solicitar análise

Soluções

  • Automação de Marketing
  • Automação de WhatsApp
  • Agência de Inbound Marketing
  • Inbound para SaaS
  • Consultoria e Gestão de Google Ads
  • Gestão de Tráfego Pago
  • Consultoria e Gestão de Facebook Ads
  • Gestão de Redes Sociais
  • Implantação de CRM
  • SEO - Otimização para busca
  • HubSpot Marketing e CRM
  • Agência RD Station

Recursos

  • Central de Cases
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Vire o Jogo
  • Análise Gratuita
  • Hubspot para Startups

Recursos legais

  • Política de Privacidade

Sobre a E-Dialog

  • Quem somos
  • Clientes
  • Depoimentos
  • Vagas e Cultura
Contato
Copyright © 2025 E-Dialog. Todos os direitos reservados.
Rua Cândido Tostes, 24, Sala 402, Juiz de Fora, Minas Gerais. CNPJ: 12.393.306/0001-34
Facebook Twitter Youtube
pt_BR
pt_BR es_ES