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Existem muitos materiais didáticos que podem ser consultados gratuitamente na internet e que enriquecem o público que busca saber mais sobre Técnicas de Marketing Digital. Acontece que muitas vezes as pessoas acham que é só seguir os passos 1, 2, 3 e 4 e pronto! O resultado chega. Mas esse processo não pode e nem deve ser considerado uma fórmula perfeita.

Para entender melhor os motivos pelos quais as Técnicas de Marketing Digital precisam de muito mais do que uma fórmula perfeita para trazer resultados de valor, listamos 5 razões abaixo:

1. Perfil do consumidor

Se a sua marca tem foco em alcançar pessoas de alto padrão de consumo no setor de moda, será que obterá sucesso usando a mesma estratégia de uma empresa que tem foco em um público que está acostumado a consumir fast fashion?

Provavelmente não. Isso porque o perfil do seu consumidor é diferente e esse quesito importa muito na hora de traçar as estratégias através das Técnicas de Marketing Digital.

Pode ser que algumas escolhas sejam parecidas porque estamos falando do mesmo ramo de atuação. Acontece que não podemos pressupor que o comportamento do consumidor é o mesmo quando falamos de poderes aquisitivos diferentes.

2. Canais de comunicação

Da mesma forma que é preciso estudar a individualidade do perfil do consumidor de cada marca, independente das Técnicas de Marketing Digital, o profissional que estiver fazendo o planejamento estratégico da marca também deve considerar quais canais de comunicação estão sendo consumidos por aquele público.

Por já estar tão intrínseco a nós, o “digital” faz parte dos nossos dias sem que nós percebamos. Passamos de uma aba para a outra e, em apenas um piscar de olhos, estamos na terceira. Por isso é muito perigoso, dentro de uma estratégia de Marketing Digital, pensar em manter a sua marca em apenas um ponto de contato com o público. Ou naquela que você julgar mais eficiente.

Para validar a real eficácia de determinado canal de comunicação digital é importante que sejam feitos testes para verificar o retorno dado. Inclusive, antes dos testes, o profissional de marketing digital pode obter informações macros sobre aquele canal se fazendo algumas perguntas pontuais, por exemplo:

  • Qual a faixa etária média do público que está no Pinterest? E no Facebook?
  • Algum concorrente meu está no Twitter? Como se comporta o público em relação à conta dele?

Lembrando: as respostas não necessariamente vão vir a partir da resposta dessas perguntas. Por isso dissemos que não é interessante seguirmos apenas as “fórmulas prontas” usando técnicas de Marketing Digital.

3. Objetivos únicos

A sua marca possui os próprios objetivos. Por mais que você olhe para a empresa do vizinho e pense “mas eu quero a mesma coisa que ele”, será preciso adequar aquele “sonho” à sua realidade.

Esse é um dos motivos mais importantes pelos quais você não pode se prender ao protocolo. Toda estratégia traçada dentro de um planejamento de Marketing Digital precisa ir atrás de alcançar o que se espera enquanto resultado.

Nesse caso é importante lembrar que o Marketing Digital não é, necessariamente, responsável pelas vendas de uma empresa. Isso porque precisa da parceria Marketing e Comercial. Um exemplo de objetivo aqui seria: Marketing gerar uma quantidade X de contatos qualificados para que o Comercial consiga fazer suas negociações.

4. Softwares não fazem milagres

Por mais atualizados que eles sejam, os softwares ainda não trabalham 100% sozinhos. Por isso não adianta se prender ao protocolo imaginando que as técnicas de Marketing Digital podem funcionar como uma fórmula.

Por trás do funcionamento do software deve existir um profissional fazendo análises, testes, verificando erros e corrigindo-os. Isso porque toda estratégia deve possibilitar alterações pontuais dentro do escopo do projeto.

Imagine só: você coloca o “passo a passo” em prática, percebe que não está dando resultado nenhum e mesmo assim não muda nada porque dizem que aquilo é o “certo”? Você estará perdendo tempo e dinheiro.

5. Testes funcionam

Se você considerar que existe um protocolo perfeito para obter resultados através das Técnicas de Marketing Digital, você logo pressupõe que não deve fazer testes. Mas acreditar que vai colher frutos sem pensar fora da caixa é um erro muito grande para quem gostaria obter sucesso através desse caminho.

Nesse tópico vale ressaltar a importância de um profissional de Marketing Digital qualificado para coletar e analisar todas as métricas resultantes das ações que já foram realizadas. A partir daí verificar quais modificações precisarão ser feitas para se aproximar cada vez mais do objetivo principal da marca.

Mas então, como usar as técnicas de Marketing Digital a meu favor?

Como dito anteriormente, o ideal é que você tenha suporte de profissionais qualificados para planejar e executar com excelência todas as estratégias que forem traçadas especialmente para o seu negócio. A questão é que as técnicas de Marketing Digital só vão trazer resultados de valor quando estiverem alinhadas com um pensamento atento e esperto para perceber todos os gaps e cobri-los de oportunidades.

Mariana Carpinter

Mariana Carpinter, analista de Inbound Marketing na E-Dialog

Jornalista formada, quase formando em Publicidade e Propaganda e não sabe responder à pergunta: “Qual das duas faculdades você gosta mais?”. Sem critério nenhum pra playlist, escuta funk, sertanejo, pop, rock, country, rap, MPB, eletrônico. Ah… Taurina com ascendente em Gêmeos.

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