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O termo inglês que combina Sales – vendas, em português – e Marketing vem se consolidando cada vez mais nos discursos quando a intenção de unir a equipe de vendas à equipe de marketing é a pauta em questão.

Se você ainda não sabe o que isso realmente significa, como funciona e pode ser aplicado na sua empresa, ou quer se aprofundar mais sobre essa estratégia, fique tranquilo! 

Continue lendo este artigo e tire as suas dúvidas sobre o assunto. Vamos lá?

O que é Smarketing?

Entendido como um conceito ou estratégia que une as equipes de marketing e vendas, o Smarketing pode ser traduzido para o português como Vendarketing. 

A estratégia propõe a maior união entre o setor de marketing com o de vendas. Apesar de se tratarem de departamentos distintos, a sintonia entre eles é indispensável para que a empresa alcance melhores resultados.

O método permite a maior sintonia entre eles, que passa a ser mais estratégica e funcional para facilitar o compartilhamento constante de mais informações, sempre com o intuito de otimizar não só os processos, mas também potencializar os resultados dos negócios e o desempenho das equipes. 

Não à toa, o Smarketing – ou Vendarketing, se preferir – se destaca na hora de melhorar esses dois setores. Pois, quando posicionados de forma conectada nos processos da empresa, é possível trazer mais previsibilidade de crescimento, além de conseguirem escalar oportunidades de negócios mais viáveis e sustentáveis. 

Em suma: Sales (Vendas) + Marketing = Smarketing

Agora que você sabe o que é Vendarketing, saiba como ele funciona na prática, como é possível unir esses dois times e conheça também os principais benefícios que podem ser agregados à sua empresa. Confira!

Como o Smarketing funciona na prática?

Se os times de marketing e de vendas da sua empresa não costumam atuar em sintonia de maneira mais efetiva, ainda sim é possível aplicar o conceito de Smarketing na sua empresa. Acompanhe!

Atenção: o alinhamento vem antes de tudo!

Antes que algum departamento culpe o outro por resultados ou leads pouco promissores, é preciso entender que a responsabilidade, assim como as conquistas, são consequências de todos os esforços, sendo esse o principal objetivo do conceito de Smarketing: ambas áreas precisam estar igualmente engajadas para que, de fato, caminhem juntas e alcancem esse estágio.

Lembre-se: o trabalho em equipe é essencial!

Todos fazem parte de maneira indispensável da organização. Portanto, é imprescindível que os objetivos e as metas estejam devidamente alinhados. Somente assim é possível trazer a tão desejada previsibilidade de crescimento à empresa.

Em conjunto, devem levantar as metas, elencar e integrar as ferramentas que mais atendem aos métodos utilizados, além de entender quem é responsável por cada demanda.

Leia também: Como Estruturar o Setor Comercial de Pequenas e Médias Empresas 

Tenha paciência e persistência!

A implementação do conceito pode ser uma completa novidade para a empresa. Mas, independente de ser ou não algo inédito, ela não acontece de um dia para o outro.

Todos os métodos – até os detalhes – precisam ser revisados. O período de negociações e debates em que os times avaliarão novas inclusões e mudanças precisa contar com o máximo de equilíbrio possível.

Sem mais delongas, veja a seguir como o Smarketing funciona na prática, além de conferir algumas dicas e os principais benefícios desse modelo:

1. Comunicação é tudo! O Smarketing aumenta a união e a inteligência da equipe.

Para começar o alinhamento da melhor maneira possível e com o máximo de segurança, é fundamental o diálogo e o envolvimento constante com a nova cultura. 

Portanto, as equipes precisam estar cientes da implementação, entender as necessidades e conhecer os objetivos e demandas de ambos departamentos. 

Dica: abra um canal aberto de comunicação entre as equipes.

Os times de Marketing e vendas devem estar alinhados não apenas em relação aos objetivos e metas da empresa. A boa comunicação entre os membros das equipes é determinante para o bom funcionamento do Smarketing.

A comunicação e a união entre os times deve ser sempre transparente, para que todos consigam acompanhar o andamento e progresso das atividades e objetivos.

2. Cria novas formas de gerenciar os relatórios entre as equipes

Nesse momento, é preciso encontrar métodos para gerar e compartilhar relatórios que contenham as informações que cada time necessita para tomar decisões.

A equipe de vendas reporta para o marketing o que aconteceu com as leads e, em seguida,  o time de marketing decide o que faz com elas e também reporta o resultado para o setor de vendas.

Com o tempo, estes relatórios asseguram uma previsibilidade que garantirá ao marketing a possibilidade de focar nas melhores estratégias de diálogo com os leads.

Dica: vale a pena promover mais reuniões para que as equipes consigam trocar feedbacks sobre suas ações.

