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Selecionamos as melhores dicas para você se aproximar dos consumidores do seu produto por meio das Redes Sociais e de seu e-commerce.

Primeiramente, você tem que ter em mente que os clientes curtem a página da sua empresa ou seguem no Twitter para tomar conhecimento dos novos produtos em primeira mão, estar por dentro das ações corriqueiras e obter descontos se sentindo parte daquela comunidade. Eles querem EXCLUSIVIDADE e VANTAGENS através desse relacionamento.

Algumas dicas de estratégias:

1. Ir onde seus clientes estão: Você precisa escolher a mídia certa para atingir o seu cliente. Como fazer isso? Perguntando! Você pode enviar uma pesquisa formal para seus clientes ou colocar uma enquete em seu site. Também existem ferramentas como Menção Social ou Trackur que descobrem onde seus clientes estão falando sobre sua marca e de seus concorrentes por meio de palavras-chave.

2. Monitorar o que seus concorrentes estão fazendo: Observar em quais redes eles atuam. Analisar o tipo de conteúdo que publicam. Quantos seguidores, fãs e visualizações eles tem. Como eles promovem os produtos na rede social. E se inspire para elaborar o seu plano de comunicação.

3. Faça promoções: Ofereça itens exclusivos para seus seguidores e fãs, como frete grátis ou um cupom semanal.

4. Não utilize somente promoções: Poste mensagens ou notícias de fontes externas. Crie um blog em seu site e alimente-o com conteúdos interessantes. Faça perguntas, incite debates, publique fotos de eventos da empresa.

5. Vender produtos através de redes sociais: O 1-800-Flowers foi o primeiro site de comércio eletrônico a lançar uma loja no Facebook, que permite aos clientes navegar e comprar seus produtos diretamente pela rede social. Mas se isso não for possível, produza conteúdo que desperte a curiosidade e o interesse do seu público para seu produto e forneça um link para a página onde o produto possa ser comprado.

6. Produza vídeos com depoimentos dos clientes: Depoimentos em vídeo demonstram autenticidade ao seu site, tranquilizando os visitantes que o seu negócio e sua base de clientes são genuínos, e que você pode ser confiável. O vídeo deve ser gravado com o cliente logo que ele tenha feita uma compra de grande satisfação com a sua marca. Em vez de criar uma única página para colocar os vídeos, os depoimentos devem estar em várias partes do seu site. Colocar seus vídeos no Facebook, Videolog ou YouTube. Depois, monitore comentários e depoimentos do vídeo.

7. Mantenha um diálogo com os clientes: Todos querem um pouco de atenção, querem ser reconhecidos e agradecidos, portanto, manter um relacionamento amistoso e mais próximo do cliente, o agradecendo por um retweet, por exemplo. Hashtag também funciona muito bem. Faça uso da (#suaempresa), ou seja, interações e manifestações referentes à sua marca e ao seu segmento. Esta é uma das mais importantes ferramentas oferecidas pelo Twitter. Além de fazer menções aos seus clientes (@seucliente), fique de olho no que os internautas dizem a respeito de sua marca.

Abaixo, um exemplo de vídeo depoimento que você pode se inspirar da JAC Motors Brasil.

E você, quais estratégias nas redes sociais costuma usar para ser bem sucedido?