fbpx

Quando você está se preparando para lançar um novo projeto de site, escolher o host certo pode ser uma decisão difícil. Mesmo para desenvolvedores experientes, não é uma tarefa fácil, dado o grande número de empresas de hospedagem disponíveis que oferecem diferentes tipos de serviços e recursos. Porém, antes de escolher um host, é importante descobrir que tipo de hospedagem você precisa.

Neste artigo, exploraremos  quatro  tipos de hospedagem web: compartilhada, VPS, dedicada e hospedagem na nuvem. Cada uma dessas opções tem suas próprias vantagens e desvantagens, que são importantes de entender para que você possa determinar qual solução melhor atende às necessidades do seu site.

 

1. Hospedagem compartilhada

Hospedagem Compartilhada

É a opção mais popular para as pessoas que constroem seu primeiro site.

Quando você se inscreve para hospedagem compartilhada, a empresa de hospedagem coloca seu site em um servidor junto com centenas, senão milhares, de outros sites. Isso significa que cada cliente precisa compartilhar espaço e recursos no servidor com todos os outros clientes, incluindo tempo de CPU, memória e espaço em disco.

Hospedagem compartilhada e a escolha mais barata e econômica no que concerte à hospedagem. Porém, você obtém o que paga – sendo assim, a hospedagem compartilhada vem com limitações estritas. 

Vantagens 

  • É barato. Algumas empresas de hospedagem cobram apenas BRL 20,73 por mês.
  • É amigável para iniciantes. É mais fácil marcar os primeiros passos se comparado  a outros tipos de hospedagem.
  •  A segurança, atualizações e manutenção do servidor podem ser gerenciadas por você.

Desvantagens 

Pode ser bastante  lento. Com tantos outros sites em execução no mesmo servidor, os tempos de carregamento da página podem sofrer muitos atrasos.

A segurança não é garantida. Você não sabe qual utilizador está usando o mesmo servidor; no entanto, se um site tiver um vazamento de memória ou for invadido,seu site  poderá ser afetado.

Falta de controle e desempenho do servidor. Se o servidor estiver superlotado ou se algum  outro site usar mais  recursos do que o necessário, o desempenho dos outros sites no mesmo servidor poderá diminuir.

2. Servidor virtual privado (VPS)

VPS

O VPS é semelhante à hospedagem compartilhada, pois seu site compartilha um servidor com outros sites, mas há menos sites compartilhando espaço e recursos e o servidor é particionado em diferentes ambientes de servidor virtualizado.  

Vantagens 

Mais acessível que um servidor dedicado e você paga apenas pelos recursos que utilizar.

Mais seguro. Para segmentar o servidor corretamente, o host instala uma camada de software que dedica parte do servidor a você, que é completamente separada dos outros clientes.

É rápido. Você está alocando mais recursos em comparação à hospedagem compartilhada.

Acesso ao servidor de raiz. Você pode fazer personalizações para atender às suas necessidades e ter maior controle sobre o seu ambiente de hospedagem.

É escalável. Um VPS pode crescer juntamente com o seu site à medida que o servidor vai precisar aumentar o seu desempenho com o tempo.

Desvantagens

Mais caro que a hospedagem compartilhada.

Se você escolher um VPS sem um gerenciamento adequado, poderá ser difícil configurá-lo, levando mais tempo para colocar o site em funcionamento.

Se a hospedagem compartilhada é muito básica para suas necessidades e você deseja recursos dedicados e mais controle sobre o seu ambiente de hospedagem, um VPS pode ser uma escolha acertada para você.

3. Servidor dedicado

Servidor dedicado

Um servidor dedicado é exatamente o que diz o título : o seu site é armazenado em um único servidor físico dedicado somente a seu uso pessoal. Você não compartilha o servidor com ninguém, possui todos os direitos sobre os recursos do servidor e pode configurar os ambientes de hospedagem com suas especificações exatas.

Esta hospedagem de forma geral é mais caro, no entanto, em troca, seu site terá um desempenho muito alto e um nível alto de segurança em comparação com outras formas de hospedagem.

