Duas das redes sociais mais populares, o Twitter e o Facebook são cada vez mais utilizadas pelos brasileiros e também pelas empresas em perfis institucionais e Fan Pages. As duas redes têm algumas semelhanças, como por exemplo, a função de atualização de status. Então, o que postar em cada uma?

As semelhanças entre o Twitter e o Facebook, quando pensamos em compartilhar links, opiniões e pensamentos são muitas e talvez por isso um dos aplicativos mais utilizados seja a publicação automática, no Facebook, de todos os seus tweets. Mas será que isso realmente vale a pena ou é apenas mais uma forma de manter uma rede social sem um objetivo realmente definido?

É interessante observar que a atividade e o troca-troca de dados no universo do Facebook tem um ritmo bem diferente do Twitter. As pessoas tendem a acessar com menor freqüência. Você se comunica com uma rede de contatos mais seletiva e compartilha vídeos, comenta fotos, eventos, participa de jogos e aplicativos.

Já no caso do Twitter, as atividades são bem mais imediatas. A informação dada em pílulas de 140 caracteres desenvolveu no usuário uma leitura dinâmica e seletiva de conteúdo postado por um público muito mais amplo. Além disso, os “twitteiros” estão online a todo o tempo aguardando por novidades.

Por isso, embora os dois partam do mesmo princípio de atualização de status, os objetivos podem ser diferentes e a pessoa que lê seu Twitter, provavelmente, não gostaria de ler a mesma coisa no Facebook. O aplicativo de redirecionar tweets  pode não ser tão interessante assim, apesar de prático.

Não é questão de condenar o aplicativo. Ele pode ser uma ótima maneira de movimentar sua Fan Page ou perfil. Porém, conciliar esse movimento com posts e links planejados exclusivamente para cada mídia e público pode ser a melhor opção. Um bom planejamento para complementar as duas formas de atualização é o ideal. Afinal, o relacionamento e o diálogo movem as redes sociais. Seu Facebook deve ter conteúdo para isso e não ser apenas uma repetição de seu Twitter.
Published On: outubro 29th, 2010 / Categories: Opinião / Tags: , , /

Subscribe To Receive The Latest News

Curabitur ac leo nunc. Vestibulum et mauris vel ante finibus maximus.

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

Add notice about your Privacy Policy here.