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Case Team Tex: Do sucesso das estratégias de SEO ao lançamento do e-commerce Cadeira Para Auto

Team Tex e E-Dialog: uma parceria com mais de 3 anos

Team Tex

A Team Tex Brasil é uma das marcas de cadeirinha para automóveis mais populares do país. Sua fundação se deu a partir do interesse do Groupe Team Tex, originado na França e um dos maiores produtores de dispositivos de retenção infantil, em expandir sua presença na América do Sul.

O Grupo, atualmente, detém 70% do mercado francês e 40% do mercado europeu de cadeirinhas infantis. No Brasil, o foco da empresa, até 2021, era apenas as vendas B2B — feitas para grandes lojas, como Magazine Luiza, Casas Bahia, Carrefour, entre outras.

Seu maior desafio, portanto, era tornar a marca conhecida em território nacional e fazer com que ela se tornasse relevante para pais e familiares das crianças, principalmente por meio de canais digitais. Sendo assim, em janeiro de 2018, foi iniciada a parceria com a E-Dialog para o desenvolvimento de um projeto de branding, com foco em produção de conteúdo para redes sociais e blog.

Como resultado das estratégias de SEO, alcançamos o topo do Google com uma média de 48 mil acessos orgânicos no site e mantivemos o bom posicionamento ao longo desses 3 anos de projeto. Boa parte desses acessos vêm, principalmente, do excelente desempenho dos artigos do blog. O conteúdo publicado tem como objetivo educar os pais e familiares sobre a escolha adequada da cadeira para auto e diversos outros assuntos do universo infantil.

Novo desafio: lançamento do e-commerce Cadeira Para Auto

Com a consolidação Team Tex no Brasil, o ano de 2021 chegou com a realização de um sonho antigo da empresa e um novo desafio: o lançamento do Cadeira Para Auto, e-commerce oficial da marca. 

No mês de junho a loja virtual foi para o ar e, além de conquistar os clientes B2B, a Team Tex passou a ter a missão de fazer a venda diretamente para o consumidor final. Dessa forma, não só a empresa teve que passar por uma reestruturação interna para atender os clientes B2C, como também o projeto de marketing digital precisou ganhar um novo modelo que atingisse o público em todas as etapas do funil de vendas.

Precisávamos ir além do branding e trabalhar com a geração de leads, nutrição desses contatos, conversão em oportunidades e, por fim, a aquisição de novos clientes e o relacionamento pós-venda. 

Outro ponto que também necessitava de atenção era que o Cadeira Para Auto, apesar de ser o e-commerce oficial da Team Tex, estava associado a um novo domínio. Ou seja, precisávamos direcionar o alto volume de visitantes do site institucional para a loja virtual ou suas Landing Pages, com a finalidade de torná-los leads ou oportunidades.

O avanço para o Inbound Marketing

O primeiro passo para iniciar essa nova etapa do projeto foi refazer o planejamento de comunicação digital a partir de uma ferramenta de Inbound Marketing que auxiliasse com a geração de leads e desenvolvimento de relacionamento com eles em todas as etapas do funil. 

Com a contratação do RD Station e a integração da plataforma ao site do Cadeira Para Auto, conseguimos acompanhar os contatos que chegavam pelos formulários nativos do e-commerce e criar as primeiras ações de captura: pop-up ofertando 5% de desconto na primeira compra e Landing Page com quiz para ajudar pais e familiares a escolherem a cadeirinha ideal para seus filhos.

Simultaneamente, também começamos a atrair mais usuários e potenciais clientes para a loja virtual por meio de estratégias de anúncios de Facebook Ads e Google Ads com foco no topo, meio e fundo do funil.

 

Tráfego de referência

Porém, um dos grandes objetivos era, sem dúvidas, conseguir atrair os visitantes do site institucional para a loja, já que os dois estão alocados em domínios diferentes. Nossa primeira orientação para o cliente foi solicitar que o site da Team Tex fosse configurado para guiar potenciais consumidores para o e-commerce por meio de botões localizados estrategicamente no menu e nas páginas de produtos:

Já os novos artigos de blog com foco no fundo do funil ganharam banners convidando para conhecer o e-commerce, enquanto os posts de topo e meio receberam banner para a Landing Page e formulário de inscrição em newsletter.  

Essa otimização, inclusive, também foi feita nos artigos mais acessados dos últimos meses. Desse jeito, o tráfego orgânico, que leva quase 50 mil usuários para o site mensalmente, também poderá contribuir para os acessos à loja virtual e para a captação de leads.

Conteúdos para redes sociais e e-mail marketing

Nas redes sociais e conteúdos via e-mail, reforçamos a associação entre a marca Team Tex Brasil e o Cadeira Para Auto, com o objetivo de destacar que se trata de um e-commerce oficial e que os clientes têm toda a segurança e comodidade para comprar por esse canal. 

Mesmo alinhadas a etapas diferentes do funil, as duas mídias também possuem um direcionamento muito grande para a educação do público sobre as cadeirinhas para automóvel e questões relacionadas à infância, maternidade e paternidade. Tudo com a finalidade de estreitar relacionamentos e gerar autoridade.

O que alcançamos em 3 meses de e-commerce

Em apenas três meses de projeto direcionado para o e-commerce, temos alcançado um crescimento contínuo tanto em acessos ao site quanto em geração de leads e oportunidades. 

Do tráfego do trimestre (julho, agosto e setembro), cerca de 60% dos usuários vêm das campanhas de Google Ads. Em segundo lugar, temos as redes sociais com 17,30% e, em terceiro, o tráfego de referência, com 17,22% (quase ⅕ do total), que, em maior parte, é resultado do trabalho que fazemos no site institucional da Team Tex para redirecionar visitantes para o e-commerce.

Quando falamos sobre a conversão de visitantes em leads e clientes, temos obtido resultados bastante positivos. Conseguimos superar com facilidade a Prova de Canal proposta pela Resultados Digitais, que indica a geração de no mínimo 50 leads, 3 oportunidades ou 1 venda por mês.

Os principais materiais de captação desenvolvidos no trimestre também têm performado bem e evoluído aos poucos, nos mostrando que estamos no caminho certo para uma geração consistente de leads. Veja o progresso:

Formulário de cadastro em newsletter anexado em artigos de blog da Team Tex:

Landing Page com quiz para ajudar na escolha da cadeirinha ideal:

Pop-up com entrega de 5% de desconto no e-commerce:

Em três meses, o e-commerce já obteve também suas primeiras vendas, sendo elas vindas de campanhas de Google Ads e tráfego de referência.

Você também pode fazer sua marca ter visibilidade com as campanhas e estratégias certas.

Conte com a gente para ajudá-lo nessa jornada!