As equipes podem se reunir com uma frequência estipulada em grandes reuniões e com todos os membros para realizar as trocas.

3. Assegura aos times mais entendimento das metas, objetivos e estratégias propostas.

Seja mensal, semestral ou anual, as metas do time de marketing precisam ser baseada na receita da empresa. Da mesma forma, o time de vendas. Portanto, é imprescindível que marketing e vendas tenham objetivos e metas iguais ou semelhantes. 

Além disso, tente segurar ao máximo que todos entendam e estão de acordo com as estratégias que serão colocadas em prática, afinal, todos estão no mesmo barco.

Dica: cultive ao máximo o respeito pelo trabalho do outro. Além do reconhecimento, o respeito é fundamental devido à sua importância para um smarketing verdadeiro e de qualidade.

Isso torna não só o trabalho mais produtivo, mas também assegura uma rotina muito mais agradável. Promova uma cultura de incentivos, como premiações e bônus, para impulsionar e comemorar o atingimento das metas.

5. Integra as plataformas e softwares utilizados pela empresa

O smarketing é orientado por cultura de integração e compartilhamento constante de informações. Logo, a interação entre as plataformas e softwares também é indispensável para sustentar as ações dos dois times, além de conduzi-los com o fornecimento de dados e números.

Existem diversas plataformas e softwares que permitem esse tipo de sistema que centraliza todas as ações, de modo que todos consigam acompanhar em tempo real o andamento das demandas, seus respectivos prazos e resultados, geração de tráfego pago, leads, etc.

Dica: vale a pena investir em um bom sistema. Dependendo dos sistemas escolhidos, é possível gerar relatórios complexos dos períodos selecionados em minutos!

A aproximação entre os times fica ainda mais evidente com as reuniões de revisão e análise de resultados. Dessa forma, a compreensão de que as áreas se complementam fica ainda mais clara. 

Com o aumento de produtividade devido à organização mais estratégica, melhor será o funcionamento do funil e mais metas serão alcançadas!

3. Alinhamento mais assertivo dos estágios de venda e marketing com o funil

É muito importante entender o funil do fundo para o topo. Mas a unificação do funil de vendas pelo qual os leads percorrem é um dos principais padrões do Smarketing.

A jornada dos leads está diretamente relacionada ao seu ciclo médio de vendas. Nesse momento, os esforços dos times para sincronizar as suas ações de acordo com a etapa em que o lead se encontra será crucial ao longo de todo o processo.

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4. Permite a maior compreensão das informações das buyer personas

Com tantos conhecimentos, informações e dados compartilhados entre as equipes, é mais favorecido a elas o entendimento do funil do fundo para o topo, isto é, quantas oportunidades são necessárias para fechar as vendas. 

Logo: 

  • quanto de SAL (Sales Accepted Leads ou Leads aceitos por Vendas) para atingir as oportunidades;
  • quanto de MQL (Marketing Qualified Leads, ou contatos qualificados por Marketing) e
  • quanto de visitantes devem virar Leads.

Os acordos feitos entre os times são condensados em uma documentação via  SLA, que permite consultas rápidas sobre as personas, por exemplo, algo determinante para a eficácia das ações alinhadas.

Dica: reuniões semanais e mensais para alinhar e debater pontos mais profundos sobre as personas, além de outros fatores que interferem no bom funcionamento do Smarketing é determinante para a evolução da equipe.

Elas precisam estar sempre alinhadas em relação às campanhas e projetos do time de marketing, assim como a equipe de vendas deve sempre atualizar seus companheiros sobre quaisquer modificações nos processos, novas alterações, ajustes ou novidades.

Principais benefícios do Smarketing agregados para a empresa:

  1. Toda a equipe se beneficia crescimento e contribuem para a expansão dos negócios que se torna muito mais previsível
  2. Mais compreensão em relação aos investimentos 
  3. Funil padronizado, segmentos de emails  mais definidos e persona mais verossímil
  4. Automatização de muitas funções e rotinas mais eficientes e agradáveis e com mais troca de conhecimentos
  5. Mais argumentos em relação às objeções dos leads e melhora nas taxas de conversão
  6. Mais transparência e foco no trabalho estratégico, melhorando o aproveitamento das oportunidades
  7. Melhora na abordagem de vendas, ações mais certeiras para cada etapa do funil e registro de dados e relatórios mais completos

Por fim, quando passam a atuar de forma integrada – com objetivos, metas e números claros, além de processos em sintonia -, Marketing e encontram estratégias muito mais assertivas. 

Integrá-los pode não ser uma tarefa fácil, mas o mais importante é entender que o Smarketing é fundamental para garantir bons resultados em sua empresa, além de um assegurar um crescimento mais sustentável e previsível.

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