Ir para o conteúdo
  • (11) 2391-2275 / (21) 2391-7727 / (32) 3026-2640 / (48)3197-4810
  • empresa
  • serviços

    Gestão de Inbound
    Marketing

    Saiba mais

    Nossos serviços

    • Gestão de Inbound Marketing

      Automação, Landing Pages e Estratégia de Inbound.

    • Gestão de Tráfego Pago

      Conheça nosso serviço especializado em Ads

    • Inbound para SaaS

      Também atuamos com Inbound especializado em SaaS

    • SEO - Otimização para busca e para AI

      Seu site no topo da busca do Google, sem pagar por Ads

    • Gestão de Redes Sociais

      Da estratégia, ao conteúdo, passando pelo design e SAC.

    • Experts em RD Station

      Implantação e Gestão de Sistemas RD Station

  • cases de sucesso
  • materiais
  • blog
  • contato

    Fale com a gente!

    Contato

    Faça parte do time/equipe

    Vagas disponíveis

    Comercial e administrativo

    digital@edialog.com.br

    Telefones

    (11) 2391-2275
    (21) 2391-7727
    (32) 3026-2640
    (48) 3197-4810

    pssiu…

    A E-Dialog é uma agência 100% remota mas, caso necessário, com atendimento presencial em MG, SP, RJ e SC.

  • orçamento
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
      Soluções
      • Gestão de Tráfego Pago

        Conheça nosso serviço especializado em Ads

      • Agência de Inbound Marketing

        Entenda o serviço completo de Inbound

      • Automação de Marketing

        Criamos toda estratégia e conteúdo para softwares como RD Station e Hubspot.

      • Automação de WhatsApp

        Criamos fluxos e implantamos chatbots via Whatsapp para sua empresa

      • Inbound para SaaS

        Também atuamos com Inbound especializado em SaaS

      • Gestão de Redes Sociais

        Da estratégia, ao conteúdo, passando pelo design e SAC.

      • Implantação de CRM para Inbound

        Implantamos sistemas e fluxos comerciais

      • SEO - Otimização para busca

        Seu site no topo da busca do Google, sem pagar por Ads

      • HubSpot Marketing e CRM

        Implantação de Sistemas Hubspot

      • RD Station

        Implantação de Sistemas RD Station

  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato

Técnicas de Marketing Digital: 5 motivos para não se prender ao protocolo

Marketing Digital
Publicado em maio 21, 2019
  • Home
  • Marketing Digital
  • Técnicas de Marketing Digital: 5 motivos para não se prender ao protocolo
Índice
[ez-toc]

Existem muitos materiais didáticos que podem ser consultados gratuitamente na internet e que enriquecem o público que busca saber mais sobre Técnicas de Marketing Digital. Acontece que muitas vezes as pessoas acham que é só seguir os passos 1, 2, 3 e 4 e pronto! O resultado chega. Mas esse processo não pode e nem deve ser considerado uma fórmula perfeita.

Para entender melhor os motivos pelos quais as Técnicas de Marketing Digital precisam de muito mais do que uma fórmula perfeita para trazer resultados de valor, listamos 5 razões abaixo:

1. Perfil do consumidor

Se a sua marca tem foco em alcançar pessoas de alto padrão de consumo no setor de moda, será que obterá sucesso usando a mesma estratégia de uma empresa que tem foco em um público que está acostumado a consumir fast fashion?

Provavelmente não. Isso porque o perfil do seu consumidor é diferente e esse quesito importa muito na hora de traçar as estratégias através das Técnicas de Marketing Digital.

Pode ser que algumas escolhas sejam parecidas porque estamos falando do mesmo ramo de atuação. Acontece que não podemos pressupor que o comportamento do consumidor é o mesmo quando falamos de poderes aquisitivos diferentes.

2. Canais de comunicação

Da mesma forma que é preciso estudar a individualidade do perfil do consumidor de cada marca, independente das Técnicas de Marketing Digital, o profissional que estiver fazendo o planejamento estratégico da marca também deve considerar quais canais de comunicação estão sendo consumidos por aquele público.

Por já estar tão intrínseco a nós, o “digital” faz parte dos nossos dias sem que nós percebamos. Passamos de uma aba para a outra e, em apenas um piscar de olhos, estamos na terceira. Por isso é muito perigoso, dentro de uma estratégia de Marketing Digital, pensar em manter a sua marca em apenas um ponto de contato com o público. Ou naquela que você julgar mais eficiente.

Para validar a real eficácia de determinado canal de comunicação digital é importante que sejam feitos testes para verificar o retorno dado. Inclusive, antes dos testes, o profissional de marketing digital pode obter informações macros sobre aquele canal se fazendo algumas perguntas pontuais, por exemplo:

  • Qual a faixa etária média do público que está no Pinterest? E no Facebook?
  • Algum concorrente meu está no Twitter? Como se comporta o público em relação à conta dele?

Lembrando: as respostas não necessariamente vão vir a partir da resposta dessas perguntas. Por isso dissemos que não é interessante seguirmos apenas as “fórmulas prontas” usando técnicas de Marketing Digital.

