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3 Dicas para Reduzir os custos de Marketing Digital

Mídia Social
Publicado em agosto 24, 2017
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Índice
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O marketing digital já está consolidado como um grande aliado das pequenas e microempresas que buscam soluções para aumentar as vendas e fidelizar clientes. Entretanto, ainda é comum desperdício de recursos que poderiam ser poupados (ou direcionados para outras áreas).

Afinal essa é a base do marketing digital: diferentemente do marketing tradicional que foca em somente vender produtos, as empresas que têm uma maior presença on-line, podem aproveitar também estratégias  voltadas à fixação da marca, além de nutrição e relacionamento com leads (saiba mais sobre leads neste artigo).

Por essa razão muitas empresas têm visto no marketing digital uma saída para esses problemas e consequentemente uma solução – entretanto muitos empresários não sabem como reduzir os gastos relacionados a esse tipo de serviço, o que, na maioria das vezes pode ser resolvido com outras ferramentas.

Uma dessas ferramentas é o sistema ERP online (ou Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa) que vamos explicar mais detalhadamente neste artigo que vai ensinar a reduzir os custos do marketing digital.

Por que investir em marketing digital?

As técnicas de marketing chegaram a outro patamar. Os métodos físicos de divulgação já não são tão eficazes, sendo substituídos pelo mundo online. A questão: não é proibido investir em um banner nas ruas ou anunciar em um jornal, porém essas mídias estão longe do melhor custo benefício.

Se o objetivo é aumentar vendas com melhor retorno do investimento, o ideal está em investir no marketing digital. .

Além disso, não são poucas as opções do que fazer para atingir o público-alvo. O mais comum é usar a gestão das redes sociais, fazendo postagens que convertam cliques para uma página de interesse. Outra técnica muito usada é do e-mail marketing/Inbound Marketing, disparando alguns conteúdos para o e-mail de um potencial cliente tentando convencê-lo de uma compra.

O uso de marketing de conteúdo e produção de vídeos também vêm crescendo, já que produz conhecimento e autoridade perante o cliente na tentativa de alcançar o status de referência em determinado tema.

Sendo assim, diante de tantas opções como escolher a melhor e não gastar muito com marketing digital?

Conheça as dicas para reduzir os custos com marketing digital:

1. Aproveite o Potencial das Redes Sociais

Uma boa maneira de conseguir reduzir os gastos com o marketing digital é investir boa parte dos seus esforços em redes sociais.

Algumas estratégias do marketing digital são muito atraentes por sua abrangência, mas nenhuma tem tanto potencial para atrair mais clientes e leads como as redes sociais, isso porque quem está na internet pode estar em busca de produtos ou serviços.

Por essa razão, o Facebook, por exemplo, se torna uma rede que vale a pena investir (para a maioria das empresas) – mas não só ele, como também o Instagram, Blog Corporativo e até mesmo o YouTube (que há muito tempo deixou de ser uma plataforma apenas de uso pessoal e hoje em dia virou uma ótima ferramenta empresarial).

E, é importante que você saiba, cada rede social merece uma atenção especial com relação à sua estratégia, já que elas são diferentes uma da outra e isso acaba por tornar este trabalho mais direcionado.

2. Invista em Inbound Marketing

O Inbound Marketing (também conhecido como “Automaçõa de Marketing” ou ainda “Marketing de Atração“) é uma estratégia de marketing que visa mudar os conceitos estabelecidos com o marketing tradicional no que diz respeito a venda de produtos.

Em geral, o marketing de atração está mais preocupado em prestar assistência e dar ao potencial cliente um tratamento diferenciado para que ele tenha a certeza de que foi plenamente atendido com aquela marca.

Aliás, outro ponto de atenção do Inbound Marketing é a venda da marca sobre o produto – dentre os seus conceitos está inferido que é muito importante que as pessoas tenham uma boa visão da sua marca e dos serviços prestados – a compra do produto é uma consequência.

Por isso a integração com as redes sociais é essencial – criar uma presença com conteúdo relevante, administrá-la e prestar atendimento rápido. Acima de tudo, fomentar uma comunidade ao redor da sua marca.

A base de tudo isso? O conteúdo. Na E-Dialog, essa é nossa especialidade, tanto como agência de mídias sociais como agência de Inbound Marketing. Conheça estes serviços e reduza os custos com suas estratégias de marketing.

3. Faça uso de um Sistema de ERP

Um sistema de ERP online, como foi dito acima, é conhecido como Planejamento de Recursos da Empresa. Dentre as opções, um parceiro da E-Dialog que recomendo é o GestãoClick. Na nossa visão, o melhor ERP para pequenas empresas e microempresas.

Através desta ferramenta é  possível obter uma maior agilidade para as atividades do seu negócio, além de quantidade de dados suficientes para conseguir gerenciar a estratégia de marketing que garantirá os melhores resultados. Sem uma gestão efetiva, não há marketing digital que resolva.

Um dica: o software de gestão comercial oferece uma função de controle de estoque, para que você saiba em qual produto investir; controle financeiro para que acompanhe os resultados e saiba quanto de recurso ainda está disponível, entre outras funcionalidades. 

E aí, gostou do artigo acima? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e marcar seus amigos!

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
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