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Publicado em novembro 1, 2022

Como se preparar para a Black Friday? Dicas para empresas

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Já começou a se preparar para a Black Friday? Esse costume de reduzir preços começou nos Estados Unidos e tradicionalmente acontece na sexta após o dia de Ação de Graças. Neste ano, será no dia 25 de Novembro no Brasil.

As ofertas aconteciam nas lojas físicas e, com o tempo, chegaram também na internet, nos e-commerce e no atendimento online como um todo.

No Brasil, a data já gerou polêmicas, como descontos fraudulentos, garantindo a criação do Selo Black Friday Legal para evitar este tipo de situação. Quer aproveitar a data para ampliar as suas vendas? Confira 3 dicas para se preparar para a Black Friday e se destacar da concorrência.

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Foto: Reprodução

Como se preparar para a Black Friday?

Você não deve começar a pensar na Black Friday na semana do evento. É necessário estabelecer ao menos 15 dias de antecedência para garantir a plena execução de todas as estratégias necessárias para atrair mais leads e potenciais clientes. 

Para isso, pense em uma campanha espalhada em diversos canais de comunicação: e-mail, redes sociais, anúncios, disparos no WhatsApp para a base de clientes disponível etc.

Entenda qual canal tem mais valor para cada aspecto dessa estratégia de marketing e alinhe com a equipe de vendas o que poderá fazer em cada um deles: os descontos que poderá anunciar antes do dia, os produtos já selecionados, ofertas estendidas e o que mais tiver em mãos para usar.

Abaixo, algumas dicas para o seu planejamento. 

#1 Selecione os produtos e planeje a divulgação

A primeira medida a ser tomada para se preparar para a Black Friday é definir quais produtos serão colocados à venda com descontos. 

Para definir isso, analise em seu portfólio os produtos com maior margem para disponibilizar os descontos, veja quais estão parados no estoque e separe aqueles chamados de “iscas” – são baratos, tem grande adesão e são porta de entrada para a negociação de outros itens com venda mais complexa.

Feita a seleção dos produtos que serão vendidos, planeje como se dará a divulgação da Black Friday para cada um dos pontos acima. Essa é uma etapa importante para se preparar para a Black Friday porque seus consumidores precisam saber mais sobre os produtos e serviços antes de entrarem no seu site.

Separe imagens das ofertas e as comunique com antecedência. Foque bastante na limitação de estoque disponível e a urgência em fechar o negócio, já que a campanha é por tempo limitado.

#2 Invista em mídia paga com remarketing

Se você não trabalha com pixel de remarketing no seu site, aproveite para se preparar para a Black Friday e invista nessa estratégia. 

É possível instalar o pixel e criar listas de remarketing para determinados serviços e produtos e segmentar os públicos de acordo com seus interesses.

O pixel de remarketing faz o acompanhamento do IP de um usuário de maneira anônima respeitando a LGPD. Basicamente, ele sabe qual foi o dispositivo que acessou o site e o que ele viu. 

Com esse pixel no seu site você consegue segmentar melhor suas campanhas e falar apenas com as pessoas que acessaram sua página de produtos, por exemplo.

Um exemplo clássico é quando você entra em um site para pesquisar o valor de alguma coisa e depois passa “a ser perseguido” em toda a internet por anúncios daquele produto. Isso é o remarketing: reestabelecer a comunicação com um potencial cliente através de anúncios ativados com um gatilho de acesso e visualização de página.

Assim, no dia da Black Friday você conseguirá exibir para o público a oferta que mais lhes interessa e garantir que mais pessoas convertam no anúncio e acessem sua página, pois já possuem familiaridade com os produtos e serviços.

Você pode também criar uma Landing Page específica para a Black Friday antes da data. Assim você consegue capturar o e-mail dessas pessoas que estão interessadas nas ofertas da sua empresa e se comunicar com elas para gerar mais expectativas, garantindo que elas recebam o aviso de que a Black Friday está no ar.

A partir dessa estratégia, é possível alcançar o seu público antes da concorrência, gerar conteúdos interessantes e acelerar o ciclo de vendas com a divulgação de quais serão as ofertas e limite dos estoques.

#3 Prepare sua equipe de vendas

Para se preparar para a Black Friday, é importante também integrar o seu time de vendas sobre o valor dessa data. 

Converse com seus vendedores e os instrua a reativar o relacionamento com leads através da prospecção ativa ou e-mail marketing, por exemplo. 

Quem possui um CRM integrado pode fazer isso muito bem e, além de reativar contatos antigos, pode acelerar o processo de tomada de decisão de novos contatos com a promessa de condições imperdíveis na semana.

Isso vale mais para empresas que trabalham com serviços, como SaaS, consultorias etc.

Além disso, alinhe também quais serão as ofertas disponíveis para o time comercial em caso de negociações complexas para evitar desalinhamentos e prejuízo no fim do dia – como um vendedor que acaba baixando demais o preço e põe a empresa em maus lençóis.

Por fim, revisar o seu e-commerce é essencial. Melhore a descrição dos produtos e serviços, imagens disponíveis, formas de pagamento e outras características importantes no processo de venda. Estar com a loja virtual atualizada garante que os compradores não fiquem perdidos e também garante aumento no número de conversões.

#4 Trabalhe campanhas pós-Black Friday

Não perca contato com todos os usuários cadastrados no seu site e potenciais clientes. Mantenha a comunicação fluindo. Para os clientes que comprarem nesse período, desenvolva um fluxo de pós-vendas por e-mail excelente para garantir que voltem a comprar com você.

No caso daqueles que não compraram, tente reestabelecer a comunicação no dia seguinte, na semana seguinte e no mês seguinte, afinal, o Natal vai estar chegando. 

Para marcas do varejo, pode ser difícil conseguir recuperar esse contato, ainda mais nos casos em que a pessoa comprar com outra empresa. Mas quem simplesmente desistiu para comprar outra coisa tem grandes chances de voltar com a oferta certa.

Ofereça uma “Black Friday estendida” ou novas condições e garanta que os novos leads continuem quentes para uma aquisição.

#5 Alinhe toda sua comunicação

Não adianta você ter suas redes sociais tomadas por publicações sobre a Black Friday se as pessoas entrarem no seu site e não verem nada sobre o assunto. 

Mude os banners principais, a cor do site e as artes dos produtos para representar bem o período e deixar a ideia bem destacada. Use grandes contadores de tempo mostrando quanto tempo as pessoas ainda têm para garantir os descontos, deixe as imagens com selos de descontos bem visíveis, foque no valor do produto e quanto desconto ele tem. 

Gere expectativa no site antes mesmo da Black Friday começar, envie e-mails durante a semana fazendo uma contagem regressiva e destacando quais serão os itens com maior desconto, reforce a ideia de que o estoque é limitado e o tempo é curto, mostre quantas pessoas já estão esperando por suas promoções com algum tipo de contador.

A ideia é animar toda a base de leads para esse momento, não apenas os recém-chegados.

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