Quando você pensa em “Google”, o que vem na sua cabeça?
Provavelmente, se você não for tão ligado em tecnologia e internet e só goste de desfrutar das invenções e inovações que surgem todos os dias, você dirá que o Google é um site de buscas. Talvez comece a citar “ah, tem aquele Google Earth, o Google Maps e o Google Tradutor”. Quem conhece mais um pouco a história da empresa, poderá lembrar que o Google emprega mais de 26 mil pessoas, tem várias subsidiárias e vale cerca de 250 bilhões de dólares atualmente.
Mas muito se engana quem alia o Google apenas à internet, ferramentas e subsidiárias, como o Youtube. Conheça aqui algumas dos empreendimentos (ou tentativas de) mais ousados e inovadores dessa empresa que surgiu como projeto de pesquisa de dois universitários americanos e chegou em 2014 lucrando cerca de 15 bilhões de dólares.
– Carros sem motorista
O Google persegue essa ideia desde 2010 e revelou, em maio desse ano, um modelo sem acelerador, freio e volante.
– Internet em qualquer lugar
A ambição do Google é levar a internet a qualquer lugar do mundo, mesmo os que estão fora do alcance de antenas ou cabos. Para isso, criou o Project Loon, que leva balões à estratosfera servindo como antenas e tornando possível navegar na internet onde antes não era possível.
– Energia eólica em “pipas”
Com a aquisição da Makani Power, empresa de energia renovável, o Google desenvolveu uma turbina para geração de eletricidade, aproveitando os fortes ventos de grandes altitudes. As “pipas” são presas ao solo por um cabo e transmitem para uma central a energia gerada.
– Viver por mais tempo
O Google criou uma empresa de biotecnologia responsável por a biologia humana e entender o que controla o tempo de vida das pessoas. A ideia é retardar a velhice, uma das maiores responsáveis pela aquisição de doenças.
– O segredo dos seus olhos
A empresa desenvolveu uma lente de contato inteligente, que, através das lágrimas, consegue medir a quantidade de açúcar no sangue da pessoa. Para diabéticos, aquele famoso exame do furinho no dedo não é mais necessário. A ideia não é do Google, mas a iniciativa de contratar os idealizadores para que eles dessem sequência às pesquisas foi dele.
Como todo empreendimento no mundo, o Google também pode ver seus sonhos frustrados. Artigos como o jetpack, o elevador espacial (que levaria pessoas ao espaço sem a necessidade de um ônibus espacial) e skates flutuantes foram estudados pela empresa, mas a inviabilidade tecnológica e os custos fizeram com que o Google desistisse de leva-los até o fim. Por enquanto.
Inspirado no Olhar Digital.