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Tivemos uma experiência incrível no RD Summit 2016: ganhamos o prêmio “Espada Ninja na Vitrine“. A premiação é dada à agência parceira da Resultados Digitais que fez o melhor trabalho de Inbound Marketing para a própria agência ao longo do ano. Casa de ferreiro, espada ninja na vitrine =)

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Não sabe o que é Inbound Marketing? A gente fez um post que explica em detalhes, confira.

Mas o que isso representa pra gente? Depois de 6 anos no mercado conquistamos o reconhecimento a nível nacional, competindo com mais de 700 agências de todo país. Nascer no interior de Minas Gerais e ver a repercussão do trabalho que já atinge clientes em todas regiões do Brasil, além de empresas do exterior, é algo fascinante. 

E é também um momento de reflexão. Normalmente, quando atingimos um objetivo tendemos a relaxar. Eu percebo que pra gente o contrário aconteceu: a premiação serviu como uma mola propulsora para sermos ainda mais ambiciosos (no bom sentido da palavra) para 2017.

E-Dialog e Inbound: amor à primeira vista

A E-Dialog começou como uma agência exclusivamente focada em redes sociais e no terceiro ano de existência conhecemos o “Inbound Marketing”. A metodologia propagada no Brasil pela Resultados Digitais ganhou grande aceitação no mercado digital.

No vídeo, explico de maneira resumida como é o serviço de Inbound Marketing e um pouco da nossa história ao longo do projeto.

Estruturamos nosso marketing para o Inbound antes de efetivamente vender como um produto da agência. Foram cerca de 10 meses aprendendo na prática com o Inbound da agência antes de oferecer a solução aos clientes.

Exemplo de material criado para captarmos leads no processo de Inbound

Exemplo de eBook criado para captarmos leads no processo de Inbound

O nosso primeiro cliente na área foi o Artista Para Eventos, uma empresa de Portugal que veio para o país em busca de expansão começou a estratégia conosco. Pouco mais de 1 ano de trabalho e atingimos o status de case com mais de 1000 artistas cadastrados no Portal e dezenas de milhares de acessos todos os meses. Caso queira ler mais sobre o case do Artista, clique aqui.

O processo de implantação do Inbound é contínuo na agência – estruturamos uma equipe exclusiva para a área e em cerca de 12 meses saímos de parceiro Bronze para parceiro Gold na Resultados Digitais (em virtude do número de clientes na plataforma, além de outros critérios como ter consultores certificados na área).

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O que o Inbound trouxe para a agência?

Aliamos nossa expertise em criação de conteúdo com as técnicas da metodologia Inbound e tivemos resultados expressivos como a redução em 80% do investimento que fazíamos em mídia paga, o aumento em 10x o número de leads que geramos e de 119% no faturamento com clientes vindos da estratégia Inbound.

O case completo publicamos em conjunto com a Resultados Digitais. Clique para ler mais

Um dos valores que formam a E-Dialog é a capacidade de aprender continuamente. Nunca estamos prontos mas, sim, dispostos a dar o próximo passo. O Inbound Marketing da agência é exemplo disso: começamos a estudar a metologia em 2013, aplicamos em 2014, em 2015 nos tornamos agência parceira RD e em 2016 vencedores de um prêmio nacional da categoria.

Como a E-Dialog pode ajudar a minha empresa com Inbound?

Hoje o serviço de Inbound Marketing é oferecido para empresas que desejam aprimorar o marketing digital para gerar vendas a partir de leads qualificados. O que isso significa?

Tudo começa com o funil de vendas. Abaixo, mostro uma representação simples do que é um funil “online”:
Visitantes: Todos aqueles que acessam seu site ou algum conteúdo que a sua empresa tenha disponível online.
Leads: Potenciais clientes que estejam ou não no momento ideal para compra.
Conversões
: Visitantes que se tornaram consumidores, que efetivamente compraram algum produto através do processo de Marketing Digital.

captura-de-tela-2016-10-31-as-19-49-21A função da agência é gerar os visitantes que se transformem em leads – que, consequentemente, podem se transformar em venda. A partir daí, qualificamos os leads para nossos clientes, ou seja, filtramos através de um processo de comunicação aqueles leads que tenham maior potencial de converter.
O ponto fundamental no trabalho é entender que a venda não acontece somente pelo processo de Inbound Marketing mas, também, pela maneira como a empresa vai lidar com os leads qualificados que receber.

Uma das maneiras de fazer isso acontecer é migrar o modelo de vendas para o que chamamos de Inbound Sales. Caso queira saber mais sobre isso, recomendamos um artigo da Resultados Digitais sobre Inbound Sales.

O que preciso para começar o Inbound Marketing?

Na E-Dialog trabalhamos com a metodologia do Inbound dividido em 5 etapas. Em cada uma dessas etapas temos ações-chave que representam resultado no final do funil de vendas. O ideal é entender quais etapas do processo de Inbound sua empresa precisa melhorar neste momento. As etapas que consideramos:

  1. Atração: nesta etapa, vamos tratar de como atraímos pessoas para o conteúdo criado pela empresa. É fundamental, claro, já ter um site com conteúdo (um blog pode servir) e, se possível, redes sociais para ajudar na propagação. A atração é feita através de técnicas de posicionamento no Google (SEO), anúncios pagos em sites/redes sociais da Internet e ações em parceria com influenciadores.
  2. Conversão: a conversão é a criação de momentos tais como chamadas para ação (CTAs) e landing pages (páginas com um objetivo claro de capturar contatos). Apesar de ter uma explicação simples, é um dos segredos do trabalho de Inbound Marketing efetivo. Nessa etapa, transformamos visitantes/seguidores em leads.
  3. Relacionamento: através de fluxos de e-mail automatizados e ativação através de redes sociais, estabelecemos melhor relação com os leads captados. É a hora de “nutrir” o lead para que a etapa 4 aconteça com maior facilidade.
  4. Venda: além de fornecer mais leads que pedem pelo produto, é função da agência identificar quais leads estão prontos para comprar e só precisam de um “empurrãozinho” da equipe de vendas. A integração marketing e área comercial é fundamental neste momento.
  5. Análise: com o processo implantando, é hora de analisar cada etapa do funil e identificar pontos de melhoria. O site está lento? As landing pages poderiam converter mais? Os posts nas redes sociais têm engajamento suficiente? A análise e otimização contínua garantem a criação de uma verdadeira “máquina” de geração de leads e vendas.

Recomendamos que o processo de Inbound tenha, no mínimo, 6 meses de desenvolvimento para uma completa maturação.

O propósito da E-Dialog é auxiliar empresas a terem sucesso real com estratégias como essas. Em 2017 o nosso objetivo é simples: fazer com que cada vez mais clientes tenham retorno real com marketing digital.

Se sua empresa está no estágio ideal para iniciar o processo de Inbound, clique aqui e venha falar conosco: faremos uma consultoria para entender se vale a pena investir e quais seriam os próximos passos.

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