fbpx
Publicado em outubro 22, 2017

Como foi o RD Summit 2017 – 5 insights sobre o evento

Pelo 3º ano consecutivo nossa equipe esteve no maior evento de marketing digital e vendas da América Latina e a experiência trouxe muitas ideias na bagagem. Mas mais do que ficarmos falando sobre como foi o RD Summit, ou mesmo o quanto o evento foi bacana para fortalecer o mercado, resolvemos reunir 5 insights dos pontos que mais nos chamaram a atenção por lá.

Se você perdeu, vai ficar com vontade de ir no ano que vem. Se você também estava no CentroSul conte nos comentários quais outros momentos te empolgaram. Foi bastante difícil escolher e editar tudo em somente 5 tópicos para contar aqui.

 

1 Sua empresa precisa de uma cultura interna forte

Nesse ano, em praticamente todas as palestras dedicadas à gestão do negócio, só se falava em uma coisa: tenha uma cultura bem disseminada na sua empresa. Na qual todos os envolvidos encontrem inspiração no propósito de sua existência, no produto e como isso reflete no ecossistema que estarão inseridos. Isso deve estar difundido em todas as partes e para todos os processos.

Não à toa, uma das palestras do palco principal foi dedicada inteiramente a apresentar um pouco da cultura empresarial da Netflix. Martin Spier, o engenheiro de performance sênior da Netflix, trouxe alguns dos pontos centrais da cultura interna da empresa. Spier destacou os desafios da liderança de uma equipe que cresce a cada ano e acumula hoje mais de 100 milhões de usuários do serviço de streaming em todo o mundo. E o mais importante, como não deixar os processos diários matarem uma cultura focada em inovação. Confira o resumo da palestra aqui. 

como foi o rd summit
Martin Spier levou a cultura inovadora da Netflix para o palco do RD Summit – Foto: Resultados Digitais

>>>Dica! Se você ainda não leu o Culture Code da Netflix, clique aqui. O documento ficou muito famoso quando foi lançado e hoje somam-se mais de 17 milhões de visualizações.

Observamos também esse discurso em palestras que discorriam sobre como selecionar pessoas mais alinhadas com sua empresa. Destacamos como exemplo o conteúdo da Talent Management Coordinator da RD, Marília Tosetto, “A era do funcionário cliente – como usar o que você já conhece de marketing e vendas para atrair, contratar e encantar talentos”. Para entregar valor, as equipes precisam estar motivadas e engajadas. E isso deve começar também desde o processo de seleção e as habilidades pessoais e profissionais que você busca ter em sua equipe. O impacto de uma cultura empresarial forte também esteve presente nas palestras de conteúdo e de sucesso do cliente.

2 Inteligência das máquinas a favor do marketing

Apesar de já ser uma grande realidade para muitas empresas que aplicam a inteligência artificial alinhada à poderosas estratégias de marketing, o mercado promete evoluir ainda mais rápido nesse sentido nos próximos anos. Essa é umas das tendências que prometem ser a sensação do marketing digital.

Vamos ver ainda mais o uso estratégico e refinado da inteligência artificial e de machine learning. Como toda novidade recomenda-se um estudo das ferramentas e suas possibilidades para entender se realmente tais ações trazem valor ao produto. E, claro se isso fará sentido para o público. Muitas marcas já utilizam tecnologias nesse sentido, mas como via de regra, com a alta especialização e maturidade do mercado, mas entendemos que serão ferramentas amplamente difundidas e utilizadas por marcas de médio e pequeno porte também. Destacamos dois pontos de atenção.

Inteligência Artificial

Como vimos na palestra de Avinash Kaushik, a exploração de dados demográficos e psicográficos já é uma prática bem antiga na área de marketing. Mas, com a sofisticação das ferramentas, as possibilidades estão mais profundas. Analisar e tirar proveito dos dados coletados em Google Analytics (você realmente sabe interpretar todos aqueles dados e o que fazer a partir disso?) e  a sofisticação das combinações nos anúncios do Facebook e do Google serão a chave para impactar os públicos. Kaushik deixou até mesmo uma provocação ao traçar uma meta audaciosa para 2018: “possuir 50% do Marketing Digital da empresa auxiliado por ML”. Veja o resumo da palestra aqui. 

Chatbots

Destaque na palestra de Fábio Ricotta, um apontamento de que até 2020, mais de 80% dos negócios terão algum tipo de automação. Uma das práticas defendidas pelo especialista foi sobre a utilização de chatbots para a captação e até mesmo a nutrição inicial de um lead. Isso na prática pode ocorrer através de um sistema automatizado de bate papo através das respostas e interações dos leads.

 

3 O objetivo da sua empresa (e de todos as outras) é vender

Como seus esforços estão alocados para o foco primordial de qualquer empresa? Parece óbvio, mas vender mais e melhor exige treinamento e esforço da equipe para bater as metas de vendas. Mas, mas do que isso compreender o que significa uma lógica de vendas e produtos escaláveis para que todo esse esforço não seja em vão. Não à toa, a Resultados Digitais tem o DNA em vendas, investe no time e toda a sua cultura é focada para a venda.

