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O marketing digital está sempre com uma novidade para atrair consumidores. E uma das tendências que tem se detacado é a estratégia “gamification”. Ao invés de realizarem promoções ou oferecerem vale-descontos para quem recomenda a marca, as empresas estão apostando nos jogos de interação para conseguir o engajamento do público de maneira lúdica.

Como funciona: as empresas criam estratégias que ofereçam recompensas aos participantes que realizarem determinadas tarefas – tudo em forma de jogos. Dessa forma, os jogadores acabam conhecendo e podendo divulgar a marca e, em troca, recebem incentivos que podem ser desde prêmios físicos, descontos especiais ou até prêmios virtuais, como medalhas.

Apesar da forma lúdica e divertida, o negócio não é brincadeira. Segundo a revista Forbes, a consultoria Gartner declarou que 70% das duas mil companhias mais poderosas do mundo terão ao menos um aplicativo gamificado até 2015. Já a consultoria M2 Research diz que, no mesmo ano, as companhias investirão US$ 1,6 bilhão nesse mercado somente nos EUA. (Dados da Revista Galileu)

Exemplos de ações:
No Brasil, a Decolar.com usou o jogo do Facebook MegaCity para atrair potenciais consumidores. Ao programar suas férias de inverno no mundo virtual, a Decolar divulga seus produtos e faz com que os jogadores cumpram metas como decolar e aterrissar aviões, arrecadar lucros de hotéis e trocar cartões postais. A mecânica leva os usuários a curtirem a fan page da marca no Facebook – o que é também uma forma de colocá-los em contato com as vantagens de organizar suas férias com a ajuda da agência.

Já em Estocolmo, na Suécia, uma campanha para conscientizar o sexo seguro, distribuiu pela cidade camisinhas com QRCode, através disso as pessoas acessavam um aplicativo que mensurava o ritmo, som e duração da relação sexual delas, criando gráficos. As pessoas podiam divulgar seu desempenho num site e a partir daí encontrar parceiros que tenham o mesmo perfil sexual que o delas. Veja essa ação clicando aqui.

Fontes: Exame.com e Proxxima.