Analize - Aumento de até 20 vezes na captação de contatos

Como aumentamos a atração de Leads totais, Leads Qualificados e Oportunidades com vídeos de demonstração de software, além de obtermos aumentos de até 363% relacionados a Tráfego Orgânico do site

O sucesso da Analize que gerou este case foi possível graças à metodologia exclusiva de Inbound Marketing para SaaS adotada pela E-Dialog.

Sobre o Analize

O Analize é um software de automação contábil, com plataforma 100% em nuvem, que oferece uma gestão prática, eficiente e inteligente para empresas ou grupos empresariais que precisam otimizar os processos internos de seus setores de contabilidade.

Dentre as principais soluções oferecidas pela ferramenta, destacam-se a Consolidação das Demonstrações Contábeis (CPC 36) e os recursos relacionados às Demonstrações Combinadas (CPC 44), Individuais, emissão de Notas Explicativas, entre muitos outros.

O maior objetivo do Analize é, portanto, auxiliar profissionais da contabilidade a analisar seus dados financeiros com mais precisão e a tomar as melhores decisões para o negócio, sem que precisem gastar tempo excessivo com tarefas manuais e repetitivas.

Desafio encontrado

Em 2021, pela vontade de continuar e impulsionar um movimento de expansão, a empresa viu a necessidade de desenvolver suas estratégias de Inbound Marketing para aumentar as vendas vindas de canais digitais. Até então o maior foco era na abordagem Outbound.

Para isso, era preciso em boas estratégias de investimentos em anúncios, além de executar ações que contemplassem o topo, meio e fundo do funil. Por se tratar de um produto diferenciado e focado em grandes empresas, era preciso estruturar tanto fontes eficientes de captação quanto um processo de nutrição que ajudasse a persona a entender melhor suas necessidades e como resolvê-las.

Desde 2021, acumulamos resultados positivos para a Analize. Veja como a seguir.

Soluções desenvolvidas

O primeiro passo para começar a estruturar as estratégias de Inbound Marketing para o Analize foi implantar o RD Station como ferramenta de automação e fazer um planejamento eficaz de cada uma das etapas do funil de vendas.

O foco para o topo de funil foi ampliar a audiência do site, com produção de Conteúdos para Blog (para gerar mais Tráfego Orgânico) e implementação de anúncios para LinkedIn Ads e Instagram Ads. 

No meio do funil melhoramos a qualificação dos leads captados e implementamos estratégias de nutrição para acompanhar o lead ao longo da jornada de compra, que pode ser longa.

Melhoramos o final do funil aumentando a taxa de conversão de Leads Qualificados para Oportunidades.

Planejamos uma comunicação bastante focada nas dores da persona e em mostrar, na prática, como os recursos do Analize auxiliam na automação contábil e no ganho de tempo para as análises financeiras, ou seja, na solução dos problemas do cliente.

Para as melhorias citadas, foram produzidos materiais especiais:

  • Vídeos com demonstrações rápidas e gratuitas de duas das principais funcionalidades do software: a Consolidação de Demonstrações Contábeis e a Geração de Notas Explicativas;
  • Landing Page e pop-up para exibição dos vídeos e captação dos leads;
  • Peças de anúncios para campanhas em redes sociais e rede de display, e campanhas de e-mail para a base, com foco em mensagens que transmitem a agilidade que a ferramenta entrega a partir de suas soluções.

O fluxo de nutrição desenvolvido dava informações mais detalhadas sobre a ferramenta para os leads captados nas ações descritas, e nutria os contatos até se tornarem Oportunidades.

O trabalho contínuo desde 2021 relacionado a atração estratégica da persona conquistou resultados desde sua implementação. Confira a seguir.

“A E-Dialog transformou a maturidade da nossa empresa além de mudar nosso posicionamento no mercado. Sentimos a diferença do trabalho já no primeiro mês e o mais importante é a construção da parceria ao longo do contrato que vai melhorando cada vez mais. Uma empresa organizada com comprometimento e organização e um atendimento sensacional. Estamos bem satisfeitos com o trabalho e será uma parceria duradoura.”

Vitor Camargo, CEO do Analize

Resultados Obtidos

Os vídeos de demonstração citados anteriormente renderam resultados já nos primeiros meses após a implementação:

  • Aumento em mais de 20 vezes a geração total de Leads do Analize (em comparação à captação vinda de materiais anteriores sobre consolidação contábil);
  • Aumentamos em cerca de 9 vezes a geração de Leads Qualificados totais (em comparação aos meses iniciais do projeto) com a utilização da Landing Page dos vídeos;
  • O fluxo de nutrição para esses leads gerou uma Taxa de Conversão de LQs em Oportunidades de 8,7%. Essas Oportunidades chegavam ao time comercial com mais conhecimento sobre a plataforma e eram direcionadas para uma demonstração completa de suas funcionalidades, facilitando o processo de venda.

Com isso, tivemos duas táticas implementadas que nos ajudaram a alavancar as estratégias de Inbound do Analize logo nos primeiros meses, sendo fonte de captação, qualificação e, por fim, gerando também oportunidades de novos negócios. Esses materiais são destaque nas campanhas e conteúdos do Analize, visto que ajudam na aproximação com o público-alvo composto por decisores de grandes empresas e grupos empresariais.

Veja, como exemplo, os detalhes dos resultados de captação de Leads Qualificados da Landing Page de Demonstração das Consolidações Contábeis, entre junho de 2021 e abril de 2022:

 

 

Além dos resultados do início do projeto (2021), acumulamos mais resultados positivos ao longo dos anos:

  • Aumento de 258% da taxa de Conversão de MQL para SQL em 6 meses (2023);
  • Aumento de 363% nas visitas orgânicas ao site (2022 para 2023);
  • Cerca de 2.291 palavras-chave ranqueadas organicamente em 2023, um crescimento de 258% em relação a 2022.

Aumento em mais de 20 vezes a geração total de Leads

Aumentamos em cerca de 9 vezes a geração de Leads Qualificados totais

Aumento de 258% da taxa de Conversão de MQL para SQL em 6 meses