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5 dicas para patrocinar posts

Facebook
Publicado em março 24, 2016
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Índice
[ez-toc]

Você acabou de criar a página da sua empresa, as artes estão legais, o avatar está bonito, uma bela foto de capa e tem um conteúdo bem bacana pra postar e começar definitivamente a vida do seu negócio no Facebook. No entanto, uma página recém-criada tem pouquíssimas curtidas. Provavelmente só você, seus colegas e empregados e sua família. Ou todas essas pessoas adotam uma doutrina quase religiosa para curtir e compartilhar todos os posts para tentar fazer o alcance crescer organicamente, ou você parte para uma solução mais prática: é hora de patrocinar posts.

Foi-se o tempo em que o Facebook permitia que posts não patrocinados de empresas tivessem um alcance satisfatório. Os algoritmos foram mudados sistematicamente para encurralar ainda mais as companhias e praticamente obriga-las a pagar. Hoje, o alcance orgânico atinge cerca de 0,5% dos curtidores da sua página. Patrocinar posts é o básico para uma página que quer crescer e ter seu conteúdo consumido. Um post sem anúncio é praticamente invisível.

 

Imagem mostra bem a proporção: o laranja claro é o alcance orgânico; o escuro, o alcance pago.
Imagem mostra bem a proporção: o laranja claro é o alcance orgânico; o escuro, o alcance pago.

 

Nós da E-Dialog, agência de mídias sociais, elaboramos um texto com 5 dicas bem básicas para você botar em prática na página da sua empresa imediatamente. Saiba como patrocinar posts!

#1 Quanto investir?

Depois de entrar em facebook.com/ads/manage e criar uma conta para gerenciar os anúncios, você está pronto para patrocinar posts. Uma dúvida comum é o valor investido. Surpreendentemente, dois reais já faz uma diferença espetacular no alcance dos seus posts.

Mas isso depende do tamanho do seu público-alvo. Sua empresa tem alcance internacional ou no país inteiro e milhões de pessoas conhecem sua marca? É necessário investir mais. Se seu negócio estiver localizado em uma cidade menor do interior e você quiser segmentar seus anúncios apenas para os moradores desse lugar,  R$ 2,00 já pode ser muito satisfatório.

Público-alvo grande e verba pequena: você não vai explorar o potencial de alcance do seu post. Público-alvo pequeno e verba grande: seu anúncio vai rodar mais vezes para as mesmas pessoas, tornando-se repetitivo e incômodo, ruim pra sua empresa.

#2 Criar anúncio na campanha ou em conjunto de anúncios?

Mais uma vez, depende da sua capacidade e disposição para investir. Criar anúncios em campanha permite que você patrocine mais de um post ao mesmo tempo e eles rodem simultaneamente para públicos distintos, se você quiser.

Essa opção permite que você rode mais de um anúncio ao mesmo tempo
Essa opção (botão verde) permite que você rode mais de um anúncio ao mesmo tempo

 

Ao patrocinar posts em um mesmo conjunto de anúncios, você cria uma competição entre eles.  Essa forma é interessante para postar dois posts sobre o mesmo tema, com legenda e foto diferentes. O Facebook roda os dois juntos por um tempo. O que tiver um engajamento melhor é considerado “vencedor” e passa a rodar sozinho depois. Para posts diferentes é recomendável que os posts patrocinados em conjuntos de anúncios estejam rodando sozinhos. Se você quer rodar dois ou mais, crie anúncios diferentes na campanha.

#3 Segmentação

Você pode definir praticamente tudo sobre seu público-alvo. Cidade onde moram, faixa etária, sexo, escolaridade, setor onde trabalham, estado civil, se são pais (e, se sim, qual a idade dos filhos), se viajam com frequência, quando voltaram da última viagem, se compram pela internet, interesses. Na última atualização do facebook ads, alguns dados passados pelo Serasa Experian tornaram possíveis segmentar o público através da renda entre R$ 2.000,00 e R$ 20.000,00, afinidades com bens de baixo, médio e alto luxo, afinidades para cartão de crédito e atividade para e-commerce.

Dessa forma, você tem tudo nas mãos pra atingir o público que você quiser. Se você quer fazer sua página crescer, exclua os curtidores da sua página e mire pessoas que tenham interesses em comum com o que sua empresa espera. Se você tiver o foco de venda direta ou mostrar um novo produto aos seus seguidores, anuncie apenas para os curtidores, é só selecionar a opção e você não precisa pensar em cada detalhe da segmentação.

 

Possibilidades de segmentação do público-alvo
Possibilidades de segmentação do público-alvo

 

Quando você patrocinar posts para não curtidores da sua página, não é recomendável deixar o público-alvo ficar menor que 50 mil pessoas ou muito maior que 100 mil. O Facebook tem um “termômetro” do lado direito superior da tela que mostra a definição do público.

#4 Quais posts patrocinar?

Você pode fazer uma planilha e identificar quais posts serão patrocinados. Por exemplo, se você posta 3 vezes por semana, escolha um post para patrocinar durante esse período. Posts com artes ou textos muito grandes e que ocupam muito espaço na timeline serão mais caros. Eles rodarão menos com a mesma verba que um post curto receber. A dica é postar algo e ver a repercussão. Se houve algum engajamento, é sinal que ele foi interessante para algumas pessoas. Então, invista nele!

Para avaliar se o dinheiro está sendo bem investido, cheque outros dados além do número de curtidas, compartilhamentos e alcance, esses dados podem ser encontrados no mesmo local onde você fez o patrocínio. Uma taxa interessante de se analisar é a de clique. Ela avalia a porcentagem de pessoas que clicaram no seu post. Uma ótima taxa de clique é 7%. Acima disso, parabéns, você produziu um post excelente!

#5 Só posso patrocinar posts?

Não! O Facebook apresenta uma série de outras funcionalidades que vão além de simplesmente patrocinar posts. Você pode anunciar formas de enviar pessoas para seu site, promover sua página para ganhar curtidas, aumentar a participação em seu evento, obter visualizações de vídeo, adquirir cadastros para seu negócio.

 

campanha

 

O interessante é procurar se informar e saber escolher a melhor opção para você. Obviamente, um post blog não é o suficiente nem para escolher como patrocinar posts, imagine pra falar de todas as possibilidades.

Se você está com dúvidas entre em contado com a gente e fale com um de nossos consultores.

Para saber mais sobre gerenciamento de Facebook e gestão de redes sociais, fique de olho no nosso blog!

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
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