Ir para o conteúdo
  • (11) 2391-2275 / (21) 2391-7727 / (32) 3026-2640 / (48)3197-4810
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
      Soluções
      • Gestão de Tráfego Pago

        Conheça nosso serviço especializado em Ads

      • Agência de Inbound Marketing

        Entenda o serviço completo de Inbound

      • Automação de Marketing

        Criamos toda estratégia e conteúdo para softwares como RD Station e Hubspot.

      • Automação de WhatsApp

        Criamos fluxos e implantamos chatbots via Whatsapp para sua empresa

      • Inbound para SaaS

        Também atuamos com Inbound especializado em SaaS

      • Gestão de Redes Sociais

        Da estratégia, ao conteúdo, passando pelo design e SAC.

      • Implantação de CRM para Inbound

        Implantamos sistemas e fluxos comerciais

      • SEO - Otimização para busca

        Seu site no topo da busca do Google, sem pagar por Ads

      • HubSpot Marketing e CRM

        Implantação de Sistemas Hubspot

      • RD Station

        Implantação de Sistemas RD Station

  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato

Qual foi a primeira rede social? Conheça o Six Degrees!

Mídia Social
Publicado em dezembro 29, 2024
  • Home
  • Mídia Social
  • Qual foi a primeira rede social? Conheça o Six Degrees!
Índice
[ez-toc]
Qual foi a primeira rede social? Conheça o Six Degrees!

Qual foi a primeira rede social? A resposta para essa pergunta é o Six Degrees, uma plataforma lançada no final dos anos 90 que marcou o início das interações sociais digitais. Com uma estrutura inovadora, ela introduziu o conceito de conexões online a partir de perfis pessoais, estabelecendo as bases para o que hoje conhecemos como redes sociais.

Six Degrees: a primeira rede social

O Six Degrees, lançado em 1997, foi a primeira rede social, uma plataforma online dedicada ao estabelecimento de contatos. Como mídia social, o site possuía uma estrutura semelhante às existentes hoje, marcando o início das interações sociais digitais.

Como funcionava o Six Degrees?

Six Degrees: a mãe de todas as redes sociais

O modelo era bastante simples: adicionar amigos, enviar mensagens para sua rede e ampliar conexões. Foi a base para o tipo de rede social que vemos hoje na Internet. Ele oferecia a ideia de pessoas conectadas globalmente, criando um conceito inédito para a época.

No auge, o SixDegrees chegou a ter 1 milhão de usuários registrados e foi comprado por US$ 125 milhões pela Youth Stream. Infelizmente, a rede durou apenas 4 anos, quando foi fechada por falta de interesse dos usuários e problemas financeiros. Isso evidenciou os desafios de manter um público engajado em um formato ainda em desenvolvimento.

A reclamação principal dos usuários é que não havia muito o que fazer após adicionar amigos e a maioria não via sentido em procurar estabelecer laços com desconhecidos.

Hoje existe o www.sixdegrees.com, um sistema fechado. O site atual funciona de maneira bem diferente, mas o nome ainda remete ao pioneirismo no setor. Os problemas enfrentados pelo SixDegrees ainda são atuais para muitas plataformas – qual a melhor maneira de se manter e gerar lucro?

– Leia também: A importância das redes sociais na metodologia Inbound

Importância do Six Degrees para as redes sociais atuais

O Six Degrees, primeira rede social, foi um divisor de águas no mundo digital. Ele introduziu o conceito de criar conexões online por meio de perfis pessoais, algo revolucionário para a época e que se tornou a essência de praticamente todas as plataformas sociais atuais.

Apesar de seu fim prematuro, o legado do Six Degrees é notável. Ele demonstrou que havia interesse em criar e manter redes sociais na Internet, mesmo que a infraestrutura e a visão de negócios ainda fossem limitadas. Essa ideia inspirou o surgimento de gigantes como Facebook, LinkedIn e Orkut, que pegaram os princípios básicos do Six Degrees e os expandiram de variadas maneiras.

Outro ponto importante foi o conceito de “rede estendida”, onde você não apenas se conectava com amigos diretos, mas também com amigos de amigos. Isso criou o que hoje é chamado de “grafo social”, um dos pilares de plataformas como o Facebook, Instagram e TikTok. A ideia de explorar conexões além de seu círculo imediato influenciou diretamente a forma como nos relacionamos online e como as plataformas criam oportunidades de interação e descoberta.

