(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 - Whatsapp: (11) 97352-2675 digital@edialog.com.br
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie)
Loading...

Promover seu negócio online pode ficar mais fácil quando você melhora o SEO do seu site. Aplicar algumas técnicas facilitará a busca do Google para que o seu site seja encontrado e isso trará um fluxo maior e constante de tráfego orgânico.

Você sabe o que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization (ferramenta para otimização de buscas, em tradução livre).  Segundo o site SEO Marketing, SEO é um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos.  E uma forma de melhorar o rankeamento do seu site é escrevendo posts de qualidade e seguindo algumas regras de SEO. Se você escreve seus posts através do WordPress, por exemplo, existe  uma lista com vários critérios e, caso seu texto atenda a todos, ele fica melhor posicionado nos resultados do Google. Essas “regras” limitam um pouco o texto, mas exigem criatividade do autor para conseguir escrever o melhor post possível seguindo as diretrizes do SEO.

Existem medidas on page, no próprio blog, para melhorar o SEO e off page. Conheça nesse texto 5 dicas on page para escrever um texto perfeito para SEO!

1 – Palavras-chave nos títulos

As palavras-chave devem guiar o texto. Se seu texto trata de mídias sociais e essas duas palavras são escolhidas por você como sendo as palavras-chave, a orientação básica é que elas se repitam no título, no primeiro parágrafo do texto e em certa densidade ao longo dos parágrafos restantes. Cuidado! O SEO chama de palavras de parada palavras como “de”, “da”, “por” e etc. Elas atrapalham pouco a colocação do seu artigo no Google.

2 – Palavras –chave no endereço da postagem

O SEO também privilegia artigos que têm as palavras-chave em sua URL. Usando como exemplo um artigo do blog da E-Dialog, hospedado no WordPress:

seo e-dialog (1)

 

 

Veja que é possível editar o endereço colocando as palavras-chave (caso elas não estejam lá).

3 – Preencha seu texto com links de saída

O texto com links para outras páginas é muito valorizado. De preferência, redirecione para seu próprio blog, o que aumenta o tempo de permanência do usuário nele (e isso é importante para o Google classificar seu conteúdo como bom ou não). Mas, não tem problema direcionar para vídeos no Youtube ou outros sites e blogs. O importante é apresentar ao navegante uma forma de continuar imerso naquele assunto.

4 – Preencha a meta-descrição

A meta-descrição é uma espécie de apresentação do seu artigo. As palavras-chave também precisam estar ali para cumprir os critérios do SEO. Confira na imagem:

seo e-dialog (2)

 

5 – Cheque a ferramenta SEO

Por fim, é hora de saber o que se seu texto está bem avaliado pelo SEO e como você pode melhorá-lo. Perceba que, ao lado da opção de publicar seu artigo, há uma bolinha cinza. Quando você salva o seu texto como rascunho, a ferramenta SEO analisa automaticamente seu texto. Se ela estiver vermelha, seu texto não terá um posicionamento bom. Amarelo quer dizer que você cumpriu alguns requisitos mas ainda faltam alguns outros. E o verde, bem… fácil de adivinhar. Seu texto está satisfatório para o SEO e, provavelmente, terá boa visibilidade.

 

seo e-dialog (3)

 

 

 

 

 

 

 

 

O WordPress ainda analisa e dá dicas com relação ao cumprimento dos critérios do SEO. Embaixo do seu texto, você encontrará um painel com uma aba “Análise de página”, que terá comentários como os da imagem abaixo. Use-as para guiar o que você precisa melhorar no seu texto!

 

seo e-dialog (4)

 

 

 

 

 

 

 

Apenas isso, no entanto, não garante a boa colocação. Ainda há estratégias off page para melhorar o desempenho do seu blog. Se as palavras-chave forem muito usadas na internet, a concorrência torna tudo mais difícil. A dica é variar sempre as palavras-chave dos seus textos e buscar alternativas. Se você quer escrever um texto sobre cerveja, não é aconselhável usar só “cerveja” como palavra-chave. Tente pensar em algo diferenciado. Por exemplo “receitas com cerveja” e, com certeza, a concorrência que seu texto irá enfrentar será menor!

Logicamente, o SEO não mede a qualidade do autor como escritor. É apenas uma ferramenta para ajudar seu texto a ter maior visibilidade. O autor é sempre livre para escrever o que quiser, só deve se ater a esses critérios quem busca uma maneira mais eficiente de fazer seu texto aparecer na internet.

Para saber mais sobre SEO no seu site acesse o texto da E-Dialog! 

 

Leia também

Foco, planejamento e estratégia: o caso Disney Já falamos muito aqui no blog sobre gerenciamento em redes sociais, marketing digital, formas de monitoramento, mas é sempre bom quando encontramos um...
O que é Inbound Marketing? Definir o que é Inbound Marketing não é uma tarefa tão simples assim. Segundo a empresa HubSpot (basicamente a “criadora” do conceito de Inbound): ...
O que faz uma agência de redes sociais? Consultorias ou agências de publicidade já são comuns hoje em dia. Recentemente, uma nova categoria emergiu: as agências de redes sociais, como a ...
Atendimento preferencial – infográfico A relação das empresas com seus clientes mudou muito na Internet e nas redes sociais. Aos poucos elas começaram a perceber que não se tratavam mais de...