3. Objetivos únicos

A sua marca possui os próprios objetivos. Por mais que você olhe para a empresa do vizinho e pense “mas eu quero a mesma coisa que ele”, será preciso adequar aquele “sonho” à sua realidade.

Esse é um dos motivos mais importantes pelos quais você não pode se prender ao protocolo. Toda estratégia traçada dentro de um planejamento de Marketing Digital precisa ir atrás de alcançar o que se espera enquanto resultado.

Nesse caso é importante lembrar que o Marketing Digital não é, necessariamente, responsável pelas vendas de uma empresa. Isso porque precisa da parceria Marketing e Comercial. Um exemplo de objetivo aqui seria: Marketing gerar uma quantidade X de contatos qualificados para que o Comercial consiga fazer suas negociações.

4. Softwares não fazem milagres

Por mais atualizados que eles sejam, os softwares ainda não trabalham 100% sozinhos. Por isso não adianta se prender ao protocolo imaginando que as técnicas de Marketing Digital podem funcionar como uma fórmula.

Por trás do funcionamento do software deve existir um profissional fazendo análises, testes, verificando erros e corrigindo-os. Isso porque toda estratégia deve possibilitar alterações pontuais dentro do escopo do projeto.

Imagine só: você coloca o “passo a passo” em prática, percebe que não está dando resultado nenhum e mesmo assim não muda nada porque dizem que aquilo é o “certo”? Você estará perdendo tempo e dinheiro.

5. Testes funcionam

Se você considerar que existe um protocolo perfeito para obter resultados através das Técnicas de Marketing Digital, você logo pressupõe que não deve fazer testes. Mas acreditar que vai colher frutos sem pensar fora da caixa é um erro muito grande para quem gostaria obter sucesso através desse caminho.

Nesse tópico vale ressaltar a importância de um profissional de Marketing Digital qualificado para coletar e analisar todas as métricas resultantes das ações que já foram realizadas. A partir daí verificar quais modificações precisarão ser feitas para se aproximar cada vez mais do objetivo principal da marca.

Mas então, como usar as técnicas de Marketing Digital a meu favor?

Como dito anteriormente, o ideal é que você tenha suporte de profissionais qualificados para planejar e executar com excelência todas as estratégias que forem traçadas especialmente para o seu negócio. A questão é que as técnicas de Marketing Digital só vão trazer resultados de valor quando estiverem alinhadas com um pensamento atento e esperto para perceber todos os gaps e cobri-los de oportunidades.

Gostou do artigo? Leia mais sobre gestão de redes sociais, consultoria Google Ads, Inbound Marketing e outros assuntos de marketing digital no blog da E-Dialog.

Mariana Carpinter

Mariana Carpinter, analista de Inbound Marketing na E-Dialog

Jornalista formada, quase formando em Publicidade e Propaganda e não sabe responder à pergunta: “Qual das duas faculdades você gosta mais?”. Sem critério nenhum pra playlist, escuta funk, sertanejo, pop, rock, country, rap, MPB, eletrônico. Ah… Taurina com ascendente em Gêmeos.

Você também pode querer ler:

https://www.edialog.com.br/inbound-marketing/como-gerar-trafego-para-seu-site-nos-principais-canais-de-marketing-digital/

monitoramento-de-redes-sociais

Jornada do consumidor: entenda o que é e saiba como utilizar o Inbound Marketing nesse processo [Update 2023]

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
Compartilhe
Posts relacionados
  • Automação de Marketing Multicanal: conectando e-mail, redes sociais e anúncios
  • O que é conteúdo evergreen? Importância, exemplos e como aplicamos a estratégia nos nossos clientes
  • Conteúdo para pipeline: como o marketing pode acelerar vendas com conteúdo inteligente
  • O que é UGC? Entenda como usar o User Generated Content (Conteúdo Gerado pelo Usuário) para vender mais
  • Incentivos ESG: como programas de premiação corporativa podem gerar impacto social

Receba uma
Análise Gratuita

Que tal receber análise gratuita de uma Agência de Inbound Marketing experiente e com diferentes cases de sucesso? Nossos consultores vão indicar quais são os melhores canais online para sua empresa decolar.

Solicitar análise

Soluções

  • Automação de Marketing
  • Automação de WhatsApp
  • Agência de Inbound Marketing
  • Inbound para SaaS
  • Consultoria e Gestão de Google Ads
  • Gestão de Tráfego Pago
  • Consultoria e Gestão de Facebook Ads
  • Gestão de Redes Sociais
  • Implantação de CRM
  • SEO - Otimização para busca
  • HubSpot Marketing e CRM
  • Agência RD Station

Recursos

  • Central de Cases
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Vire o Jogo
  • Análise Gratuita
  • Hubspot para Startups

Recursos legais

  • Política de Privacidade

Sobre a E-Dialog

  • Quem somos
  • Clientes
  • Depoimentos
  • Vagas e Cultura
Contato
Copyright © 2025 E-Dialog. Todos os direitos reservados.
Rua Cândido Tostes, 24, Sala 402, Juiz de Fora, Minas Gerais. CNPJ: 12.393.306/0001-34
Facebook Twitter Youtube
pt_BR
pt_BR es_ES