Além disso, o Six Degrees trouxe uma reflexão importante sobre a experiência do usuário. Seu rápido declínio mostrou que, para uma rede social prosperar, não basta apenas conectar pessoas; é necessário oferecer valor contínuo, como formas de interação mais ricas e ferramentas que incentivem o engajamento.

Por fim, o Six Degrees também pavimentou o caminho para o desenvolvimento de modelos de negócios para redes sociais, mesmo que não tenha conseguido encontrar uma fórmula de sucesso na época. Ele levantou questões que ainda são relevantes, como a monetização sustentável, privacidade e a importância de criar uma proposta de valor clara.

– Leia também: Social Selling: saiba como potencializar as vendas pelas redes sociais

Classmates: a plataforma precursora das redes sociais

O Classmates (Classmates.com) foi lançado em 1995, dois anos antes do Six Degrees, e é frequentemente considerado uma das primeiras plataformas a se assemelhar a uma rede social moderna. Ele tinha um foco bem específico: ajudar pessoas a se reconectar com antigos colegas de escola, faculdade ou trabalho.

Diferente do Six Degrees, o Classmates não tinha a funcionalidade de criar redes de amigos em um formato dinâmico. Ele era mais um diretório onde os usuários podiam se cadastrar, listar suas escolas ou locais de trabalho e procurar por outros membros associados a essas instituições. Por esse motivo, o Classmates é muitas vezes visto como um precursor das redes sociais, mas não como uma rede social completa no sentido que conhecemos hoje.

Antes disso, algumas plataformas mais simples, como Usenet (criada em 1980), BBS (Bulletin Board Systems) e AOL Communities, ofereciam formas de interação online, mas também não tinham o conceito de “perfis” e “amizades” que definem as redes sociais modernas.

Mas o Classmates e todas essas outras plataformas, junto com o Six Degrees, ajudaram a moldar o conceito das redes sociais como conhecemos hoje em dia.

– Leia também: As 11 redes sociais mais usadas no Brasil

Conclusão sobre a primeira rede social

O Six Degrees não apenas abriu o caminho para redes sociais contemporâneas, como também trouxe lições valiosas sobre engajamento e sustentabilidade. Mesmo enfrentando limitações tecnológicas e desafios de mercado, a plataforma foi primordial para o surgimento de gigantes como Facebook e LinkedIn. Sua contribuição para o universo digital destaca a importância de inovar e evoluir para atender às necessidades de uma audiência cada vez mais conectada!

– Leia também: 10 livros sobre redes sociais para você ler este ano

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
Compartilhe
Posts relacionados
  • Search Generative Experience (SGE): o que é e seu impacto no SEO
  • 10 cursos de Inbound Marketing: domine a estratégia
  • Como deixar o site responsivo? Guia prático para iniciantes
  • Black Hat SEO: o que é, técnicas, riscos e alternativas éticas [Guia Completo]
  • Como humanizar texto de IA? Confira 7 dicas da E-Dialog + ferramentas

Receba uma
Análise Gratuita

Que tal receber análise gratuita de uma Agência de Inbound Marketing experiente e com diferentes cases de sucesso? Nossos consultores vão indicar quais são os melhores canais online para sua empresa decolar.
Solicitar análise

Soluções

  • Automação de Marketing
  • Automação de WhatsApp
  • Agência de Inbound Marketing
  • Inbound para SaaS
  • Consultoria e Gestão de Google Ads
  • Gestão de Tráfego Pago
  • Consultoria e Gestão de Facebook Ads
  • Gestão de Redes Sociais
  • Implantação de CRM
  • SEO - Otimização para busca
  • HubSpot Marketing e CRM
  • Agência RD Station

Recursos

  • Central de Cases
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Vire o Jogo
  • Análise Gratuita
  • Hubspot para Startups

Recursos legais

  • Política de Privacidade

Sobre a E-Dialog

  • Quem somos
  • Clientes
  • Depoimentos
  • Vagas e Cultura
Contato
Copyright © 2025 E-Dialog. Todos os direitos reservados.
Rua Cândido Tostes, 24, Sala 402, Juiz de Fora, Minas Gerais. CNPJ: 12.393.306/0001-34
Facebook Twitter Youtube
pt_BRPortuguese
es_ESSpanish pt_BRPortuguese