 Pense em hospedagem dedicada como se fosse sua própria casa. Você é o único residente (exceto sua família, se você tiver um nesse cenário!). Você pode estacionar seu carro em sua própria garagem e pintar sua casa da cor que desejar. Mas você é responsável por manter sua propriedade e cabe a você instalar um alarme de segurança para assustar os assaltantes.

 Vantagens

Você tem um servidor dedicado só para você.

Você tem acesso a todas as configurações e ainda personalizar completamente o servidor atendendo a todas às necessidades do seu site.

É rápido e obtém 100% de acesso aos recursos do servidor.

Desempenho do servidor excelente , pois você pode adaptá-lo de forma a atender às especificações exatas para o  seu site.

É seguro e terá suporte 24/7. Como você está pagando muito dinheiro por sua conta, as empresas de hospedagem na Web farão com que o melhor suporte seja uma prioridade.

Desvantagens

É caro, porque você precisa de  uma equipe técnica qualificada para manter a segurança e configuração adequada de todos os requisitos o servidor. Você é responsável pelo seu servidor, portanto, se algo der errado, você ou sua equipe  deve corrigi-lo.

Mais adequado para: grandes empresas e sites de alto tráfego que recebem mais de 500.000 visitantes por mês e têm a equipe técnica necessária para manter o servidor. A hospedagem dedicada é uma opção perfeita se você tiver um negócio que exija um alto nível de segurança.

 

4. Cloud Hosting (hospedagem em nuvem) 

Cloud Hosting

A hospedagem em nuvem é baseada no conceito de tecnologias de computação em nuvem que permitem que um número ilimitado de máquinas atuem como um sistema. No entanto, em vez de um site estar hospedado em um só servidor, ele é hospedado em uma partição virtual de um servidor e extrai seus recursos de uma vasta rede de servidores existentes. Isso permite que vários servidores trabalhem juntos para lidar com altos níveis de tráfego ou picos de qualquer site em particular – sim, você precisa compartilhar recursos com outros usuários, semelhante ao VPS, mas como há mais servidores envolvidos, há mais recursos disponíveis para todos.

A hospedagem na nuvem é extremamente confiável, porque extrai seus recursos de vários servidores diferentes – se um servidor cair, os outros servidores preencherão a lacuna. Além disso, a hospedagem na nuvem é flexível e escalável, para que possa crescer com seu site – se ele precisar de mais recursos, basta adicioná-los.

 Pense em hospedagem na nuvem como alugar um quarto usando o Airbnb. Você compartilha a casa com o proprietário e outros hóspedes – se houver outros hóspedes – e quando estiver pronto para seguir em frente, poderá ficar em outra casa listada no Airbnb.

Vantagens

É confiável. Ao contrário de outros tipos de hospedagem que dependem de hardware físico, a hospedagem na nuvem ocorre em data centers compostos por centenas de servidores com várias redundâncias que protegem contra falhas.

Escalabilidade e flexibilidade. Se de repente você precisar de mais recursos, a hospedagem na nuvem poderá ser facilmente redimensionada para atender às suas necessidades e você não estará limitado às restrições físicas de um único servidor.

Custo benefício. Você paga apenas pelos recursos que usa.

Desvantagens

Precisa de conhecimentos avançados. A hospedagem na nuvem não é uma solução fácil de configurar e começar a usar imediatamente, mesmo para desenvolvedores.

Mais adequado para para empresas de qualquer tamanho, principalmente devido à sua acessibilidade. No entanto, se você não possui o conhecimento técnico ou acesso a alguém que o tenha, consulte outras opções de hospedagem.

Antes de escolher um provedor de hospedagem, é importante descobrir que tipo de hospedagem você precisa, se é compartilhado, VPS, dedicado ou hospedagem na nuvem,

Este artigo forneceu uma visão geral  das diferentes opções disponíveis. Sua próxima decisão será escolher uma empresa de hospedagem na web confiável. Mais informações sobre esses serviços, você pode encontrar aqui. Existem muitas outras considerações, como preço, recursos, hardware, reputação e escalabilidade a serem consideradas.

Se você está começando com seu primeiro site, é uma boa idéia começar  com um plano de hospedagem compartilhada. Você sempre pode atualizar ou  migrar seu site para VPS, hospedagem dedicada ou em nuvem posteriormente, à medida que seu site cresce.