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Publicado em junho 18, 2020

Como fidelizar clientes? 7 estratégias online que funcionam

De acordo com Kotler, grande especialista do Marketing Digital, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual. Então, vamos investir em fidelizar clientes? Aqui reunimos algumas dicas para te ajudar a manter uma boa relação com o público consumidor lançando mão de estratégias e ferramentas do online, confira:

1- Conheça seu cliente

On ou offline, fidelizar cliente passa por conhecê-lo. Aqui vale buscar desde a coleta de dados e informações mais simples, como faixa etária, grau de escolarização, etc. Mas, além disso, perceber mesmo os  gostos do cliente, para saber o que ele pensa, gosta, como se comporta online e o que fala da sua marca.

Uma ferramenta que vai te ajudar muito nesse contato com o cliente são os softwares de CRM. No blog da E-Dialog já falamos deles em outras ocasiões, leia aqui.

2- Atendimento personalizado

Todo cliente gosta de se sentir único e especial. Por isso, invista em personalização, desde os seus canais de comunicação até a forma como o produto ou serviço chega a casa dele. Lembre-se, por mais que você atenda muitas pessoas, jamais as transforme apenas em números. Estabeleça uma comunicação próxima e assertiva em cada contato. Dessa forma, o seu cliente vai saber da sua preocupação com ele, esse é o tipo de detalhe que encanta e cativa.

3- Pós-venda

O pós-venda é o trabalho mais fortemente associado à fidelização do cliente. Isso porque é nele que seus esforços são destinados a atender as necessidades dos prospects que já efetivaram uma compra e manter esse relacionamento de forma sólida e duradoura.

Nesse sentido, uma estratégia muito eficiente de pós-venda é o Follow-up. Por meio dele, você mantém o seu cliente engajado e por dentro de novidades, seja com o envio de uma newsletter, um email, uma ligação para checar como andam as coisas, pesquisa de satisfação, etc.

A ideia não é fazer propaganda, com ofertas de outros produtos/serviços, é apenas manter o contato.

4- Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é o tipo de estratégia voltada para a consolidação desse contato com o cliente através de conteúdos. Mas, além disso, é o meio pelo qual uma marca pode se tornar uma autoridade em seu segmento, e com isso, se consolidar no seu mercado.

Com conteúdos em redes sociais, emails e outros canais de comunicação online você pode fornecer conteúdos, informações e novidades sobre o seu segmento, estabelecer uma conexão próxima com os seus consumidores e encantá-los.

Saiba aqui como colocar em prática uma estratégia de marketing de conteúdo efetiva. 

5- Exclusividade

Como já foi dito, por mais que o cliente, objetivamente, saiba que a sua empresa atende tantos outros consumidores, ele deseja se sentir especial. E fazer a experiência dele completa, nesse sentido, garante que você conseguirá cativá-lo.

Por isso, a exclusividade é um passo tão importante de como fidelizar clientes. Esse toque de exclusividade pode estar em um seleto grupo de “clientes vip”, que você interage de forma mais próxima, ou ainda em canais de comunicação para dar informações em primeira mão, como lançamentos, descontos e outras novidades.

6- Combos de serviço

Outro aspecto que cativa (e muito!) os clientes, são condições especiais. Por isso, pense em oferecer aos que já compraram com você, pacotes de serviços ou de produtos com preços mais baixos para o “pacote completo”. Dessa forma, você consegue com uma única venda aumentar seu ticket médio e oferecer vantagens especiais para o seu consumidor, ao ponto de fidelizá-lo.

7- Ouça seu cliente

Essa dica vale ouro! Pode parecer bobo, mas o que realmente fideliza um cliente é saber ouvi-lo e, mais do que isso, crescer com as críticas e elogios, implantando melhorias seja no atendimento, no serviço ou no seu produto. Com a internet é muito mais fácil ouvir o seu cliente, com canais abertos de comunicação o feedback é muitas vezes espontâneo e pode surgir em uma avaliação no Facebook, comentário em um post no Instagram, etc. Mas, você ainda pode fazer pesquisas de satisfação para coletar essas impressões e demonstrar o quanto está engajado em melhorar.

Como fidelizar seus clientes? Esteja próximo dele

Todas essas dicas demostram como o caminho para fidelizar os clientes é estar próximo deles para atender suas necessidades e ouvir os pontos que é possível melhorar. Tenha em mente que tudo o que a sua empresa se propõem a ser está intimamente ligado com as dores e necessidades do seu público consumidor, para tornar sua vida melhor. Sem perder isso de vista você vai cativar e encantar o seu público.

Extra: Dica de leitura

Quer tornar a experiência do seu cliente memorável? Um livro que vai te ajudar com isso é “O jeito Disney de encantar os clientes: do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e acreditar.”

Autora: Letícia Fernandes

Texto escrito por Letícia Fernandes, Analista de Marketing Digital na E-Dialog

Jornalista, apaixonada por viagens, livros, filmes de romance e cachorro-quente!