Não é necessária nenhuma pesquisa pra constatar que 112% a maior parte das pessoas não tolera os comerciais no Youtube que se intrometem entre elas e os vídeos desejados. Na melhor das hipóteses, temos que esperar aqueles cinco segundos intragáveis pra apertar o botãozinho “pular anúncio”. Prova de que os comerciais no Youtube são impopulares é a taxa de rejeição às peças.
Cerca de 94% das pessoas pula as propagandas assim que o tempo obrigatório de espera acaba. Do ponto de vista das marcas, é um pouco desleal concorrer com os vídeos que as pessoas desejam assistir e ter cinco segundos para prender a atenção delas. Isso demanda peças específicas para o Youtube, diferentes, pensadas para captar a atenção do espectador em questão de segundos.
Pois, então, comerciais no Youtube para a Geico não são mais problema.
Criatividade com tema duro
A empresa americana de seguros de automóveis encarou a oportunidade e olhou para o Youtube com a atenção necessária. A maior rede social de vídeos do planeta não funciona na mesma dinâmica da televisão: o Youtube não tem horários marcados, as pessoas montam a “programação” que querem assistir e vão desprezar o que não querem. Fosse a televisão, tudo seria, de certa forma, mais fácil. Por comodidade, preguiça, ou seja lá o que for, as pessoas que sentam no sofá para assistirem à novela, ao futebol ou ao jornal acabam sendo mais tolerantes com os comerciais. Afinal de contas, o que elas querem assistir só vai passar ali, naquele lugar e naquele horário.
A Geico, então, entendeu a mensagem: “temos cinco segundos para prender a atenção das pessoas”. Mas como uma empresa de seguros de automóveis vai conseguir isso com comerciais no Youtube?
Passando toda a informação que eles desejam em cinco segundos.
Partindo dessa ideia, a empresa criou peças criativas, interessantes e divertidas. O cerne da propaganda está ali, ele é transmitido assim que o vídeo começa e as situações são tão inusitadas que acabamos esperando os 60 segundos só pra ver o que vai acontecer. Mesmo que você não queria ver e pule o vídeo, tudo bem. A mensagem já foi dada.
Exemplo de criatividade voltada para a web e de consciência de que os meios não são iguais, os públicos e suas características também não. Ponto para a Geico!
Confira alguns dos comerciais no Youtube que a marca produziu para os EUA:
Fonte: Youpix
Leia mais no blog da E-Dialog:
– Facebook promove mudança social e pode auxiliar na segmentação de anúncios
– Estimativa de valor do Instagram é 33 vezes maior do que há três anos
– 2015 – o ano dos vídeos no Facebook [infográfico]