Ir para o conteúdo
  • (11) 2391-2275 / (21) 2391-7727 / (32) 3026-2640 / (48)3197-4810
  • empresa
  • serviços

    Gestão de Inbound
    Marketing

    Saiba mais

    Nossos serviços

    • Gestão de Inbound Marketing

      Automação, Landing Pages e Estratégia de Inbound.

    • Gestão de Tráfego Pago

      Conheça nosso serviço especializado em Ads

    • Inbound para SaaS

      Também atuamos com Inbound especializado em SaaS

    • SEO - Otimização para busca e para AI

      Seu site no topo da busca do Google, sem pagar por Ads

    • Gestão de Redes Sociais

      Da estratégia, ao conteúdo, passando pelo design e SAC.

    • Experts em RD Station

      Implantação e Gestão de Sistemas RD Station

  • cases de sucesso
  • materiais
  • blog
  • contato

    Fale com a gente!

    Contato

    Faça parte do time/equipe

    Vagas disponíveis

    Comercial e administrativo

    digital@edialog.com.br

    Telefones

    (11) 2391-2275
    (21) 2391-7727
    (32) 3026-2640
    (48) 3197-4810

    pssiu…

    A E-Dialog é uma agência 100% remota mas, caso necessário, com atendimento presencial em MG, SP, RJ e SC.

  • orçamento
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
      Soluções
      • Gestão de Tráfego Pago

        Conheça nosso serviço especializado em Ads

      • Agência de Inbound Marketing

        Entenda o serviço completo de Inbound

      • Automação de Marketing

        Criamos toda estratégia e conteúdo para softwares como RD Station e Hubspot.

      • Automação de WhatsApp

        Criamos fluxos e implantamos chatbots via Whatsapp para sua empresa

      • Inbound para SaaS

        Também atuamos com Inbound especializado em SaaS

      • Gestão de Redes Sociais

        Da estratégia, ao conteúdo, passando pelo design e SAC.

      • Implantação de CRM para Inbound

        Implantamos sistemas e fluxos comerciais

      • SEO - Otimização para busca

        Seu site no topo da busca do Google, sem pagar por Ads

      • HubSpot Marketing e CRM

        Implantação de Sistemas Hubspot

      • RD Station

        Implantação de Sistemas RD Station

  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato

Como usar o benchmarking na sua empresa?

Listas, Mídia Social
Publicado em maio 26, 2021
  • Home
  • Listas
  • Como usar o benchmarking na sua empresa?
Índice
[ez-toc]
benchmarking imagem com computador comparando vários dados

Entenda neste artigo o que é o benchmarking e saiba como utilizar essa estratégia de comparação de modelos de negócios e estratégias para otimizar seus processos internos e adaptar sua empresa para melhor atender a seus clientes ideais. Confira:

O que é o benchmarking?

Benchmarking é uma estratégia de gestão que consiste na mensuração da performance de uma organização, permitindo que ela compare sua eficiência com a de outras organizações, frequentemente com a empresa líder do segmento ou outro concorrente muito relevante.

Como bem observa Scott Lenet no artigo da Forbes sobre o assunto, muitas pessoas consideram o conceito de benchmarking como um método gerencial conservador das grandes empresas: ao invés de buscarem por inovação, comparam práticas com concorrentes e se adaptam. Contudo, isso não é necessariamente verdade. 

Lenet aponta que em áreas com pouca educação formal, sem certificações ou com agências reguladoras pouco presentes, o benchmarking é uma forma de educação fundamental para os negócios. 

Para escritórios de advocacia, consultórios médicos ou empresas de engenharia, por exemplo, existem procedimentos registrados e regulamentos rígidos a respeito das práticas. Por isso, esses profissionais dependem menos da prática. Mas no caso de empresas no mercado financeiro ou negócios no setor de serviços, onde muitas vezes a experiência de mercado individual ainda determina e valida as práticas recorrentes, o benchmarking possui grande valor.

Por que fazer benchmarking?

Imagine que a sua empresa realiza o processo de vendas seguindo um procedimento criado por um ex-funcionário vinte anos atrás. Toda a nova equipe não teve participação na criação desse procedimento e, depois de duas décadas, as vendas parecem estar diminuindo gradativamente.

Imagine então que um funcionário realiza um benchmarking e descobre que os concorrentes começaram a utilizar um CRM para otimizar o atendimento e aumentar o número de vendas. 

Através dessa comparação simples de práticas de mercado, seu time adota uma nova estratégia e aumenta a lucratividade do negócio. 

É claro que o benchmarking não pode ser a única forma de otimização de processos internos, mas ele é um bom ponto de partida para entender quais práticas já estão consolidadas ou se consolidando e não investir em estratégias que podem causar prejuízos.

