Ir para o conteúdo
  • (11) 2391-2275 / (21) 2391-7727 / (32) 3026-2640 / (48)3197-4810
  • empresa
  • serviços

    Gestão de Inbound
    Marketing

    Saiba mais

    Nossos serviços

    • Gestão de Inbound Marketing

      Automação, Landing Pages e Estratégia de Inbound.

    • Gestão de Tráfego Pago

      Conheça nosso serviço especializado em Ads

    • Inbound para SaaS

      Também atuamos com Inbound especializado em SaaS

    • SEO - Otimização para busca e para AI

      Seu site no topo da busca do Google, sem pagar por Ads

    • Gestão de Redes Sociais

      Da estratégia, ao conteúdo, passando pelo design e SAC.

    • Experts em RD Station

      Implantação e Gestão de Sistemas RD Station

  • cases de sucesso
  • materiais
  • blog
  • contato

    Fale com a gente!

    Contato

    Faça parte do time/equipe

    Vagas disponíveis

    Comercial e administrativo

    digital@edialog.com.br

    Telefones

    (11) 2391-2275
    (21) 2391-7727
    (32) 3026-2640
    (48) 3197-4810

    pssiu…

    A E-Dialog é uma agência 100% remota mas, caso necessário, com atendimento presencial em MG, SP, RJ e SC.

  • orçamento
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
      Soluções
      • Gestão de Tráfego Pago

        Conheça nosso serviço especializado em Ads

      • Agência de Inbound Marketing

        Entenda o serviço completo de Inbound

      • Automação de Marketing

        Criamos toda estratégia e conteúdo para softwares como RD Station e Hubspot.

      • Automação de WhatsApp

        Criamos fluxos e implantamos chatbots via Whatsapp para sua empresa

      • Inbound para SaaS

        Também atuamos com Inbound especializado em SaaS

      • Gestão de Redes Sociais

        Da estratégia, ao conteúdo, passando pelo design e SAC.

      • Implantação de CRM para Inbound

        Implantamos sistemas e fluxos comerciais

      • SEO - Otimização para busca

        Seu site no topo da busca do Google, sem pagar por Ads

      • HubSpot Marketing e CRM

        Implantação de Sistemas Hubspot

      • RD Station

        Implantação de Sistemas RD Station

  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato

O que postar? Planejamento de Conteúdo para redes sociais

Mídia Social
Publicado em junho 11, 2019
  • Home
  • Mídia Social
  • O que postar? Planejamento de Conteúdo para redes sociais
Índice
[ez-toc]

Que as redes sociais são grandes protagonistas da atual geração isso todo mundo já sabe.

A força desses meios é tamanha que modificou o modo de se criar conexões nos mais diversos âmbitos, social, comercial e inclusive nos meios de comunicação. Mas afinal, como criar um planejamento de conteúdo para redes sociais?

Se a sua marca ainda não está presente em alguma rede social, você está perdendo uma excelente oportunidade de negócio. E com certeza está ficando para trás da concorrência. Busque mudar isso agora mesmo.

Não sabe por onde começar? Temos algumas dicas que vão ajudá-lo a definir uma estratégia de marketing de conteúdo mais assertiva para o seu negócio. Continue a leitura e descubra!

1° passo para a elaboração de um planejamento de conteúdo para redes sociais: definição da persona

Antes de iniciar o planejamento de conteúdo para redes sociais, é preciso entender com quem sua marca irá dialogar. Ou seja, qual o público que você precisa atingir.

É preciso compreender quem é o seu cliente. Quais são os seus hábitos? O que ele faz em seu dia a dia? Quais são os seus anseios? Enfim, essas são algumas perguntas que vão ajudá-lo na definição da melhor estratégia de marketing de conteúdo

Para facilitar o processo de criação e o direcionamento de conteúdo você precisa criar uma Persona. As Personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de uma marca.

Quando você entender quem você precisa atingir, você será capaz de proporcionar conteúdo específico para eles. Pense que seu objetivo é criar um personagem a partir de um estereótipo, que seja o mais próximo possível de seus públicos. Um ser humano real com desejos e anseios.

Veja aqui algumas dicas de como definir a sua persona.

O engajamento e geração de demanda nas redes sociais

Essa é uma dúvida muito comum durante o processo de criação de um planejamento de conteúdo para redes sociais. Afinal, como unir o engajamento com a geração de demanda?

É importante que as pessoas criem uma conexão com a sua marca, que elas lembrem de você, que elas prefiram você. E isso sem deixar os números de lado, afinal, um dos propósitos da rede social para empresas é também a captação de leads.

O segredo, entretanto, é estabelecer um equilíbrio. Ou seja, pegar todo o engajamento da marca e transformá-lo em oportunidades. Lembre-se, hoje em dia mais conexão significa também mais conversão.

Criando conexão com a marca

Pense nas marcas que você ama. O que as diferencia das demais e fazem com que elas sejam lembradas por você? A resposta é que, na maioria das vezes, elas sabem exatamente como se conectar com o seu público, como serem únicas.

Que tal apresentarmos alguns exemplos práticos que vão ajudá-lo a compreender o que queremos dizer sobre criar conexão nas redes sociais? Vamos lá!

