Case: Delta Fiat
Como a E-Dialog conseguiu faturar R$1,8 milhão para a concessionária, investindo apenas R$1.400 em anúncios online
Sobre a Delta Fiat
A Delta Fiat faz parte de um grande grupo econômico que possui mais de cinco décadas de tradição e que atua em diversos segmentos do setor automobilístico: venda de veículos utilitários e de passeio, máquinas agrícolas e construção, venda de consórcios, aluguel de máquinas e equipamentos, venda de seguros, venda de imóveis e comunicação – o Grupo Bamaq.
A Delta Fiat foi fundada em junho de 1993, e representa hoje, com qualidade e ampla trajetória no mercado, a marca Fiat no Brasil, em especial em Juiz de Fora (MG). Deste modo, a empresa comercializa a mais completa e moderna linha de veículos de passeio, utilitários e comerciais leves. Além de contar com um eficiente relacionamento de pós-venda, completo estoque de peças e oficina especializada, assegurando qualidade, agilidade e segurança na manutenção dos carros. Eleita pela Fiat Automóveis como uma das melhores entre as concessionárias Fiat de Minas Gerais, a Delta Fiat possui uma ampla e moderna estrutura, além de um atendimento personalizado.
O Desafio Encontrado
Em maio de 2017 o Gerente Geral da Delta Fiat Renato Gurgel, procurou a E-Dialog devido a uma insatisfação com a agência de publicidade e propaganda que efetuava os trabalhos de Mídia Social para a Delta – Facebook, SEO e Google Ads. Sua maior preocupação era não saber de forma exata qual canal de mídia gerava a maior quantidade de vendas. Além disso, ele queria saber onde – no mundo online – esse cliente estava inserido, seu comportamento digital, seus interesses e afins. Deste modo, apresentamos a ele o Inbound Marketing e o cliente se interessou bastante!
A mensuração dos resultados de forma assertiva, as automações e a nutrição feita através da plataforma da RD (no sentido de oferecer ao lead conteúdos sobre assuntos relacionados ao setor automobilístico) fizeram com que a Delta Fiat iniciasse uma parceria com a E-Dialog e trilhasse um caminho de sucesso.
As Soluções em Marketing Digital
Para solucionar a dor do cliente, a equipe da E-Dialog envolvida no projeto começou a captar os leads de forma segmentada através de landing pages, formulários integrados no site e páginas de contato, voltadas tanto para os modelos de carro (Fiat Toro, Argo, Strada e outros), como para o tipo de venda que o lead se interessava (venda direta, consórcio, seminovos etc). A partir daí, criamos fluxos de automação específicos para cada caso e iniciamos o processo de nutrição e qualificação do lead.
Além de se relacionar com o lead, orientando-o sobre as características, tipos e modelos dos automóveis e as características de cada tipo de venda, também realizamos um fluxo de pós-venda, voltado para orientações sobre a revisão do carro, mantendo um relacionamento mais duradouro com o cliente.
Todo esse processo de nutrição e relacionamento feito antes do fechamento da venda garante uma qualificação mais consistente das “oportunidades” que chegam a equipe comercial munidas de informação e já cientes de todos os benefícios dos veículos da Delta e também das diferentes opções de compra na concessionária
Resultados Reais
Ao longo do projeto, que já ultrapassa os 15 meses de trabalho de Inbound Marketing, alcançamos um dado inédito nesta trajetória: conseguimos mensurar que 35,71% das vendas de automóveis da Delta Fiat vieram de leads que, em algum momento da sua jornada de compra, foram nutridos e/ou impactados por alguma estratégia de Inbound.
Através do cruzamento de dados, conseguimos saber quais leads tiveram contato com a Delta no universo online antes da compra e quais eram os novos leads que seriam tratados pela primeira vez – através do fluxo de pós-venda.
O faturamento total do mês de agosto (exemplo para o case) foi de R$5.321.730, sendo R$1.862.605,50 proveniente de ações de captura e/ou nutrição online. Em Agosto, foram investidos R$658,19 em Google Ads (campanhas de tráfego, conversão, ofertas e remarketing) e, em Facebook Ads foram investidos R$740,22 em anúncios. Ao todo, o investimento em Mídia Paga do mês em questão foi de R$1.398,41.
Além disso, sabemos exatamente quantos por cento de cada modalidade de compra (Venda Direta, Carros Usados, Carros Novos, etc) foi vendida – incrementando a base de dados da Delta.
%
das Vendas de Carros novos vieram de Inbound
carros vendidos num mesmo dia com 1 único vídeo no Facebook
milhão de faturamento em um único mês
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