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Você sabe o que é o Benchmarking?  Benchmarking é uma estratégia de gestão que consiste na mensuração da performance de uma organização, permitindo que ela compare sua eficiência com a de outras organizações, frequentemente com a empresa líder do segmento ou outro concorrente muito relevante. Hoje, o blog da E – Dialog traz algumas dicas de como usar o marketing digital e essa técnica na sua empresa para comparar e crescer a partir do que os seus concorrentes estão fazendo no mercado.

#Identificar concorrentes

Antes de traçar novas metas e estratégias e acompanhar o que a concorrência está fazendo é necessário identificar os seus concorrentes diretos e líderes do mercado que a sua empresa deseja se inspirar e seguir. Não adianta monitorar ações e estratégias de empresas bem sucedidas mas, que não tenham o mesmo seguimento ou filosofia da sua empresa.

#Identificar o que vai ser comparado 

O processo de Benchmarking consiste, primeiramente, em identificar o que vai ser comparado e traçar um objetivo. É preciso ter um objetivo claro. Sem um objetivo, o empreendedor faz uma visita a uma empresa, frequenta feiras, monitora empresas na internet mas, não sabe muito bem o que fazer com essas informações. Um processo sistemático significa planejar, e conseguir informações úteis após as análises.

#Comparar

Nas redes sociais uma forma de mensurar e seguir seus concorrentes  é usando o  Facebook. Ele permite, como nenhuma outra plataforma, acompanhar todos os passos da sua concorrência nos mais específicos detalhes. O Buzzmonitor, é um software de monitoramento de páginas que também permite registrar centenas de páginas da sua concorrência ou relacionadas a sua categoria para acompanhar os posts da marca e os comentários dos consumidores. É possível também, por exemplo, descobrir qual tipo de conteúdo gera mais interesse do público.

#Analisar os dados

Após a coleta de dados, seja qual for o meio de captação é preciso analisar os dados. Lembrando que Benchmarking não significa “copiar” o que outras empresas fazem ou querer fazer igual.  É necessário verificar como a sua empresa pode aplicar essas boas práticas e se estão de acordo com as estratégias da empresa, se há recursos, se vale para o setor, se aquilo tudo faz sentido. Faça diversos relatórios e sempre avalie o posicionamento da empresa, vendo se é viável ou não.

Para ler outros textos do blog:

– 5 novas funções do Facebook

– Você já ouviu falar do Storydoing?

– O que podemos aprender com a JBS e a Havan?