Voltando ao exemplo: imagine que, no lugar de um benchmarking para adotar um CRM, a empresa tivesse optado por uma panfletagem no centro da cidade, procedimento padrão antes do avanço da internet e que era a prática estabelecida vinte anos atrás?

Sem a comparação com os concorrentes, essa decisão (que é baseada em dados) poderia ter sido adiada por muitos anos mais. 

Mas o benchmarking não precisa ser apenas para processos internos, também pode comparar valores de produtos, tipos de estratégias de marketing para empresas disputando o mesmo segmento e público-alvo etc.

As possibilidades dependem do enquadramento desejado e das dores observadas nos procedimentos internos. 

Veja abaixo como realizar um bom benchmarking.

Passo a passo para realizar benchmarking na sua empresa

1. Identificar concorrentes

Antes de traçar novas metas e estratégias e acompanhar o que a concorrência está fazendo é necessário identificar os seus concorrentes diretos e líderes do mercado que a sua empresa deseja inspirar e seguir. Não adianta monitorar ações e estratégias de empresas bem sucedidas, mas que não tenham o mesmo seguimento ou filosofia da sua empresa.

2. Identificar o que vai ser comparado 

O processo de Benchmarking consiste, primeiramente, em identificar o que vai ser comparado e traçar um objetivo. É preciso ter um objetivo claro. Sem um objetivo, o empreendedor faz uma visita a uma empresa, frequenta feiras, monitora empresas na internet mas, não sabe muito bem o que fazer com essas informações. Um processo sistemático significa planejar, e conseguir informações úteis após as análises.

3. Comparar

Nas redes sociais uma forma de mensurar e seguir seus concorrentes  é usando o  Facebook. Ele permite, como nenhuma outra plataforma, acompanhar todos os passos da sua concorrência nos mais específicos detalhes. 

O Buzzmonitor é um software de monitoramento de páginas que também permite registrar centenas de páginas da sua concorrência ou relacionadas a sua categoria para acompanhar os posts da marca e os comentários dos consumidores. É possível também, por exemplo, descobrir qual tipo de conteúdo gera mais interesse do público.

4. Analisar os dados

Após a coleta de dados, seja qual for o meio de captação é preciso analisar os dados. Lembrando que Benchmarking não significa “copiar” o que outras empresas fazem ou então querer fazer igual.  

É necessário verificar como a sua empresa pode aplicar essas boas práticas e se estão de acordo com as estratégias da empresa, se há recursos, se vale para o setor, se aquilo tudo faz sentido. Faça diversos relatórios e sempre avalie o posicionamento da empresa, vendo se é viável ou não.

Conclusão – Vale a pena?

Assim como qualquer outra estratégia para negócios, realizar ou não o benchmarking depende das características internas da empresa e da abordagem utilizada. 

Depender exclusivamente do benchmarking para realizar otimizações em processos internos pode matar a capacidade criativa da equipe e reduzir o número de inovações próprias com potencial para se destacar dos concorrentes.

Por isso, uma das maneiras de complementar a estratégia de benchmarking é utilizar as práticas de growth hacking em suas campanhas, produtos ou serviços.

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
Compartilhe
Posts relacionados
  • Automação de Marketing Multicanal: conectando e-mail, redes sociais e anúncios
  • O que é conteúdo evergreen? Importância, exemplos e como aplicamos a estratégia nos nossos clientes
  • Conteúdo para pipeline: como o marketing pode acelerar vendas com conteúdo inteligente
  • O que é UGC? Entenda como usar o User Generated Content (Conteúdo Gerado pelo Usuário) para vender mais
  • Incentivos ESG: como programas de premiação corporativa podem gerar impacto social

Receba uma
Análise Gratuita

Que tal receber análise gratuita de uma Agência de Inbound Marketing experiente e com diferentes cases de sucesso? Nossos consultores vão indicar quais são os melhores canais online para sua empresa decolar.

Solicitar análise

Soluções

  • Automação de Marketing
  • Automação de WhatsApp
  • Agência de Inbound Marketing
  • Inbound para SaaS
  • Consultoria e Gestão de Google Ads
  • Gestão de Tráfego Pago
  • Consultoria e Gestão de Facebook Ads
  • Gestão de Redes Sociais
  • Implantação de CRM
  • SEO - Otimização para busca
  • HubSpot Marketing e CRM
  • Agência RD Station

Recursos

  • Central de Cases
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Vire o Jogo
  • Análise Gratuita
  • Hubspot para Startups

Recursos legais

  • Política de Privacidade

Sobre a E-Dialog

  • Quem somos
  • Clientes
  • Depoimentos
  • Vagas e Cultura
Contato
Copyright © 2025 E-Dialog. Todos os direitos reservados.
Rua Cândido Tostes, 24, Sala 402, Juiz de Fora, Minas Gerais. CNPJ: 12.393.306/0001-34
Facebook Twitter Youtube
pt_BR
pt_BR es_ES