Ir para o conteúdo
  • (11) 2391-2275 / (21) 2391-7727 / (32) 3026-2640 / (48)3197-4810
  • empresa
  • serviços

    Gestão de Inbound
    Marketing

    Saiba mais

    Nossos serviços

    • Gestão de Inbound Marketing

      Automação, Landing Pages e Estratégia de Inbound.

    • Gestão de Tráfego Pago

      Conheça nosso serviço especializado em Ads

    • Inbound para SaaS

      Também atuamos com Inbound especializado em SaaS

    • SEO - Otimização para busca e para AI

      Seu site no topo da busca do Google, sem pagar por Ads

    • Gestão de Redes Sociais

      Da estratégia, ao conteúdo, passando pelo design e SAC.

    • Experts em RD Station

      Implantação e Gestão de Sistemas RD Station

  • cases de sucesso
  • materiais
  • blog
  • contato

    Fale com a gente!

    Contato

    Faça parte do time/equipe

    Vagas disponíveis

    Comercial e administrativo

    digital@edialog.com.br

    Telefones

    (11) 2391-2275
    (21) 2391-7727
    (32) 3026-2640
    (48) 3197-4810

    pssiu…

    A E-Dialog é uma agência 100% remota mas, caso necessário, com atendimento presencial em MG, SP, RJ e SC.

  • orçamento
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
      Soluções
      • Gestão de Tráfego Pago

        Conheça nosso serviço especializado em Ads

      • Agência de Inbound Marketing

        Entenda o serviço completo de Inbound

      • Automação de Marketing

        Criamos toda estratégia e conteúdo para softwares como RD Station e Hubspot.

      • Automação de WhatsApp

        Criamos fluxos e implantamos chatbots via Whatsapp para sua empresa

      • Inbound para SaaS

        Também atuamos com Inbound especializado em SaaS

      • Gestão de Redes Sociais

        Da estratégia, ao conteúdo, passando pelo design e SAC.

      • Implantação de CRM para Inbound

        Implantamos sistemas e fluxos comerciais

      • SEO - Otimização para busca

        Seu site no topo da busca do Google, sem pagar por Ads

      • HubSpot Marketing e CRM

        Implantação de Sistemas Hubspot

      • RD Station

        Implantação de Sistemas RD Station

  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato

Jornada do consumidor: entenda o que é e saiba como utilizar o Inbound Marketing nesse processo [Update 2023]

Inbound Marketing
Publicado em janeiro 12, 2021
  • Home
  • Inbound Marketing
  • Jornada do consumidor: entenda o que é e saiba como utilizar o Inbound Marketing nesse processo [Update 2023]
Índice
[ez-toc]

Sem dúvida, a Internet mudou completamente a forma como consumimos e temos contato com produtos e processos de compra. Por exemplo, se fossemos descrever a jornada do consumidor até o ato da compra há vinte anos atrás, o primeiro ponto percebido seria que o vendedor só teria contato com o consumidor quando ele viesse até a loja.

Desse modo, esse era o momento em que o vendedor tinha a oportunidade de vender o seu produto, apontar as qualidades e usar todos os seus argumentos para negociar com o cliente.

Todavia, atualmente com o Inbound Marketing, os negócios já conseguem acompanhar toda a jornada de compra do consumidor antes mesmo de concluir a venda.

Confira no artigo tudo o que você precisa saber sobre jornada do consumidor e a sua relação com o Inbound Marketing!

O que é jornada do consumidor?

Todo potencial cliente percorre um caminho antes de realizar uma compra. Essas etapas pelas quais os consumidores passam é conhecida como jornada do consumidor ou buyer’s journey.

A jornada do consumidor pode ser dividida em quatro estágios principais: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.

Mas o que acontece em cada um deles? Continue a leitura!

Etapas da jornada do consumidor

Aprendizado e descoberta

De fato, no início da jornada, o consumidor ainda não identificou que tem um problema ou necessidade.

Ou seja, aos poucos, esse comprador passa a despertar o interesse para certos temas.

Nesse sentido, as empresas agem para capturar a atenção desses potenciais clientes, fazendo com que eles percebam os seus problemas e reconheçam uma oportunidade de negócio.

Reconhecimento do problema

Em uma segunda etapa, o comprador já teve a experiência de conhecer e se aprofundar um pouco mais no tema.

Então, o próximo passo é naturalmente perceber que tem um problema ou oportunidade.

Por isso, nessa fase, é importante mostrar para o consumidor que ele lida com um problema que antes não sabia.

Dessa forma, com a questão já reconhecida, o usuário começa a pesquisar mais sobre possíveis soluções.  

Consideração da solução

Na sequência, temos a consideração da solução, que é a terceira etapa da jornada do consumidor.

Depois de estudar e mapear diversas soluções encontradas, é o momento de análise de cada uma delas por parte do comprador.

Assim, nesse estágio, é preciso que o potencial cliente identifique o produto ou serviço da sua marca como uma alternativa para resolver o problema dele.

Aliás, uma estratégia interessante para adotar é criar senso de urgência, a fim de que o consumidor já avance no processo.

Decisão de compra

Por fim, mais uma análise total é realizada pelo consumidor, que finalmente toma a decisão de compra.

Sendo assim, nada melhor do que apresentar os diferenciais da sua marca em relação aos concorrentes, além de convencê-lo de que a entrega é a escolha ideal.

Veja mais em: Funil de vendas: o que é, para que serve e como defini-lo?

