Todo trabalho precisa de planejamento, investimento e claro, métricas que meçam o sucesso. É importante seguir um planejamento e sempre ficar atento às metas para que o trabalho não se perca e você saiba exatamente quais são os pontos fortes e fracos. As mídias sociais são instrumentos imprescindíveis do marketing online para a criação e manutenção de relacionamento das marcas com seus públicos.  Medir o sucesso nas redes sociais vai muito além de curtidas, comentários e compartilhamentos. A E-Dialog traz 5 dicas para medir o sucesso nas redes sociais.

#1: Medir os resultados das campanhas 

Na hora de elaborar uma campanha é importante que os objetivos da agência estejam alinhados com os objetivos da empresa. É necessário ver quais são as demandas iniciais do cliente: tráfego no site, visitas, geração de leads, pois cada demanda exigirá uma estratégia diferente em cada rede social.  O Facebook,  é uma plataforma que permite que toda a métrica seja analisada, por período ou postagem. Além disso, o RD Station é uma ótima plataforma para mensurar métricas de leads e redes sociais.  Medir o resultado das campanhas permanentemente e mudar seu curso dependendo dos resultados, é um dos indicadores mais relevantes em ações de mídias sociais.

#2: Interagir com o público 

A interação do público é muito importante e sempre bem-vinda. Mas, o mais importante é a qualidade da interação e a frequência dela.  Cada caso é um caso, e cada empresa precisa avaliar o que é mais importante em termos de interação. Um número alto de curtidas, mas pouco engajamento não interessa. Somente aumentando as visitas e os engajamentos é que as conversões acontecerão. Se não está dando certo mude de estratégia, estimule o seu público a interagir mais. Nas redes sociais o compartilhamento é um importante indicador, porque as pessoas em geral costumam acreditar muito na opinião e nas indicações de seus amigos e seguidores. As comunidades com quem se relacionam. É desse volume de atitudes não meramente passivas, como apenas curtir que otimizam os seus parâmetros de sucesso.

#3:  Bom atendimento

As redes sociais deixaram mais dinâmico os processos de atendimento ao consumidor. Os SAC’s através do telefone foram substituídos por inbox e e-mails e problemas que antes demoravam até meses para serem solucionados hoje são resolvidos em horas. Para que o cliente tenha bons motivos para falar da sua marca e consumir seu produto, o atendimento deve ser eficiente.  Um demonstrativo de que você está fazendo certo nas redes sociais é verificar se os clientes estão satisfeitos e se o número de reclamações diminuíram.  Faça sempre uma pesquisa de satisfação com os clientes e veja quais pontos devem ser melhorados.

#4:  Redução de custosUma boa atuação nas redes sociais pode gerar redução de custos. Quanto maior autoridade nas redes sociais, maior o número de seguidores e menor o  custo de aquisição de clientes. Aumentando a fidelização e elevando o retorno sobre investimento (ROI).

#5: Influenciadores 

Redes sociais são excelentes plataformas para trocas de experiências e expandir mercado. Os influenciadores são uma boa forma de impactar usuários. Se esses formadores de opinião, de alguma forma, aderirem à causa da sua marca, aos seus propósitos e ofertas de valor, eles vão contar isso para muita, muita gente.
Para ler mais textos da E-Dialog, acesse:
Published On: fevereiro 25th, 2016 / Categories: Facebook, Mídia Social / Tags: /

Subscribe To Receive The Latest News

Curabitur ac leo nunc. Vestibulum et mauris vel ante finibus maximus.

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

Add notice about your Privacy Policy here.