O marketing digital está sempre com uma novidade para atrair consumidores. E uma das tendências que tem se detacado é a estratégia “gamification”. Ao invés de realizarem promoções ou oferecerem vale-descontos para quem recomenda a marca, as empresas estão apostando nos jogos de interação para conseguir o engajamento do público de maneira lúdica.

Como funciona: as empresas criam estratégias que ofereçam recompensas aos participantes que realizarem determinadas tarefas – tudo em forma de jogos. Dessa forma, os jogadores acabam conhecendo e podendo divulgar a marca e, em troca, recebem incentivos que podem ser desde prêmios físicos, descontos especiais ou até prêmios virtuais, como medalhas.

Apesar da forma lúdica e divertida, o negócio não é brincadeira. Segundo a revista Forbes, a consultoria Gartner declarou que 70% das duas mil companhias mais poderosas do mundo terão ao menos um aplicativo gamificado até 2015. Já a consultoria M2 Research diz que, no mesmo ano, as companhias investirão US$ 1,6 bilhão nesse mercado somente nos EUA. (Dados da Revista Galileu)

Exemplos de ações:
No Brasil, a Decolar.com usou o jogo do Facebook MegaCity para atrair potenciais consumidores. Ao programar suas férias de inverno no mundo virtual, a Decolar divulga seus produtos e faz com que os jogadores cumpram metas como decolar e aterrissar aviões, arrecadar lucros de hotéis e trocar cartões postais. A mecânica leva os usuários a curtirem a fan page da marca no Facebook – o que é também uma forma de colocá-los em contato com as vantagens de organizar suas férias com a ajuda da agência.

Já em Estocolmo, na Suécia, uma campanha para conscientizar o sexo seguro, distribuiu pela cidade camisinhas com QRCode, através disso as pessoas acessavam um aplicativo que mensurava o ritmo, som e duração da relação sexual delas, criando gráficos. As pessoas podiam divulgar seu desempenho num site e a partir daí encontrar parceiros que tenham o mesmo perfil sexual que o delas. Veja essa ação clicando aqui.

Fontes: Exame.com e Proxxima.

Published On: julho 5th, 2012 / Categories: Marketing 2.0 / Tags: , , , , , /

Subscribe To Receive The Latest News

Curabitur ac leo nunc. Vestibulum et mauris vel ante finibus maximus.

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

Add notice about your Privacy Policy here.