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Publicado em agosto 31, 2011

Foco, planejamento e estratégia: o caso Disney

Já falamos muito aqui no blog sobre gerenciamento em redes sociais, marketing digital, formas de monitoramento, mas é sempre bom quando encontramos um bom case para ilustrar ações bem planejadas na web 2.0.

Planejamento, estratégia, foco em resultados e monitoramento constante são palavras-chave para um trabalho de sucesso nas mídias sociais. É impossível pensar em qualquer campanha promocional atual sem o uso das mídias digitais. As empresas que não se adaptarem a esta realidade estão nadando contra a corrente.

Hoje vamos apresentar parte das estratégias da Disney nas mídias sociais. São mais de 2 milhões de “likes” em todas as suas páginas do Facebook e a Walt Disney mostra-se uma das marcas mais poderosas no meio on-line, já que no offline, ela já era. Vejam como o foco, a estratégia e o planejamento constante de ações focadas em públicos segmentados estão presentes o tempo todo. Não se trata apenas de atualizações e promoções isoladas.

A Disney possui um setor responsável pelo licenciamento de diferentes franquias líderes de mercado como Toy Story, Cars, entre outros: a divisão de produtos para o consumidor (DCP). Apenas este setor tem presença nas redes sociais através da marca “Living Disney”. Já são mais de 300 mil likes no Facebook, 29 mil seguidores no Twitter e 8,8 milhões de visualizações no YouTube em apenas dois anos.

Escolhemos este caso, pois é interessante perceber como cada produto é pensado com o foco em seu público-alvo e na comunidade que será atingida pelas redes sociais. O relacionamento é constante e os fãs não vão encontrar apenas publicidade sobre as franquias. É mais do que vendê-las, é uma forma de fortalecer os laços emocionais com cada uma delas. A Disney vê nas mídias sociais a forma mais eficiente de de comunicar com seus fãs.

A marca Toy Story, por exemplo, tem mais de 27,5 milhões de fãs no Facebook. A Disney Baby, uma das marcas mais recentes, já tem sua estratégia definida e o público formado pelos pais e mães já estão sendo atingidos com linguagem e ações adequadas. Os pais compartilham fotos de seus bebês vestindo roupas com personagens da Disney. Quando um novo produto é lançado, a comunidade se manifesta com informações sobre onde encontrá-lo, quem tem o melhor preço e o que eles pensam do produto.

Em outra frente de trabalho, com apenas 18 meses, mais de 12 de livros infantis foram lançados para Iphones e Ipads. O sistema operacional Android tambpem já começou a receber materiais da empresa. A Disney Publishing tem sete dos top 10 aplicativos na categoria “livros pagos” e já vendeu mais de um milhão de eBooks até julho de 2011.

Isto tudo sem falar nas campanhas planejadas para cada público. Os fãs tiveram um tratamento VIP quando tiveram acesso a uma série de vídeos no YouTube sobre a nova linha dos vestidos da Disney, por exemplo. Também tiveram a oportunidade de enviarem suas experiências nos parques temáticos e fazerem uma divulgação colaborativa para a TV, em uma das ações mais bem sucedidas, o Disney Memories.

São muitos os exemplos e campanhas que poderíamos dividir em vários posts. O que vale o destaque é o pensamento estratégico, alinhado à toda a política de divulgação da marca. As redes sociais não são brincadeira para a Disney. A definição de público-alvo e estratégias bem planejadas trazem bons resultados em pouco tempo.

*Post inspirado no artigo “A estratégia de mídia social da Disney” do blog MidiasSociais.net