Como foi o RD Summit 2017
Jacco conquistou o público com o conteúdo e a camiseta de Senna – Via: @jaccowinningbydesign

Confirmando esse caráter, quem abriu o primeiro dia de eventos na sessão principal foi Jacco VanderKooij. O palestrante falou sobre como simplificar e melhorar o processo de vendas de uma empresa.  Basicamente, ele resumiu esse processo em 4 pilares: Dor, Conversa, Diagnóstico e Troca. Que você encontra bem resumidos aqui. E trouxe um panorama de mudança para quem trabalha com vendas B2B, que estão com ciclos de vendas cada vez mais rápidos e vendendo mais volume.

No sentido dos produtores de conteúdo, um poderoso insight que pode mudar a forma como você atende o seu cliente e entrega resultados. Faça ações, conteúdos e tudo mais pensando no cliente final do seu cliente. E não em agradar o seu cliente direto. Isso fará ele ter mais sucesso. Quem é essa persona? Tenha isso sempre em mente e leve para todo o seu time.

4 A equipe Resultados Digitais

Não é segredo para ninguém que a empresa e, na verdade a presença dos “RDoers”, como são chamados os colaboradores, é uma atração à parte para quem participa do RD Summit. Desde o credenciamento e atendimento durante o evento, até os aplausos finais, a organização é um dos pontos altos. É um momento de muita troca de ideias, de conhecer pessoalmente muitos deles e também assistir palestras que alguns deles ministraram.

O sorriso no rosto, a vontade em ajudar, o atendimento e a felicidade em fazer parte desse movimento de mudar a cultura do mercado fica bem estampado no rosto de cada RDoer. E contagiou muitas pessoas do público. Quem aí vai no ano que vem? o/

Equipe direta que cuidou da organização do RD Summit 2017 – Via @andregcsiqueira

5 Gretchen no RD Summit – a rainha dos memes também foi!

Já quase no finalzinho do evento, antes da última palestra com Marcos Piangers, Gretchen surgiu no palco como a rainha dos memes. Mas por qual razão ela teria aparecido? Para gerar buzz nas redes sociais? Ela iria fazer o show de encerramento do evento?

Gretchen no RD Summit 2017
A consagração de Gretchen como rainha dos memes na internet – Foto: Resultados Digitais

Fuja do óbvio para surpreender seu público. Faça o que seu cliente não está esperando e, assim, você entrega mais momentos memoráveis, tornando a experiência com a sua empresa um momento único e bem marcante. Ponto mais uma vez para a equipe da Resultados Digitais!

Bônus!

Esse ano, as agências parceiras da Resultados Digitais puderam participar de uma agenda com programação especial, voltada para desenvolver ainda mais a mentalidade de crescimento nos líderes. A iniciativa também marcou a vinda de Juliana Tubino como a nova VP Partners da RD. A fala de Juliana foi marcada por muito apoio ao programa de parceria da RD com agências e empresas de integração. Atualmente, as agências parceiras representam 40% da fatia do faturamento total da RD.

Ao final da programação especial, o mestre de cerimônias do evento, Márcio Ballas, subiu ao palco e contribuiu com sua incrível palestra sobre improviso e criatividade. Destacando os 5 pilares que acredita serem essenciais para quem quer começar a desenvolver essa mentalidade. Veja um pouco mais do conteúdo aqui.

O que é o RD Summit?

O RD Summit é um dos maiores eventos de marketing digital e vendas da América Latina. Na sua 5ª edição consagrou-se como um dos mais importantes eventos no calendário brasileiro para quem trabalha com marketing digital. A dinâmica funciona através de 8 trilhas de conhecimento que acontecem simultaneamente. Assim, o participante encontra palestras nas áreas de Gestão e Estratégia, Marketing, Tecnologia, CS e Atendimento ao Cliente, Conteúdo, Desenvolvimento Pessoal, Agências, Vendas, entre outros temas.

Ao longo dos dias 18 e 20 de outubro, foram realizadas mais de 150 palestras no CentroSul, em Florianópolis – Santa Catarina, cidade sede da Resultados Digitais. Com participação recorde, contabilizou 8 mil participantes. A empresa oferece hoje o software de automação de e-mails RD Station e contribuiu para a difusão das práticas de Inbound Marketing no mercado.

Como foi o RD Summit 2017 para o mercado

Percebemos que a cada ano vamos acompanhando o crescimento e amadurecimento do mercado de Inbound Marketing. E esse evento é uma das provas que muitos nichos e negócios ainda precisam explorar essa vertente.

Diferentemente dos outros anos em que estivemos presentes, em 2017 o nível das discussões trazidas demonstraram claramente que o mercado, tanto clientes como agências, já possuem os conceitos básicos do Inbound Marketing mais esclarecidos. Houve uma significativa mudança nas trilhas de conhecimento, que antes tratavam mais de educar o nível básico do Inbound e hoje buscam conteúdos mais estratégicos, como o os modelos de gestão e vendas.

Ao olharmos para o futuro, percebemos que esse mercado já vem se consolidando e com a experiência adquirida, cada vez mais agências de clientes estão refinando suas práticas. Uma certeza de que em 2018 o evento estará ainda maior e melhor e os resultados entregues ainda mais palpáveis.