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Mensalmente, lidamos com dezenas de empresas que estão em diversos estágios. Todas elas chegam até nós em busca de uma agência de marketing digital mas nem todas estão no momento ideal para isso.

Criamos uma metodologia para auxiliar empresas a entender se elas estão no momento correto para contratar uma agência de marketing digital como a E-Dialog. Na E-Dialog, cuidamos da inteligência de marketing digital atrelada ao conteúdo – não fazemos o website ou ações offline, por exemplo.

Importante: quando mencionamos produto no texto, também nos referimos a venda de serviços – a lógica em relação ao digital é similar.

Valide o tipo de resultado que deseja obter online

Todo investimento tem um objetivo de retorno em crescimento da empresa. Esse objetivo precisa estar claro e validado ao contratar uma agência para marketing digital ou redes sociais.

Validar um objetivo/produto é, muitas vezes, gerar por conta própria a primeira venda ou os primeiros contatos no site. Não recomendamos contratar uma agência antes de validar seu produto online. Sim, online.

Caso seu produto já tenha um meio de distruibuição offline efetivo, isso não significa que online ele terá sucesso automático. O exemplo clássico é a empresa que tem uma loja física ou indústria e decide montar um e-commerce. O negócio offline está validado mas o online não.

Existe um caso onde o produto não precisa estar validado online?

Sim! Quando a sua presença online tem a função de reforçar um produto que já tem sucesso em vendas. Um exemplo: tenho uma loja de roupas femininas que já vende bem em um shopping da cidade. Vou usar as redes sociais para potencializar este retorno e aprimorar o relacionamento com as clientes.

No caso acima, a empresa já tem canais de venda estabelecidos. O shopping, a marca consolidada ou outros fatores que já funcionam como divulgação eficaz.

Quando sua empresa é iniciante, não é o ideal investir em uma agência marketing digital somente como único meio de divulgação. O risco é alto. Imagine que você comece a prestar um serviço e queira divulgar mas só se apoie numa página do Facebook ou num website. O retorno pode vir? Sim, mas você pode reduzir o risco investindo em outras ideias de promoção da marca como abordar potenciais clientes, fazer você mesmo alguns testes com mídia online ou divulgar entre seus contatos.

Como começar sem uma agência?

Pode parecer estranho, num blog de uma agência, explicarmos como sua empresa pode realizar a divulgação sem precisar de uma agência! Entretanto, isso faz parte da nossa filosofia como gestores de marketing digital.

Acreditamos que uma empresa tem um momento ideal para contar com uma agência. Caso contrário, ela pode perder tempo e dinheiro.

Listamos algumas ações que podem ser feitas no digital, de forma amadora, que ajude a validar um objetivo ou produto:

  • Google Adwords: criar uma campanha no Adwords não é difícil. Basta acessar Google.com.br/Adwords e pedir auxílio do Google através do 0800 de atendimento (é realmente muito bom!). Temos também um guia que pode ajudar iniciantes em Adwords.
  • Divulgar em Grupos do Facebook: postar conteúdo interessante sobre sua marca nos grupos pode ser uma maneira de validar negócios. Mas, importante, validar é conseguir clientes – então você precisa de um canal de vendas como o Whatsapp.
  • Divulgar o produto no Mercado Livre ou em Marketplaces de e-commerce. Caso queira saber mais sobre marketplaces, temos um artigo sobre.
  • Criar uma página no Facebook e impulsionar posts. A depender da repercussão, você conseguirá entender se seu público quer consumir seu produto e se o Facebook é um canal efetivo. Temos um material que pode auxiliar na criação dos anúncios.
  • Criar um perfil no Instagram e divulgar fotos de produtos. É ideal para produtos como roupas e serviços de estética. Invista em boas fotos e siga potenciais clientes.

Se houver repercussão positiva em algum dos casos acima, é um sinal de que sua empresa está pronta para contratar uma agência. O passo seguinte vai ser definir qual retorno do investimento você espera obter e em quanto tempo – a agência vai avaliar e traçar um projeto dentro desta realidade.

 

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