Como adequar a sua marca para essa jornada de compra?

Dada essa nova realidade, as marcas precisam influenciar o consumidor antes da decisão de compra, se adequando a sua nova jornada.

Mas como gerar conteúdo relevante e de acordo com os hábitos de consumo de seu público-alvo? Listamos algumas dicas a seguir para te ajudar a montar essa estratégia. Confira!

Dica 1: Saiba onde seu consumidor busca por informação

Mapeie as fontes de informações utilizadas pelo seu consumidor.

Você pode fazer isso por meio de sites e blogs com melhor posicionamento no Google que falam sobre seu produto.

Além disso, a partir de vídeos com maior números de views de influenciadores com grande relevância. Nesses canais, fique sempre atento aos comentários das publicações. Neles, estão as dúvidas e percepções de seus consumidores, então você pode tirar desses comentários ideias de conteúdos que a sua marca pode produzir.

Dica 2: Entenda como ele pesquisa por seu produto ou serviço

Para atingir o público certo, o seu conteúdo deve utilizar as palavras-chave corretas – ou seja, termos que definem o seu texto e que o usuário pode buscar pelo Google para achar o seu material.  

Antes de produzir um conteúdo, identifique quais palavras o seu cliente costuma utilizar para pesquisar pelo seu produto ou serviço.

Aqui na E-Dialog, quando elaboramos textos utilizamos algumas ferramentas para fazer esse mapeamento de palavras-chave, como o Keyword planner e o SEMRush.

Dica 3: Identifique a persona do seu consumidor e trace as suas estratégias para ela

As personas são personagens fictícios criados para representar as características comuns dos clientes identificados como ideais pela empresa.

Dessa forma, a criação de uma ou mais personas tem como objetivo conhecer melhor para quem são direcionadas as mensagens criadas na estratégia de comunicação digital de uma marca.

Dica 4: Faça testes! Só assim você vai saber quais conteúdos engajam mais o seu consumidor

Como diz o ditado popular: o feito é melhor que perfeito.

Você só vai conseguir identificar se as suas estratégias estão dando certo quando começar a testá-las.

Ao longo do tempo, de acordo com os resultados obtidos, você vai entender quais conteúdos geram mais interações e quais os melhores canais para divulgá-los.

Com esses dados, é só começar a ajustar e otimizar as estratégias traçadas.

Inbound Marketing

Em resumo, o Inbound Marketing – também conhecido como Marketing de Atração -, é focado no conteúdo. Seja por meio de blogs, podcasts, vídeos, ebooks, newsletters, entre outros formatos.

Ademais, quando você sabe para quem a sua empresa está falando (persona) e qual é o interesse desse público, a sua venda fica muito mais simples de ser executada.

Além disso, você consegue enxergar outras necessidades, como inserir nesses conteúdos as CTAs (call to action) para gerar leads e pontuá-los, de acordo com as suas classificações nos estágios dentro do seu funil de vendas.

Viu só como usar e abusar das estratégias do Inbound Marketing pode ser uma ótima aposta?

Leia também: Estratégias de marketing digital: conheça os principais tipos

O que você achou do artigo? No blog da E-Dialog, você confere outras estratégias de vendas e muitos artigos sobre Marketing Digital. Fique de olho nas novidades!

Autora do texto

Texto escrito por Ana Caroline Freitas, Analista CS/Planner  na E-Dialog

Carol é Publicitária, tem 29 anos. Seu gosto peculiar por comidas sempre gera discussões na agência, é totalmente favorável a uva passas em qualquer prato e defende com unhas e dentes que Caribe é o melhor bombom da caixa.

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
Compartilhe
Posts relacionados
  • Automação de Marketing Multicanal: conectando e-mail, redes sociais e anúncios
  • O que é conteúdo evergreen? Importância, exemplos e como aplicamos a estratégia nos nossos clientes
  • Conteúdo para pipeline: como o marketing pode acelerar vendas com conteúdo inteligente
  • O que é UGC? Entenda como usar o User Generated Content (Conteúdo Gerado pelo Usuário) para vender mais
  • Incentivos ESG: como programas de premiação corporativa podem gerar impacto social

Receba uma
Análise Gratuita

Que tal receber análise gratuita de uma Agência de Inbound Marketing experiente e com diferentes cases de sucesso? Nossos consultores vão indicar quais são os melhores canais online para sua empresa decolar.

Solicitar análise

Soluções

  • Automação de Marketing
  • Automação de WhatsApp
  • Agência de Inbound Marketing
  • Inbound para SaaS
  • Consultoria e Gestão de Google Ads
  • Gestão de Tráfego Pago
  • Consultoria e Gestão de Facebook Ads
  • Gestão de Redes Sociais
  • Implantação de CRM
  • SEO - Otimização para busca
  • HubSpot Marketing e CRM
  • Agência RD Station

Recursos

  • Central de Cases
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Vire o Jogo
  • Análise Gratuita
  • Hubspot para Startups

Recursos legais

  • Política de Privacidade

Sobre a E-Dialog

  • Quem somos
  • Clientes
  • Depoimentos
  • Vagas e Cultura
Contato
Copyright © 2025 E-Dialog. Todos os direitos reservados.
Rua Cândido Tostes, 24, Sala 402, Juiz de Fora, Minas Gerais. CNPJ: 12.393.306/0001-34
Facebook Twitter Youtube
pt_BR
pt_BR es_ES