#soucolecionador transformando a paixão dos clientes em conteúdo
Como a ativação do relacionamento nas redes sociais gerou produção de conteúdo espontânea
Sobre a Editora Planeta DeAgostini
A Planeta DeAgostini é uma empresa que trabalha com o mercado de colecionáveis. A Editora faz parte do Grupo Planeta, da Espanha, e é formada por sua união com a empresa DeAgostini, da Itália. Com filial no Brasil desde 1995, a Planeta DeAgostini, hoje, atua em mais de 25 países e conta com mais de 100 mil pontos de venda no mundo.
As coleções da Planeta DeAgostini abrangem seções infantis, miniaturas e figuras, modelismo, colecionismo e hobby.
Em fevereiro de 2014, a Planeta DeAgostini contratou a E-Dialog para gerenciamento do Facebook e Instagram com foco em aumentar a visibilidade da marca, reduzir a proporção de comentários negativos na rede e melhorar o relacionamento com os seguidores.
O desafio encontrado
Após superarmos o problema de reduzir os comentários negativos através do monitoramento diário dos mesmos, consequentemente, acabou gerando uma melhora no relacionamento com os seguidores.
Então, enxergamos um novo desafio: manter e cultivar essa boa interação. Precisávamos encontrar uma maneira de envolver o cliente e fazer com que ele se sentisse parte da Planeta DeAgostini.
As soluções
A partir dessa melhora de feedbacks, começamos a receber dos colecionadores uma demanda espontânea de fotos de suas miniaturas e figuras. Assim, notamos que as coleções eram muito mais do que o ato de colecionar, na verdade, elas eram algo que carregava muito orgulho, carinho e empenho.
Focamos, então, na oportunidade de trabalhar esse sentimento, trazer o colecionador para perto e colocá-lo como parte da Planeta DeAgostini. Com esse material que recebemos, tivemos a ideia de criar uma editoria onde as fotos seriam divulgadas nas redes sociais da empresa e traria um sentimento de pertencimento aos colecionadores.
Com o envio das fotos, em 2016, criamos a #soucolecionador, uma hashtag amplamente utilizada que fortaleceu a presença digital da marca.

Resultados atingidos
Com a criação dessa nova editoria, pudemos notar que, de fato, ela é um conteúdo fundamental para as redes sociais da Planeta DeAgostini.
Nos últimos 2 anos, período que temos acesso aos dados, observa-se que as publicações que apresentam melhores resultados nas métricas são as que envolvem a #soucolecionador.


Entre as 12 publicações das páginas Planeta DeAgostini Auto e Planeta DeAgostini Geek com melhores resultados temos 8 da editoria #colecionador, ou seja, representa 66% dos posts de sucesso.
Média das métricas das melhores publicações da editoria:
Média de impressões: 21.986
Média de alcance: 18.148
Média de engajamento: 1.380
Média de curtidas: 1.107
Esses números demonstram que conseguimos aumentar a visibilidade da marca, melhorar o relacionamento com os seguidores, envolvê-los e manter a interatividade.
Média de impressões
média de alcance
Média de engajamento
Mais Projetos de Sucesso
Conheça mais cases da E-Dialog