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Podcast é um conteúdo em áudio que pode tratar de variados assuntos. Política, economia, filmes, marketing, tecnologia, generalidades. Mas, pera aí? Isso é uma programação de rádio? Pode até lembrar o rádio, mas esse é um gênero criado há 15 anos na internet. O que o difere de programas radiofônicos é a possibilidade de ouvir sob demanda. Onde quiser, quando quiser e sobre o que se quiser

No seu início, o podcast era associado ao público que se interessava por tecnologia, devido às temáticas e pela dificuldade de consumo. Já que era preciso fazer download para ouvir. Atualmente, o gênero tem conquistados muitos adeptos e plataformas que facilitam esse consumo, como é o caso do Spotify e Deezer.

Popularidade 

Nem sempre o público está atento às telas para assistir um vídeo ou uma notícia. O sentido que fica sempre aguçado é a audição. Isso porque é o que se pode associar com outras atividades. Nesse sentido, o consumo de podcast tem crescido por essa facilidade de conciliar com outras tarefas. A pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters revelou que mais de 51% dos consumidores têm o hábito de ouvir esse tipo de conteúdo diariamente, em média por mais de 2 horas. E o momento em que mais se ouve são em trajetos, como no caminho para o trabalho.

O que é Podcast

Em julho deste ano o Spotify liberou uma pesquisa sobre seus consumidores. Os dados apontam que a plataforma dobrou sua audiência de podcasts no segundo trimestre deste ano. Já contabiliza também mais de 30 mil novos podcasts na plataforma em um nível global. E não para por aí, o que a marca espera é que, num futuro bem próximo, cerca de 20% do seu conteúdo seja não-musical.   

No ano de 2017, os Estados Unidos investiu mais de US$200 milhões em podcasts e a tendência é que esses números aumentem. 

Podcast na estratégia de Marketing Digital 

De acordo com a pesquisa de 2018 da Associação Brasileiras de Podcasters, mais de 60% dos ouvintes entrevistados dão atenção aos anúncios quando tem relação com o tema do episódio. E ainda, 40% revelou já ter comprado, ao menos uma vez, produtos e serviços anunciados em podcasts. A partir desses números já dá para entender que o podcast pode muito bem integrar sua estratégia de marketing digital. Basta achar um que tenha a temática alinhada com seus produtos ou serviços para fazer uma boa divulgação. Mas, e por que não fazer o próprio podcast? 

Algumas marcas já vem investindo no ramo. Estes são os temas de alguns podcasts da Nike. 

Podcast

Com o podcast, a sua marca consegue gerar conteúdo de valor para cativar o seu público e estreitar essa relação. Além de mensurar resultados, que são essenciais para qualquer estratégia de marketing. Com o número de plays, estatísticas sobre quantas pessoas ouviram o conteúdo até o final e quantas pararam na metade. E, a partir disso, aprimorar o conteúdo para atender seus consumidores. 

De acordo com a análise detalhada de podcast nos EUA preparado pela PwC, os temas com maior receita de publicidade são: notícias, política e atualidades; comédia; negócios; educação e arte e entretenimento. 

Podcast

Quem tem marcas alinhadas com as temáticas já tem um grande nicho para explorar, seja na produção do próprio conteúdo ou para patrocinar outras iniciativas. 

Dicas para produzir podcast

Se você ficou interessado em produzir seu próprio podcast, aí vão algumas dicas para começar.

Tema

A primeira coisa é escolher o tema principal que será tratado no podcast. Aqui, vale lembrar que o público consumidor é bem nichado, conteúdos muitos amplos e variados não irão atender a essa demanda. Por isso, capriche na estruturação do podcast. Pense também em um nome forte, tanto para o programa em si, quanto para ser o título de cada pílula de informação. E, mais do que isso, tenha conteúdo, um bom roteiro, dados e informações que realmente sejam relevantes para o seu público-alvo.

Divulgação 

Pense em estratégias para atrair público para o seu podcasts. Fazer chamada nas redes sociais, site. Tenha em mente sempre os objetivos que deseja atingir com o podcast. Se é atrair novos clientes, ter prestígio e engajamento etc. 

Logística

Para qualquer conteúdo produzido esse é um quesito muito importante: a periodicidade. A fidelidade se conquista a partir da relação de confiança entre a marca/conteúdo e os clientes. Ou seja, ao anunciar que seu conteúdo sai às sexta-feiras, ele precisa estar lá. Caso contrário, seus ouvintes não mais contarão com o seu material. Por isso, pense no tempo de produção, edição e divulgação do podcast para estipular essa periodicidade. 

Qualidade

Por fim, aqui é muito importante se atentar à questões técnicas. Investir em um bom microfone é muito importante. Em um conteúdo de áudio a qualidade do som é essencial para que o ouvinte mantenha a atenção. 

Agora que você já sabe o que é podcast e como ele pode ser relevante para a sua estratégia de marketing digital, hora de colocar tudo isso em prática! 

Fontes: PodPesquisa 2018 e IAB.

Letícia Fernandes

Texto escrito por Letícia Fernandes, Produtora de Conteúdo na E-Dialog

Estudante de Jornalismo da UFJF. É apaixonada por viagens, livros, filmes de romance e cachorro quente!