A marca de sorvetes Ben & Jerry’s tem um posicionamento bem específico nas redes sociais, focado principalmente em ativações e engajamento. Já é comum vermos conteúdos da marca que viralizaram na rede.

Um deles foi uma cerimônia de casamento dentro da loja da empresa em São Paulo. Um cliente entrou em contato pela rede social da marca pedindo para seu casar com seu companheiro na loja. A marca não só atendeu o pedido dele, como soube trabalhar muito bem o resultado disso nas redes sociais.

Outro excelente exemplo é o de uma campanha da CNA. De um lado, estudantes brasileiros que desejam treinar o inglês. Do outro, idosos americanos que buscam alguém para conversar. Entre eles, apenas uma ferramenta de videochat, que permite a comunicação à distância pela internet.

O resultado é de uma sensibilidade da marca incrível. Olha só no vídeo!

O que podemos tirar desses dois exemplos? Seja autêntico na produção de conteúdo da sua marca, seja humano acima de tudo. Lembre-se somos pessoas criando para outras pessoas.

Crie conteúdos relevantes

No meio de tantas informações que vemos on-line nos dias atuais é preciso se destacar para envolver o usuário e então levá-lo a tomar uma ação. Isso será possível somente com a criação de conteúdos realmente relevantes.

Crie um plano de conteúdo que vá responder as dúvidas de seus clientes, que vá realmente ajudá-lo em algo. Se sua marca fizer isso esse cliente com certeza lembrará de você mais para frente quando ele precisar do seu produto/serviço. Conteúdo é empatia acima de tudo.

Os resultados virão como consequência de uma estratégia de conteúdo bem planejada.

Dica para o planejamento de conteúdo para redes sociais: aproveite o momento

As redes sociais são dinâmicas, por isso, o timing é fundamental para a criação de conteúdo. Fique atento ao que está em alta no momento e veja se a sua marca pode se aproveitar disso de alguma forma.

O melhor exemplo que podemos dar são os memes que viralizam nas redes sociais. De repente todo mundo passa a falar de um mesmo assunto e por que não aproveitar isso também para a sua empresa?

Os domingos não eram os mesmos quando tinha um novo episódio da série Game Of Thrones, parecia que só se falava sobre isso. Ninguém queria saber de outra coisa. Logo, a solução foi juntar-se a eles. Olha só o que algumas marcas fizeram:

Walmart post Game of Thrones

Giraffas post Game of Thrones

Outro meme que viralizou nas redes sociais foi o “Juntos e Shallow Now”. As marcas souberam aproveitá-lo muito bem. Olha só!

Coca-Cola postPizza Hut

Para se aprofundar ainda mais nos melhores tipos de conteúdo para sua marca, fizemos este texto com alguns hacks para transformar métricas de vaidade em oportunidades de negócio, veja aqui.

Gostou do artigo? Leia mais sobre gerenciamento de redes sociais, consultoria Google Ads, Inbound Marketing e outros assuntos de marketing digital no blog da E-Dialog.

Carolina Rossi autora do texto

Carolina Rossi, Analista de Marketing de Conteúdo na E-Dialog

Jornalista, tem 24 anos e ama mergulhar em novas histórias, por isso a escolha pela profissão. Tem no esporte um grande amor, principalmente Fórmula 1. Curte livros, séries e filmes dramáticos e reflexivos, mesmo sendo Virginiana com ascendente em Capricórnio (#Shock).

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
Compartilhe
Posts relacionados
  • Automação de Marketing Multicanal: conectando e-mail, redes sociais e anúncios
  • O que é conteúdo evergreen? Importância, exemplos e como aplicamos a estratégia nos nossos clientes
  • Conteúdo para pipeline: como o marketing pode acelerar vendas com conteúdo inteligente
  • O que é UGC? Entenda como usar o User Generated Content (Conteúdo Gerado pelo Usuário) para vender mais
  • Incentivos ESG: como programas de premiação corporativa podem gerar impacto social

Receba uma
Análise Gratuita

Que tal receber análise gratuita de uma Agência de Inbound Marketing experiente e com diferentes cases de sucesso? Nossos consultores vão indicar quais são os melhores canais online para sua empresa decolar.

Solicitar análise

Soluções

  • Automação de Marketing
  • Automação de WhatsApp
  • Agência de Inbound Marketing
  • Inbound para SaaS
  • Consultoria e Gestão de Google Ads
  • Gestão de Tráfego Pago
  • Consultoria e Gestão de Facebook Ads
  • Gestão de Redes Sociais
  • Implantação de CRM
  • SEO - Otimização para busca
  • HubSpot Marketing e CRM
  • Agência RD Station

Recursos

  • Central de Cases
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Vire o Jogo
  • Análise Gratuita
  • Hubspot para Startups

Recursos legais

  • Política de Privacidade

Sobre a E-Dialog

  • Quem somos
  • Clientes
  • Depoimentos
  • Vagas e Cultura
Contato
Copyright © 2025 E-Dialog. Todos os direitos reservados.
Rua Cândido Tostes, 24, Sala 402, Juiz de Fora, Minas Gerais. CNPJ: 12.393.306/0001-34
Facebook Twitter Youtube
pt_BR
pt_BR es_ES