fbpx

Método de Estudo

Como geramos engajamento e relevância para um canal do YouTube

Como geramos engajamento, autoridade e relevância para um canal do YouTube

Sobre o Método de Estudo

O Método de Estudo é um canal e blog de dicas e orientações para a preparação para concursos públicos no Brasil. O projeto é de autoria de Alexandre Meirelles, um dos maiores mentores de concursos da Área Fiscal no Brasil. Mesmo atuando como Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo, Meirelles decidiu empreender na iniciativa privada com o Método de Estudo (canal gratuito de dicas e orientações sobre concursos públicos), bem como com a Liga da Aprovação, projeto pago de mentorias e aulas para concursandos.

A E-Dialog foi a agência escolhida, em abril de 2017, para consolidar a marca do Método de Estudo no ambiente digital e na comunidade online de concurseiros, por meio da manutenção do canal do Youtube, produção de conteúdo otimizado em SEO para blog e gestão de redes sociais.

O Desafio Encontrado

Embora atuasse como palestrante e mentor há alguns anos, sendo consagrado sobretudo entre os concurseiros da Área Fiscal, o canal e o blog de Alexandre Meirelles – o Método de Estudo – possuía pouca audiência, se comparado a outros conteúdos e palestras produzidos pelo próprio Alex, mas divulgados de forma não-oficial em outros canais do Youtube e em site voltados para concursos públicos.

O desafio, portanto, era:

  • Consolidar a marca do Método de Estudo no ambiente online, assim como a imagem de Alexandre Meirelles já era consolidada;
  • Gerar engajamento nas redes sociais e alimentar o canal do Youtube, a ponto de fazê-lo um dos mais assistidos entre os administrados por mentores de concursos;
  • Produzir conteúdo otimizado em SEO, para melhorar o ranqueamento em mecanismos de busca, como o Google.

Exemplo de thumbnail para YouTube que criamos para o canal Método de Estudo.

As Soluções em Marketing Digital

  • Organização do canal do Youtube e estabelecimento de uma rotina de publicações de vídeos (o que é vital para a consolidação de uma audiência na plataforma); novos conteúdos sempre vão ao ar às quartas-feiras, às 15h;
  • Planejamento de conteúdo para Youtube e blog, a partir de pesquisas de palavras-chave com considerável volume de buscas e boas chances de ranqueamento no Youtube e no Google (SEO);
  • Criação de uma rotina de publicações na página do Facebook do Método de Estudo, com pílulas de conhecimento sobre a preparação para concursos públicos;
  • Veiculação de anúncios de Envolvimento com as redes sociais do Método de Estudo, visando a geração de engajamento e buzz sobre a marca;
  • Envio de newsletter semanal para uma base de leads qualificada, a fim de divulgar o conteúdo semanal do Youtube e seu respectivo artigo de blog otimizado em SEO;
  • Em julho de 2018, recebemos um pedido de upsell no projeto para que gerenciássemos, também, a conta do Instagram do Método de Estudo que, na época, contava com 10,178 seguidores;
  • Produção de conteúdo para Instagram Stories, visando atrair audiência qualificada para o canal do Youtube;
  • Anúncios de Envolvimento e Cliques com as publicações do Instagram, direcionando o público para o Youtube e o blog do Método de Estudo;
“A E-Dialog facilitou muito a nossa vida no blog e nas mídias sociais. Desde que pudemos contar com eles para gerir nosso blog, temos melhorado muito e economizado bastante tempo. Eles são muito atenciosos e aprendem rapidamente com os nossos pedidos de personalização e adaptação a nossa persona. Recomendo!”

Andrea Trujillano

Resultados Reais

  • Novos inscritos: 19805
  • Pessoas alcançadas pelo Facebook: 12076736
  • Novas visualizações para o canal: 1600000
  • + Interações de usuários com o site e o blog: 301 %

Alcançamos um total de 1.657.369 visualizações no canal do Youtube em dois anos, contabilizando, ainda, 67.962 inscritos, 1.659.840 visualizações e 73.253 novas inscrições no período.

Em inscritos, em termos de porcentagem, crescemos o canal em 19.805,71% e o número de visualizações em 133.113,48%

1.128.292 novas seções no site do Método de Estudo em dois anos de projeto, que representa 301,81% de interações de usuários com o site e o blog do Método de Estudo