fbpx
Publicado em março 16, 2020

Para que serve um site? Qual sua importância no Marketing Digital?

Hoje em dia constatamos um grande crescimento na quantidade de sites das mais variadas empresas na internet, sendo difícil encontrar uma empresa que não possua um site. Mas afinal, para que serve um site e qual sua importância no marketing digital?

1 – O que é um site?

O site é um canal na internet onde são publicados textos, áudios, imagens e até vídeos, dos mais variados temas, com diferentes objetivos e funcionalidades.

Por meio deste canal na internet você pode divulgar sua empresa (sites institucionais), seu trabalho ou serviço (portfólio), suas ideias e conhecimentos específicos (blogs), executar vendas (loja virtual), publicar notícias (portais ou sites de notícias), entre outras possibilidades.

Logo podemos classificar os sites pelas seguintes categorias:

  • Site Institucional
  • Loja Virtual
  • Blog
  • Portfólios
  • Landing Pages
  • Portais
  • Sites de entretenimento

Iremos aprofundar em cada uma das principais categorias de sites para você entender melhor sobre o assunto:

1.1 – Site institucional

O site institucional tem o objetivo principal de divulgar uma empresa na internet, por meio dele são divulgadas informações como a história da empresa, galeria de fotos institucionais, informações de contato, entre outras.

Seria basicamente a sua empresa na internet, uma representação da mesma no ambiente online.

Pensando nisso, recomendamos efusivamente que o seu site seja profissional e que represente bem o que a sua empresa é.

Sites mal feitos e com uma aparência amadora passam a ideia de que sua empresa também é assim.

1.2 – Loja Virtual

Falamos sobre a sua empresa na internet, agora falaremos sobre a sua loja na internet, ou seja, focaremos na loja virtual, ou então, e-commerce.

Por meio dessa loja online, você venderá produtos e/ou serviços de uma forma extremamente prática.

Uma das maiores vantagens da loja virtual é não ter fronteira para visitação e o fato de estar sempre aberta!

Uma venda pode ser efetuada às 2 horas da manhã, enquanto você e seus funcionários estão dormindo, essa é a praticidade da loja online!

1.3 – Blog

Quando falamos sobre blog, falamos de uma plataforma na qual você publicará notícias e novidades relacionadas ao segmento de mercado da sua empresa ou então sobre algum tema do qual você é especialista.

O Blog demanda do seu criador uma frequência alta de postagens, e quando bem feito, pensando em estratégias de SEO, pode gerar excelentes resultados para sua empresa, sendo grande responsável pela maioria do tráfego dos sites de grandes empresas do mercado.

1.4 – Landing pages

Landing pages são páginas objetivas, criadas com o intuito de divulgar e/ou vender algum produto, serviço ou infoproduto.

Sua objetividade se deve ao fato dela buscar sempre pela conversão, por isso ela é feita junto a formulários e com conteúdos extremamente focados em um produto específico.

Recomendamos a criação de Landing Pages caso você busque mais conversão, seja para vendas ou até para conseguir Leads (contatos de usuários que são clientes em potencial).

2 – Para que serve o domínio de um site?

Nesse tópico vamos esclarecer para que serve o domínio de um site. Ou seja, falaremos sobre a parte estrutural do WebSite.

Basicamente, para que você possa ter um site você precisa de:

  • Domínio (nome do site, por exemplo: www.nomedoseusite.com.br)
  • Hospedagem (local onde o site fica hospedado na internet, no qual você paga para se hospedar na web)
  • Programação do site (toda a parte de layout e funcionalidades do seu site, feita a partir de códigos de programação)

Portanto, o domínio é parte fundamental para se ter um site, trata-se do seu endereço, da “url” que será digitada pelas pessoas para ter acesso ao conteúdo do seu site.

Existem várias empresas que oferecem a criação e compra de domínios, dentre elas destacamos:

3 – Qual a importância do site para o marketing digital?

Agora que você sabe o que é um site e para que serve, falaremos sobre a sua importância para o marketing digital.

Consideramos o site como um dos objetivos principais do marketing digital que é: levar pessoas a conhecerem sua empresa, a buscarem informações sobre ela e consequentemente virarem clientes.

O site é o local para onde você vai levar os seus potenciais clientes na internet, por meio de estratégias de marketing digital.

Por isso a importância de se ter um site profissional, é nele que você fechará vendas e conquistará novos clientes!

Quando falamos em sites profissionais, recomendamos a plataforma de criação de sites WordPress, busque informações sobre o que é WordPress e os benefícios que essa plataforma gera para seus usuários.

Além disso recomendamos que o site seja feito por especialistas em WordPress, para que ele fique profissional e gere vendas.

Com o site pronto e bem produzido, partimos para as estratégias de marketing digital, que levarão as pessoas até o seu site, sendo que as principais estratégias para aumentar o tráfego do seu site são:

  • E-mail Marketing
  • SEO (busca orgânica)
  • Redes Sociais
  • Anúncios pagos

Concluindo, esperamos que você tenha entendido para que serve um site, recomendamos que, caso você ainda não tenha um site, ou caso ele esteja desatualizado, que sejam tomadas providências rapidamente! Afinal o site é parte fundamental de qualquer empresa para o fechamento de novos clientes!