Bamaq Mercedes-Benz

Estruturação de funil de Inbound Marketing, crescimento de vendas de origem digital e intensificação de resultados durante a pandemia: conheça a história por trás de quase 100% de aumento dos acessos do site em 1 mês, da colaboração com 38% das vendas de carros e do aumento 1300% dos acessos orgânicos de um ano para outro.

O e-mail não morreu! Descubra como o Bamaq Mercedes-Benz tem garantido uma base de e-mail qualificada, que já chegou a contemplar mais de 50% da meta total do projeto.

A Empresa

A Bamaq Mercedes-Benz é uma concessionária autorizada de automóveis Mercedes-Benz, a famosa marca alemã criada em 1924 e conhecida por seus carros que combinam luxo com a boa experiência do usuário. A Bamaq Automóveis pertence ao Grupo Bamaq, que há mais de 40 anos é marcado por sua tradição e sucesso, principalmente na região de Minas Gerais.

A Bamaq procurou a E-Dialog com o intuito de reforçar a experiência Mercedes-Benz e a elegância nos canais digitais de aquisição e relacionamento, potencializando vendas.

O desafio

A parceria entre nossa agência e a Bamaq começou em 2019. Pouco tempo depois,  enfrentamos um desafio global: fortalecer os canais digitais para o comércio de carros durante a pandemia da Covid-19.

As estratégias digitais iniciadas em 2019 foram intensificadas, por exemplo, com o aumento do volume de conteúdo publicado e com o refinamento das estratégias de relacionamento e nutrição. Lançamos, inclusive,  uma ferramenta que até então não existia, o blog.

A Estratégia

Para o Inbound Marketing mais robusto, implementamos algumas ações estratégicas de sucesso:

TOPO DE FUNIL

  • Criação e divulgação semanal de artigos de blog (cada um com cerca de 1000 palavras);
  • 3 postagens semanais em redes sociais para divulgar os modelos em voga e gerar reconhecimento de marca por meio de curiosidades e histórias da Mercedes-Benz;

MEIO

  • Criação e divulgação de catálogos e materiais informativos, com captação de leads e fluxo de nutrição para quem converteu;
  • Estratégias de SEO para melhorias dos acessos e conversões orgânicas, como melhorias técnicas do site para melhor rastreabilidade e usabilidade e criação de conteúdo relevante para alimentar as audiências.

FUNDO

  • Mais estratégias de SEO, como monitoramento do posicionamento das palavras-chave principais, produção de artigos de blog com os termos buscados pela persona, suporte ao site para melhoria do ranqueamento e acompanhamento da concorrência para ajuste de rota;
  • E-mails mensais com foco nas ofertas e modelos principais.

Resultados Obtidos

  • Aumento em 99,72% nos acessos do site já no primeiro mês em que as ações foram intensificadas;

 

Gráfico do crescimento de usuários totais após intensificação do marketing de conteúdo durante a pandemia

  • A participação das ações digitais nas vendas aumentou para 38%. Dados de vendas são obtidos através de comparação entre RD Station Marketing e CRM, em que temos a informação dos leads que foram nutridos pelo Inbound Marketing até se tornarem clientes.
  • A qualificação de lead (LQ’s) aumentou consideravelmente a partir da intensificação das ações na pandemia, também criando uma constância;

  • Altas taxas de aberturas nos e-mails, com foco comerciais e/ou de informação.

Apesar de neste relato termos focado nos resultados durante uma parte mais sensível da pandemia, com o mercado menos previsível, o sucesso da Bamaq Mercedes-Benz segue até hoje, como ilustra o dado de acessos orgânicos que fecha nosso case. 

Exemplo de e-mail: personalização e humanização

38% das vendas vindas de Digital

99% mais tráfego já no segundo mês de projeto

Crescimento dos acessos orgânicos em 1.300% de 2022 para 2023