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O gerenciamento de Facebook é um dos serviços que prestamos na E-Dialog. Entretanto, alguns clientes no começo do investimento no Facebook conseguem realizar ações sem a necessidade de contratar uma agência. Pensando nisso, desenvolvemos um Guia Completo para Gerenciamento do Facebook, do básico a técnicas avançadas para ter resultados na rede social.

Dentre todas estratégias de Marketing Digital que sua empresa pode utilizar para impulsionar seu negócio, estar no Facebook é uma das mais importantes. O principal motivo de todos é o alcance: o Facebook é uma rede social de alto impacto, sobretudo no país faz parte da rede, ou seja, mais de 90 milhões de pessoas.

No entanto, utilizar o Facebook como negócio é diferente de utilizá-lo pessoalmente. Entender que há essa diferença é essencial, e se você pretende começar uma estratégia do Facebook, há algumas etapas que precisam ser completadas e algumas dicas seguidas. Portanto, como disputar essa audiência com empresas que já estão desenvolvendo publicidade no Facebook há tanto tempo?

O Guia é fruto da parceria com a Resultados Digitais, software de marketing digital, e é um eBook de 50 páginas com 5 grandes capítulos que explicam o gerenciamento. Começando por:

1. Como sua empresa pode começar no Facebook Marketing

Pode parecer óbvio mas usar o Facebook pessoalmente é muito diferente de usar profissionalmente. As técnicas exigidas são outras. A diferença já começa pela criação de uma página ao invés de um perfil e a partir daí abrem-se diversas opções que agregam resultados que podem lhe impressionar. No primeiro capítulo, explicamos essas diferenças e já pontuamos questões que vão definir o seu resultado no Facebook Marketing.

2. Por que uma página e não um perfil

Uma página proporciona possibilidades bem superiores a um perfil. Listamos 2 dos 4 motivos pelos quais isso acontece, presentes no Guia:

2.1 Infringir regras legais: Segundo os termos do Facebook, uma empresa não pode ter um perfil em hipótese algum – sob pena de ter o perfil cancelado ou suspenso. É um grande risco concentrar todas suas ações em um perfil – do dia para noite tudo pode ser perdido. Perder esse ativo, que é a base de contatos, é um risco que você não pode correr.

2.2 Limite: Perfis possuem um limite máximo de 5 mil conexões. Não deixa de ser um bom número mas a médio e longo prazo é uma limitação. É comum vermos casos, como alguns clientes nossos, que ultrapassam 10 mil, 100 mil ou 500 mil seguidores em algum tempo – páginas são ilimitadas.

3. Divulgando sua Empresa no Facebook

Criar a página é fundamental mas isso não basta. É muito comum empresas criarem toda uma estrutura e depois não conseguirem retorno real no Facebook – por falta de conhecimento. 

Por isso, tão relevante quanto objetivos e um visual moderno, é importante ter estratégia, ação e métricas de sucesso. Neste capítulo ajudamos você a definir as personas do seu negócio e como você vai criar conteúdo que chegue de verdade até estas personas. 

Se quiser ler mais sobre Personas, temos um artigo explicando Como Criar Personas.

4. Análise de Negócios no Facebook

Pouco explorado, o Facebook Insights, ou a aba Informações, que aparece no painel da página, é o onde estão reunidos dados relevantes para sua empresa. Esse local é muito importante para acompanhar cada métrica e para entender e avaliar os resultados de suas ações. Fizemos um post também com uma ferramenta para relatórios de redes sociais que ajuda a captar tais dados.

Ao saber ler os dados, você vai ter mais insights. Neste capítulo vamos entender como podemos utilizar os dados do Facebook em detalhes como o funcionamento das ferramentas.

5. Montar a primeira campanha de Facebook Ads

Marketing digital tem o estigma de ser “de graça”. E isso é um engano. Além do tempo que consome, o marketing em mídias sociais já não funciona 100% há tempos sem o devido investimento em anúncios pagos como o Facebook Ads. Investir em anúncios, nem que seja 2 reais por dia, deve ser uma prioridade quando você inicia uma ação no Facebook.

O lado bom é que as mídias sociais são mais acessíveis e flexíveis no orçamento. Você pode realizar testes com poucos reais e averiguar resultados. Em função desse baixo custo, surgiu o estigma de que investir em publicidade online é o caminho errado, que somente o conteúdo é “rei”. O conteúdo é fundamental mas só ele não é garantia de sucesso.

Mídias pagas online como Adwords e Facebook Ads ajudam empresas a amplificar retorno a curto prazo. E esse retorno pode ser mantido ou ampliado a medida em que o projeto evoluir. O conteúdo com foco em alcance orgânico e  o SEO (Search Engine Optimization) caminham lado a lado à divulgação “paga”.

Caso queira se aprofundar em Adwords, também temos um material bem completo sobre Como Anunciar no Google.

O diferencial do Facebook é a alta segmentação dos anúncios: você pode selecionar desde bairro onde a pessoa vive até renda familiar, passando por onde estudou ou qual o carro que a pessoa tem interesse. Tudo isso está a disposição através da ferramenta de Facebook Ads.

Prepara-se para Gerenciar Facebook em alto nível

As dicas do eBook servem para quem quer iniciar uma estratégia de redes sociais. Nós indicamos ele para clientes que ainda não tenham condições de investir em uma agência e tenham tempo disponível para criar  conteúdo e gerenciar o Facebook. Pode parecer muito mas passo-a-passo, você poderá aprender como usar o Facebook de forma mais estratégica.


Desde 2010 a E-Dialog auxilia pequenas e médias empresas a estabelecerem uma presença digital efetiva. Guiando clientes por redes sociais como Facebook, Instagram e YouTube, atendemos marcas em todo país, em diversos segmentos.

O marketing de conteúdo que começou com o gerenciamento do Facebook e de outras redes, foi expandido para o Inbound Marketing e garantiu à E-Dialog o Prêmio Espada Ninja na Vitrine, concedido pela Resultados Digitais em uma competição com mais de 700 agências.

Caso sua empresa queria expandir a presença online de maneira profissional e com auxílio de experts no tema, conte conosco! Você pode solicitar um contato comercial ou uma análise gratuita da presença digital de sua empresa. Será um prazer auxiliar você nessa jornada!

Gerenciamento de Facebook

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