Um dos grandes baratos do Twitter é poder seguir contas de celebridades, ídolos que temos em qualquer esfera: música, esporte, cinema, televisão… é a possibilidade de estar perto do que essas pessoas estão realmente postando, pensando, fazendo. Muita gente usa as redes para informação também. O hábito de seguir jornalistas no Twitter é muito comum, pois a rede social propicia um ambiente no qual a pessoa se desvincula (não totalmente) do veículo para o qual trabalha e não tem medo de emitir algumas opiniões. É algo, digamos, mais honesto.
Pois, de olho na grande presença de jornalistas no Twitter, a filial brasileira da rede social anunciou a criação de um programa de certificação de jornalistas e desenvolvedores.
Como isso funciona?
O anúncio é um marco no relacionamento das redes sociais com formadores de opinião e veículos de comunicação. Visando a otimização da criação de conteúdo, o curso oferecido tentará capacitar ao máximo jornalistas e desenvolvedores nas possibilidades da plataforma.
O Twitter Training Program, como é chamado, apresentará soluções pensadas sobre a estrutura de equipes que trabalham na rede social. Dessa forma, a intenção é aumentar a qualidade da apuração da notícia, da criação, distribuição, alcance e engajamento do conteúdo. É como o modelo abaixo, retirado do Blog do Twitter Brasil, descreve:
Possibilidades
Quem participar do curso poderá aprimorar habilidades em ferramentas como o TweetDeck e o Curator e dominar os recursos que o Twitter vem aprimorando, como vídeos e mensagens diretas em grupo.
A possibilidade de contar com o Twitter de maneira concreta para a produção de notícia pode ser uma vitória do Jornalismo sério. A rede social é o ambiente do que há de mais instantâneo na internet. Sem filtros programados por algoritmos, o conteúdo realmente chega às pessoas. Jornalistas no Twitter têm a grande chance de usar a rede como um verdadeiro berço de pautas e apuração (desde que responsável, obviamente).
Os cursos serão gratuitos. As primeiras turmas serão montadas a partir de convites feitos pelo Twitter às redações.
Quem aí se interessa?
Fonte: Blog do Twitter Brasil
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